Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/747
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | As Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Biologia: Uma Pesquisa Bibliográfica |
Autor(es): | SOUZA, Kaique dos Santos |
Primeiro Orientador: | PINHEIRO, Rosimar Malhão |
Resumo: | A educação é uma ferramenta de empoderamento social e de suma relevância para o desenvolvimento da sociedade. Através da educação o ser humano consegue compreender as mudanças ocorridas ao seu redor, principalmente levando em consideração os aspectos biológicos de tais mudanças. Neste cenário, o estudo da Biologia apresenta-se como o principal precursor da criação do pensamento crítico e das concepções acerca do papel do ser humano no mundo. Por serem disciplinas importantes para a sociedade, torna-se relevante entender como o processo educacional destas vem ocorrendo dentro das salas de aulas e como as práticas pedagógicas podem influenciar em suas diretrizes. Com o intuito de aprofundar a pesquisa, foi-se seguindo o objetivo para investigar estudos sobre as práticas pedagógicas no Ensino de Biologia e sua relevância para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. O método está classificado como de natureza bibliográfica, caracterizada como de abordagem mista, do tipo exploratória e descritiva, buscando aporte nos principais indexadores científicos, como o Scielo e o Google Scholar, com recorte temporal de 2010 a 2022. Diante da exploração literária os resultados e discussões, segundo os autores analisados corroboram com a ideia de que existe uma relação intrínseca entre o conteúdo abordado e a metodologia, e o tipo de avaliação que será utilizada durante as aulas de Biologia, que terão grande relevância no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, ficou evidente a importância das práticas pedagógicas no ensino de Ciências e de Biologia, visto a relevância dessas áreas para o desenvolvimento do pensamento crítico da população. Observou se que existe um leque de possibilidades que podem ser introduzidas nas salas de aula, porém, faz-se necessário compreender o cenário que tais práticas serão inseridas, a fim de maximizar o seu uso de forma que contribuirá significativamente para o desenvolvimento dos alunos. |
Abstract: | Education is a tool of social empowerment and of paramount importance for the development of society. Through education, human beings can understand the changes that occur around them, mainly taking into account the biological aspects of such changes. In this scenario, the study of Biology presents itself as the main precursor of the creation of critical thinking and conceptions about the role of human beings in the world. Because they are important disciplines for society, it becomes relevant to understand how their educational process has been taking place within classrooms and how pedagogical practices can influence their guidelines. In order to deepen the research, the objective was to investigate studies on pedagogical practices in Biology Teaching and their relevance to the students' teaching-learning process. The method is classified as bibliographic in nature, characterized as a mixed approach, exploratory and descriptive, seeking input from the main scientific indexes, such as Scielo and Google Scholar, with a time frame from 2010 to 2022. In view of the literary exploration, the results and discussions, according to the analyzed authors, corroborate the idea that there is an intrinsic relationship between the content addressed and the methodology, and the type of evaluation that will be used during Biology classes, which will have great relevance in the teaching and learning process. Thus, the importance of pedagogical practices in the teaching of Science and Biology became evident, given the relevance of these areas for the development of the population's critical thinking. It was observed that there is a range of possibilities that can be introduced in classrooms, however, it is necessary to understand the scenario that such practices will be inserted, in order to maximize their use in a way that will contribute significantly to the development of students. |
Palavras-chave: | Biologia Práticas Pedagógicas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Citação: | SOUZA, Kaique dos Santos. As práticas pedagógicas no ensino de ciências e biologia: umas pesquisa bibliográfica. 2022. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em ciências biológicas) - Instituto Federal do Amapá. Laranjal do Jari, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/747 |
Data do documento: | 19-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
termo de autorização e declaração de distribuição não exclusiva para publicação digital.pdf | 55,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
SOUZA (2022) - As práticas pedagógicas no ensino.pdf | 461,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons