Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/736
Tipo: Dissertação
Título: www.multiletramentos: o uso da multimodalidade no aperfeiçoamento da produção escrita em Língua Portuguesa
Autor(es): MIRANDA, Wanne Karolinne Souza de
Primeiro Orientador: CAMPOS, Samuel Pereira
Resumo: O ensino de Língua Portuguesa tem se tornado cada vez mais desafiador, tendo em vista as mudanças pelas quais a sociedade constantemente passa e o fato de se estar cada vez mais imerso em um contexto tecnológico e digital que tem interferido na forma de se comunicar, interagir, escrever e consequentemente no processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho aborda os resultados da pesquisa intitulada “Multiletramentos e produção escrita” que teve como objetivo principal desenvolver um Produto Educacional que pudesse contribuir com a escrita dos alunos do Ensino Médio do Instituto Federal do Amapá. Dentre outros autores que subsidiaram este estudo, estão Britto (2007), Mendonça (2006), Soares (2000), Kleiman (1995), Street (2003), Duboc (2012), Rojo (2013), Rojo e Moura (2012) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011). A pesquisa foi de natureza aplicada, com a análise dos dados de forma qualitativa e utilizando a metodologia da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2008). Os resultados desta pesquisa permitiram a criação de um Site Educacional para a organização de um minicurso sobre produção escrita, a partir do estudo do gênero textual propaganda e dos conceitos que caracterizam os multiletramentos.
Abstract: The Portuguese Language teaching has becaming increasingly challenging in view of the changes that society is constantly undergoing and the fact of being increasingly immersed in a technological and digital context that has interfered in the way of communicating, interacting, writing and consequently in the teaching and learning process. The present work addresses the results of the research entitled “Multiliteracy and written production” that had as main objective to develop an Educational Product that could contribute to the writing of high school students of the Federal Institute of Amapa. Among other authors who supported this study, there are Britto (2007), Mendonça (2006), Soares (2000), Kleiman (1995), Street (2003), Duboc (2012), Rojo (2013), Rojo and Moura (2012) and Dolz, Noverraz and Schneuwly (2011). The research was of an applied nature, with data analysis in a qualitative way and using the methodology of action research (THIOLLENT, 2008). The results of this research allowed the creation of an Educational Website for the organization of a mini-course on written production, based on the study of the textual genre advertisement and the concepts that characterize multiliteracies.
Palavras-chave: Multiletramentos
Produção escrita
Propaganda - gênero textual
CNPq: Letras. Língua Portuguesa. Linguística Aplicada.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade do Estado do Pará
Sigla da Instituição: UEPA
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa e Suas Respectivas Literaturas (PPGELL)
Citação: MIRANDA, Wanne Karolinne Souza de. www.multiletramentos: o uso da multimodalidade no aperfeiçoamento da produção escrita em Língua Portuguesa. 2022. 31f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas)-Centro de Ciências Sociais e Educação, Universidade do Estado do Pará. Belém, PA, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/736
Data do documento: 9-Dez-2022
Aparece nas coleções:Dissertações - IES Externas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Miranda (2022) - www.multiletramentos - o uso da multimodalidade.pdf443,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons