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dc.contributor.advisor1UTZIG, Ingrid Lara de Araújo-
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-5822-3328pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2757274588727252pt_BR
dc.contributor.advisor-co1PEREIRA, Aldina Tatiana Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7854103867873533pt_BR
dc.creatorGAIA, Bruna Fernandes-
dc.date.accessioned2023-01-19T13:52:50Z-
dc.date.available2023-01-19-
dc.date.available2023-01-19T13:52:50Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.citationGAIA, Bruna Fernandes. "Em mim tu vivias": uma análise comparada sobre o duplo no romance "a metade sombria", de Stephen King, com o conto "william wilson", de Edgar Allan Poe. 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Instituto Federal do Amapá. Macapá, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/743-
dc.description.abstractThe present work aims to update the debate on the Double in literature, through comparative literature studies on two works: the short story “William Wilson” (2011), by Edgar Allan Poe, and the novel “The Dark Half” (2019), by Stephen King, as well as updating the comparative studies on the authors analyzed. We assume as work’s hypothesis that there is an influence of Poe’s writing on King’s narratives, deducing that this factor also occurs in the Doppelgänger theme. In order to verify the hypothesis, we established as specific objectives to verify if there are similarities in the personal life of the writers that lead to their respective writings, and also to debate the Double’s aesthetic from the prism of the mirroring of consciousness and the twin .The paper is based on a qualitative research strategy, of an exploratory nature, through a bibliographic survey on the subject. The focus of the monography is to compare the authors, their lives, and how they approach the Double. For this, the Double theme was developed from the theoretical depth of the authors: Fernandez-Bravo (2000); Otto Rank (2014); Carl F. Keppler (1972); Guilherme Z. Azevedo (2006); Selma de A. Camargo (2020); Juan H. Cecilia (2011); Maristela S. Deves (2020); Lubomir Dolezel (1999); Júlio França (2009); Clémet Rosset (2008); Sigmund Freud (1996); Lenice A. Soares (2019); and Carl Gustav Jung (1996; 2008; 2008). With regard to Comparative Literature, we are based on the theoretical contribution of: Brunel, Pichois, Rousseau (1990); Tânia F. Carvalhal (2006); Jean-Louis Cupers (1988); Figueiredo e Faedrich (2006); Henry H. H. Remak (1994); Ulrich Weisstein (1973); and Sandra Nitrini (2000). At the end of the analysis, it was verified that both authors used the doppelgänger with characteristics already known in the aesthetic, Poe approaching more as a reflection of consciousness and King as a twin, showing that the Double is a theme that transcends times and cultures, being a current issue.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo atualizar o debate sobre o Duplo na literatura, por meio de estudos de literatura comparada sobre duas obras: o conto “William Wilson” (2011), de Edgar Allan Poe, e o romance “A Metade Sombria” (2019), de Stephen King, assim como atualizar os estudos comparatistas sobre os autores analisados. Admitimos como hipótese do trabalho que haja influência da escrita de Poe nas narrativas de King, deduzindo que esse fator também ocorra na temática do Doppelgänger. A fim de verificarmos a hipótese, estabelecemos como objetivos específicos averiguar se na vida pessoal dos escritores há semelhanças que acarretem na suas respectivas escritas, e ainda debater a estética do Duplo a partir do prisma do espelhamento da consciência e do gêmeo. O trabalho se baseia em uma estratégia qualitativa de pesquisa, de cunho exploratório, por meio de levantamento bibliográfico sobre o tema. O foco da monografia é comparar os autores, a vida de ambos, e como eles abordam o Duplo. Para isso, o tema do Duplo fora desenvolvido a partir do aprofundamento teórico dos autores: Fernandez-Bravo (2000); Otto Rank (2014); Carl F. Keppler (1972); Guilherme Z. Azevedo (2006); Selma de A. Camargo (2020); Juan H. Cecilia (2011); Maristela S. Deves (2020); Lubomir Dolezel (1999); Júlio França (2009); Clémet Rosset (2008); Sigmund Freud (1996); Lenice A. Soares (2019); Carl Gustav Jung (1996; 2008; 2008). No que diz respeito a Literatura Comparada, fundamentamo-nos no aporte teórico de: Brunel, Pichois, Rousseau (1990); Tânia F. Carvalhal (2006); Jean-Louis Cupers (1988); Figueiredo e Faedrich (2006); Henry H. H. Remak (1994); Ulrich Weisstein (1973); e Sandra Nitrini (2000). Ao fim da análise, fora constatado que ambos os autores utilizaram o doppelgänger com características já conhecidas nessa estética, Poe abordando mais como reflexo da consciência e King como gêmeo, mostrando que o Duplo é um tema que transcende épocas e culturas, continuando uma questão atual.