Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/756
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Dificuldades dos professores de biologia na abordagem da educação ambiental no ensino médio do Instituto Federal do Amapá campus Laranjal do Jari – AP |
Autor(es): | SANTOS, Leonice Oliveira dos |
Primeiro Orientador: | NOBRE, Vera Lúcia Silva de Souza |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | SOUZA, Luany Jaine de Araújo |
Resumo: | Desde muito cedo na história humana, para que os seres humanos pudessem viver em sociedade, todos os indivíduos precisavam conhecer seu ambiente. Com os avanços tecnológicos, foi esquecida que nossa dependência da natureza continua. Mudanças climáticas, sustentabilidade, desmatamento e preservação são uns dos assuntos mais discutidos na atualidade, devido à degradação e exploração dos recursos naturais que resultam na ameaça econômica e qualidade de vida. A escola tem um papel importante em disseminar informação e conhecimento relativo ao meio ambiente, ao passo que formarão jovens que levarão seus conhecimentos adquiridos aos seus bairros, comunidade e família. Os professores são intermediadores essenciais para essa proposta educativa, através de metodologias de ensino que busquem ensinar de forma prática o educando acerca da preservação e conservação do meio ambiente. A partir disto o, objetivo deste estudo foi analisar quais dificuldades os professores de biologia enfrentam ao abordar a educação ambiental para alunos do ensino médio do Instituto Federal do Amapá campus Laranjal do Jari-AP. As metodologias/didáticas em educação ambiental estão sendo empregadas por professores nas aulas de biologia para o ensino médio no IFAP Laranjal. A metodologia aplicada nesta pesquisa foi a abordagem bibliográfica e qualitativa. Quais principais resultados é que a contribuição social que a educação ambiental proporciona para aqueles que a praticam assim com a mudança de comportamento desses discentes a valorizar a educação ambiental. Nas considerações finais tendo em vista o que foi citado neste trabalho, nota-se a importância de conhecermos o meio ambiente para que possamos sobreviver em sociedade, com isto os avanços tecnológicos acabamos esquecendo da nossa dependência da natureza, com as mudanças climáticas, sustentabilidade, desmatamento e preservação são uns dos assuntos mais discutidos na atualidade, devido a degradação e exploração dos recursos naturais que resultam na ameaça econômica e qualidade vida, a escola tem um papel importante para o conhecimento relativo sobre meio ambiente, para que possamos formar jovens que levaram seus conhecimentos adquiridos aos seus bairros, comunidade e família. |
Abstract: | From very early on in human history, for human beings to be able to live in society, all individuals needed to know their environment. With technological advances, we forget that our dependence on nature continues. Climate change, sustainability, deforestation and preservation are one of the most discussed topics today, due to the degradation and exploitation of natural resources that result in economic threat and quality of life. The school has an important role in disseminating information and knowledge related to the environment, while training young people who will take their acquired knowledge to their neighborhoods, community and family. Teachers are essential intermediaries for this educational proposal, through teaching methodologies that seek to teach the student in a practical way about the preservation and conservation of the environment. From this, the objective is to analyze what difficulties biology teachers face when approaching environmental education for high school students at the Instituto Federal do Amapá campus Laranjal do Jari-AP. The methodologies/didactics in environmental education are being used by teachers in high school biology classes at IFAP Laranjal. The methodology applied in this research was the bibliographic and qualitative approach.What main results is that the social contribution that environmental education provides for those who practice it with the change in behavior of these students to value environmental education.In the final considerations In view of what was mentioned in this work, it is noted the importance of knowing the environment so that we can survive in society, with this technological advances we end up forgetting our dependence on nature, with climate changes, sustainability, deforestation and preservation are one of the most discussed subjects nowadays, due to the degradation and exploitation of natural resources that result in economic threat and quality of life, the school has an important role for the relative knowledge about the environment, so that we can form young people who took their acquired knowledge to their neighborhoods, community and family. |
Palavras-chave: | Educação Ambiental Socio-educação Biologia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Citação: | SANTOS, Leonice Oliveira dos. Dificuldades dos professores de biologia na abordagem da educação ambiental no ensino médio do Instituto Federal do Amapá campus Laranjal do Jari – AP. 2022. 41f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal do Amapá. Macapá, AP, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/756 |
Data do documento: | 15-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS (2022) - Dificuldades dos professores de biologia.pdf | TCC | 714,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de autorização.pdf | Termo | 107,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.