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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/766
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | DUARTE, Gildma Ferreira Galvão | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8155958370885107 | pt_BR |
dc.creator | ANDRADE, Adriana de Melo | - |
dc.creator | ARAÚJO, Noelly Lorena de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-30T14:43:21Z | - |
dc.date.available | 2023-01-30 | - |
dc.date.available | 2023-01-30T14:43:21Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Adriana de Melo; ARAÚJO, Noelly Lorena de Jesus. Possibilidades de letramento literário na formação de alunos leitores de duas turmas da 1ª série do ensino médio do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amapá - campus Macapá. 2022. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português e Inglês) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/766 | - |
dc.description.abstract | The present research focuses on finding possible ways to use literary literacy as a tool for reader education in high school, more specifically in the first grade classes of Edificações and Química, of IFAP-Campus Macapá. To this end, we sought to identify the theories of literary literacy, analyze the basic and expanded sequences of Cosson (2011) and verify the possibility of literary reading practice in reading workshops in the school environment for the formation of readers. In this sense, initially a bibliographic research on literary literacy was carried out, and after choosing and observing the two classes, the researchers developed an expanded sequence (Cosson 2011) through a workshop in which the students read and interpreted the short story "Venha ver o pôr do sol", by Lygia Fagundes Telles, and elaborated in groups, performances about the work and were led to expand this reading. Thus, this work has an exploratory nature and is also presented in the format of action research, with a quantitative and qualitative character. And the results could reveal the biggest difficulties and strong points of the methodology applied in the classroom, aiming at the formation of readers in high school. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como foco encontrar possíveis caminhos para utilizar o letramento literário como ferramenta para formação de leitores no ensino médio, mais especificamente das turmas de primeira série de Edificações e Química, do IFAP-Campus Macapá. Para tal, buscou-se identificar as teorias voltadas ao letramento literário, além de analisar as sequências básica e expandida de Cosson (2011) e verificar a possibilidade da prática de leitura literária em oficinas de leitura no ambiente escolar para formação de leitores. Nesse sentido, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre letramento literário, e após escolher e observar as duas turmas, as pesquisadoras desenvolveram uma sequência expandida (Cosson, 2011) por meio de uma oficina na qual os alunos fizeram a leitura e a interpretação do conto “Venha ver o pôr do sol”, de Lygia Fagundes Telles, além de elaborarem em grupo performances acerca da obra e serem levados a expandir essa leitura. Com isso, este trabalho tem natureza exploratória e se apresenta no formato de pesquisa-ação, com caráter quantitativo e qualitativo. E os resultados puderam revelar as maiores dificuldades e pontos fortes da metodologia aplicada em sala, visando a formação de leitores no ensino médio. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Adriana Andrade (adrianamello468@gmail.com) on 2023-01-19T21:44:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Monografia Adriana e Lorena Final.pdf: 1737319 bytes, checksum: bf03fc34c6d9f74e6d37b7114addff3e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Adriana Andrade!!! Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu TCC: Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas. Veja: 1 - o título deve ser redigido em letras minúsculas; 2 - o sobrenome do autor e orientador devem ser redigidos em letras maiúsculas; já o prenome em minúscula e de forma completa. Veja no tutorial de autodepósito; 3 - o nome do editor (Instituição) deve ser redigido em letras minúsculas; 4 - em “Citar como”, você deve redigir a referência do seu TCC, conforme a NBR 6023/2018. Veja o modelo de Referência de Trabalhos Acadêmicos no Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos; 5 - o nome do arquivo deve ser renomeado de acordo com a orientação no tutorial de autodepósito. Para a correção de Formatação do seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. Lá você encontra também um template para TCC. Veja: 1 - na folha de rosto, você deve subir um pouco com o título do trabalho de forma que o texto recuado suba mais um pouco, pois está muito lá em baixo na folha; 2 - você deve refazer a ficha catalográfica, pois o título deve ser redigido em letras minúsculas. Inclusive a ficha catalográfica fica posicionada abaixo da metade da folha. Ok?; 3 - a epigrafe fica alinhada a 4 cm da margem esquerda, pois é uma citação recuada; 4 - você deve alinhar melhor o Resumo; o Abstract, as listas e o sumário na margem superior. Do jeito que está dá a impressão que a margem superior dessas folhas é maior que 3 cm; 5 - retirar o negrito das "palavras-chave" e "keywords"; 6 - inclusive as palavras-chave e keywords são todas minúsculas e separadas por ponto e vírgula. Veja no Guia de Formatação as orientações; 7 - retirar a lista de siglas, pois uma sigla apenas não caracteriza uma lista; 8 - você deve corrigir a formatação do seu sumário. Observe o alinhamento das seções e indicadores numéricos. No Guia de Formatação você encontrará o modelo de sumário e as orientações sobre ele; 9 - corrigir a posição da paginação e a formatação dessa paginação. No Guia de Formatação você encontrará orientações; 10 - no corpo do texto, você deve alinhar as seções na margem esquerda da folha 11 - alinhar a seção 6 na margem superior. Mesma situação do Item 4; 12 - retirar o número 7 da seção Referências, pois essa seção não possui indicador numérico; 13 - fazer as correções das Referências, de acordo com os modelos que estão no Guia de Formatação; 14 - inclusive, as Referências são alinhadas à margem esquerda da folha. Faça uma revisão em seu TCC utilizando o Guia de Formatação, antes de fazer um novo depósito, para evitar que volte para ajustes. on 2023-01-20T16:32:36Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Adriana Andrade (adrianamello468@gmail.com) on 2023-01-20T23:44:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ANDRADE, ARAÚJO (2022) - Possibilidades de letramento.pdf: 2259176 bytes, checksum: 506e4e03e306d16fd8a3e1ca7e3a335b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Adriana Andrade!! Solicito as seguintes correções em seu trabalho: 1 - levantar mais o texto da dedicatória e da epigrafe, pois esses elemento ficam posicionados um pouco acima da margem inferior. Está muito no limite desta margem; 2 - apenas um espaço em branco (de 1,5 entrelinhas) separam as seções de seus texto. Corrigir as seções Agradecimentos, Resumos, listas e Sumário. Mesma orientação para as palavras-chave; 3 - no Sumário, diminuir o espaço entre os títulos das seções e seus indicadores numéricos. Os títulos ficam alinhados no maior indicador numérico; 4 - aproveita para alinhar a seção Sumário na margem superior e diminuir o espaço entre essa seção e seu texto; 5 - corrigir o inicio da paginação, pois a capa não entra na contagem. ESSA ORIENTAÇÃO ESTÁ NO GUIA; 6 - corrigir também a formatação da paginação. O tamanho da fonte deve ser menor que a do texto. ESSA ORIENTAÇÃO ESTÁ NO GUIA; 7 - alinhar a seção Introdução na margem superior da página. Do jeito que está parece que a margem tem mais de 3 cm; 8 - fazer as correções das Referências, de acordo com os modelos que estão no Guia de Formatação. Veja que os subtítulos não são negritados. Por gentileza, faça uma revisão na formatação de seu TCC utilizando o Guia de formatação. Não podemos aceitar trabalho fora do padrão do Guia. on 2023-01-23T16:46:55Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Adriana Andrade (adrianamello468@gmail.com) on 2023-01-24T12:21:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ANDRADE, ARAÚJO (2022) - Possibilidades de letramento.pdf: 2236411 bytes, checksum: a3920f25c1bb77ba530747ea082e5806 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Adriana Andrade!!!!! Por gentileza, faça as correções