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruna Fernandes Gaia (howbruna@gmail.com) on 2023-01-05T22:54:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) GAIA (2022) - EM MIM TU VIVIAS.pdf: 735548 bytes, checksum: d4478f99f59efe22d1db7a8289488f02 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Prezada, Para a correção de descrição de autodepósito: 1- Citação, toda em caixa baixa, com exceção do sobrenome do autor; 2- PDF, o título em caixa baixa, com exceção da primeira letra, que é maiúscula. Para a correção de Formatação do trabalho: 1- Capa, verificar espaçamento do nome da instituição e do curso, ver folha 28 do guia; 2- folha de rosto, verificar o que se coloca e como fica a natureza do trabalho, ver f.32 do guia; 3- ficha catalografica, toda em caixa baixa, ver f.35; 4- folha de aprovação, faltam assinaturas, data, e nota; natureza do trabalho é a mesma da folha de rosto; 5- Dedicatória, posicionamento no final da folha, 8cm da margem esquerda, ver f.40; 6- Epígrafe, posicionamento no final da folha, 4cm da margem esquerda, ver f.42; 7- palavras-chave, não negritadas, todas com letras minúsculas, o mesmo para keywords, ver f.43; 8- Sumário, corrigir, ver f. 48/49 do guia; 9- Verifique o espaçamento entre títulos e texto de todo TCC, o espaço é 1,5 entrelinhas, ver f. 8 do guia; 10- Verifique paginação, tamanho de fonte, 10 ou 11, f.7 do guia; 11- Seção secundária, não precisa estar no início da folha, verifique todas as seções secundárias dentro do trabalho, em especial as 2.1, 2.2, 2.3. on 2023-01-09T15:00:04Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Bruna Fernandes Gaia (howbruna@gmail.com) on 2023-01-15T01:36:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) GAIA (2022) - Em mim tu vivias.pdf: 746246 bytes, checksum: b2535568aced28b41ffb4af20fd43cf5 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Bruna Gaia! Para a correção de Formatação do seu artigo: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. Lá você encontra também um template para TCC. Para que seu trabalho seja aceito, você precisa fazer os seguintes ajustes em seu trabalho: 1 - na folha de rosto e folha de aprovação, você precisa acrescentar a titulação da sua coorientadora; 2 - na ficha catalográfica, a coorientadora fica em uma linha abaixo da orientadora. Achei estranho, porque o próprio sistema se encarrega disso. Corrija isso!!; 3 - as palavras-chave do resumo e do abstract não são negritadas. Veja o modelo no Guia de Formatação. Inclusive elas são em letras minúsculas; 4 - corrija o alinhamento da margem superior do Abstract. Veja que a margem parece ser maior do que 3 cm; 5 - corrigir a formatação do Sumário. Veja o modelo no Guia de Formatação. Observe o alinhamento das seções e pontuação desnecessária; 6 - corrigir o inicio da paginação e sua posição na página (a 2cm da margem superior). No Guia informa que capa não entra na contagem de página; 7 - Retirar o ponto do indicador numérico da Introdução. Ex.: 1 INTRODUÇÃO 8 - corrigir suas referências. Veja os modelos no Guia: a) algumas estão com hiperlink; b) algumas estão com destaque me itálico outras com destaque em negrito. Você precisa optar apenas por um destaque. Geralmente se usa o negrito; Antes de fazer um novo depósito, verifique se está tudo no padrão do Guia para evitar que retorne para ajustes. on 2023-01-17T16:07:49Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Bruna Fernandes Gaia (howbruna@gmail.com) on 2023-01-17T23:33:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) GAIA (2022) - Em mim tu vivias.pdf: 733857 bytes, checksum: 6e9313c2a198abb8d4cc9db29afa46d2 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Bruna!!!! Vou solicitar novamente as seguintes correções: 1 - na folha de rosto e folha de aprovação, você precisa acrescentar a titulação da sua coorientadora. (se ela não tiver um título de Mestra ou de Doutora, desconsidere, mas se tiver, você precisa acrescentar); 2 - as palavras "palavras-chave" e "keywords" NÃO são negritadas. Veja o modelo no Guia de Formatação; 3 - aproveite para reduzir o espaço entre os resumos e suas palavras-chave. Esse espaço está muito grande. Apenas um espaço em branco separam esses elementos; 4 - no Sumário, peço que diminua o espaço entre os indicadores numéricos e os títulos das seções. Esse espaço está muito distante. Os títulos das seções são alinhados no maior indicador numérico. Veja o modelo de Sumário no Guia; Antes de fazer um novo depósito, verifique se está tudo no padrão do Guia para evitar que retorne para ajustes. on 2023-01-18T18:12:23Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Bruna Fernandes Gaia (howbruna@gmail.com) on 2023-01-18T20:17:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) GAIA (2022) - Em mim tu vivias.pdf: 733365 bytes, checksum: 4ba0a801f2cdd3c5f1fe34d90df71eaf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2023-01-19T13:52:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) GAIA (2022) - Em mim tu vivias.pdf: 733365 bytes, checksum: 4ba0a801f2cdd3c5f1fe34d90df71eaf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-19T13:52:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) GAIA (2022) - Em mim tu vivias.pdf: 733365 bytes, checksum: 4ba0a801f2cdd3c5f1fe34d90df71eaf (MD5) Previous issue date: 2022-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Português/Inglêspt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRomance literáriopt_BR
dc.subjectObra literária - análise comparadapt_BR
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectEdgar Allan Poept_BR
dc.subjectStephen Kingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApt_BR
dc.title"Em mim tu vivias": uma análise comparada sobre o Duplo no romance "A Metade Sombria", de Stephen King, com o conto "William Wilson", de Edgar Allan Poept_BR
dc.title.alternative"In me you lived": a comparative analysis about the Double in the novel "The Dark Half", by Stephen King, with the short story "William Wilson", by Edgar Allan Poept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês

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