que lhe foram solicitadas no email anterior. Se estiver com dúvida, procure-me na Biblioteca para lhe ajudar nessa formatação. Veja: 1 - Faça uma comparação com as margens inferior da capa e da folha de rosto. Notou a diferença??? Veja que estão totalmente diferente. A margem inferior é de apenas 2cm. Veja as metragens das margens no Guia; 2 - o texto recuado da folha de rosto e da folha de aprovação é de 8cm da margem esquerda. Veja a diferença desse recuo nessas duas páginas; 3 - você deve diminuir o espaço entre as seções e seus textos. Apenas um espaço em branco (de 1,5 entrelinhas) separam esses elementos. Veja na folhas de Agradecimentos, Resumo, Abstract, entre o texto do resumo e as palavras-chave, lista de figura, lista de gráfico e Sumário; 4 - no corpo do texto, você deve diminuir o espaço entre as seções e seus textos. Apenas um espaço em branco (de 1,5 entrelinhas) separam esses elementos. Veja como exemplo a seção Introdução. MAS ISSO NÃO QUER DIZER QUE SEJA SOMENTE A INTRODUÇÃO. OLHE EM TODAS AS SEÇÕES; 5 - Esse espaço entre os parágrafos NÃO EXISTE. Isso é só para aumentar a quantidade de folhas. O correto é o espaçamento entre linhas de 1,5, conforme está orientado no Guia; 6 - as citações recuadas NÃO POSSUEM ASPAS PARA DESTACÁ-LAS, pois o tamanho menor de fonte já está destacando-as. Veja a página 26; 7 - no corpo do texto, as legendas das figuras e gráficos devem ter o tamanho de fonte menor que a do texto. ESSA ORIENTAÇÃO ESTÁ NO GUIA; Informo que não é dever da Biblioteca indicar as regras de formatação no trabalho e sim do discente buscar isso no Guia de Formatação. Faça uma revisão entes de submeter um novo depósito para evitar que retorne novamente para ajustes on 2023-01-24T14:34:00Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Adriana Andrade (adrianamello468@gmail.com) on 2023-01-26T16:26:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ANDRADE, ARAÚJO (2022) - Possibilidades de letramento.pdf: 1937963 bytes, checksum: bf6f9e1d624c7493a41a9356473e77a0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Adriana Andrade!!! 1 - faltou você fazer a alteração do número de folhas do seu trabalho, na ficha catalográfica. Veja que a última folha é a 61 e na ficha está 66. 2 - Se você corrigir o espaçamento da seção 1 INTRODUÇÃO, a linha que ficou sozinha na página 15 sobe. Para corrigir isso, seleciona a seção introdução e seu espaço abaixo, vá no menu Parágrafo e deixa zero (00) em todas aquelas caixinhas, com exceção da caixinha de espaçamento entrelinhas, que deve ser de 1,5. Daí você verá a diferença no espaço. Só uma sugestão. Mesmo porque o espaço entre a seção e seu texto não é tão grande assim como está em seu trabalho; 3 - as citações recuadas não estão no espaçamento SIMPLES. Veja as orientações no Guia; Faça uma revisão em seu TCC utilizando o Guia de Formatação, antes de fazer um novo depósito, para evitar que volte para ajustes. on 2023-01-26T17:33:09Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Adriana Andrade (adrianamello468@gmail.com) on 2023-01-28T17:34:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ANDRADE, ARAÚJO (2022) - Possibilidades de letramento.pdf: 1932304 bytes, checksum: e7d2525c8211f454d68da75718f9ac77 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2023-01-30T14:43:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ANDRADE, ARAÚJO (2022) - Possibilidades de letramento.pdf: 1932304 bytes, checksum: e7d2525c8211f454d68da75718f9ac77 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-30T14:43:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ANDRADE, ARAÚJO (2022) - Possibilidades de letramento.pdf: 1932304 bytes, checksum: e7d2525c8211f454d68da75718f9ac77 (MD5) Previous issue date: 2022-12-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Português/Inglês | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Oficina de leitura | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | Possibilidades de letramento literário na formação de alunos leitores de duas turmas da 1ª série do ensino médio do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amapá - campus Macapá | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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