Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/732
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1GUIMARÃES, Luciana Carlena Correia Velasco-
dc.creatorGOMES, Antonia Claudia Colins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2609796312575099pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-15T00:24:15Z-
dc.date.available2023-01-16-
dc.date.available2023-01-15T00:24:15Z-
dc.date.issued2022-12-08-
dc.identifier.citationGOMES, Antonia Claudia Colins. Tecnologia e Educação Especial: pesquisas de TCC desenvolvidas no Instituto Federal do Amapá. 2022. 15f. Artigo Académico (Pós-Graduação em Informática na Educação) -Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/732-
dc.description.abstractTechnologies can transform people's lives by improving the quality of life, providing quick and easy access to knowledge, and exchanging information in several areas. And education is one of the beneficiaries of these tools, as it is a reality and has been changing the educational process, making it more dynamic, flexible, and innovative. Within the teaching and learning processes, a simple evaluation up to teacher training and improvement highlights human development and social inclusion. Considering this reality, the present study emerged and aimed to describe the research of the Course Conclusion Work (TCC) of the undergraduate courses of the Federal Institute of Amapá (IFAP) that involve technology and special education. Specifically in identifying what kind of teaching methodology proposals are being adopted in the research field and to know which educational tools are being used. The investigation consists of a documental analysis research with a qualitative approach, admitting the TCC published in the IFAP library repository. After the analysis, the results pointed out that it was possible to notice that there is an advance in research on the theme of technology and special education introduced with new methodological proposals, generating situations adapted to learning, giving rise to the creation of innovative approaches according to the needs and desires of each student.pt_BR
dc.description.resumoAs tecnologias podem transformar a vida das pessoas na melhoria da qualidade de vida, acesso rápido e fácil ao conhecimento, troca de informações em diversas áreas. E a educação é uma das beneficiadas por essas ferramentas, pois é realidade e vem modificando o processo educacional deixando-o mais dinâmico, flexível e inovador. Dentro dos processos de ensino e aprendizagem, uma simples avaliação até a formação e aperfeiçoamento docente destaca o desenvolvimento humano e a inclusão social. Considerando essa realidade, o presente estudo surgiu e teve como objetivo descrever as pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos cursos de licenciatura do Instituto Federal do Amapá (IFAP) que envolvem tecnologia e ducação especial. Especificamente em identificar que tipo de metodologia de ensino proposta estão sendo adotadas no campo da pesquisa e conhecer quais as ferramentas educacionais são utilizadas. A investigação consiste numa pesquisa de análise documental com abordagem qualitativa, admitindo os TCC publicados no repositórios da biblioteca do IFAP. Após as análises, os resultados apontaram que foi possível perceber que há um avanço nas pesquisas sobre a temática tecnologia e educação especial introduzidas com novas propostas metodológicas, gerando situações adaptadas à aprendizagem, dando ensejo à criação de abordagens inovadoras de acordo com as necessidades e anseios de cada aluno.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Antonia Claudia (antonniacollins36@gmail.com) on 2023-01-12T22:00:27Z No. of bitstreams: 1 GOMES (2022) Tecnologia e Educação Especial.pdf: 221755 bytes, checksum: f776a11e72f3f5a94ad599ba3faff648 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Prezada, Quanto a descrição do depósito: 1-As palavras-chave devem ser redigidas separadamente, uma em cada campo, coloque só em português; 2-Citação, corrigir, segue ex: FIGUEIREDO, Arthur Augusto Pereira. Mobile learning: desenvolvimento do aplicativo IndiEdu para o ensino e preservação da Cultura Indígena Palikur. 2021. 10f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021. Quanto a Formatação do trabalho: 1-Palavras-chave, separadas por ponto e vírgula e com iniciais minúsculas, o mesmo para keywords, ver folha 43/44 do guia; 2- Título e fonte de tabelas e afins, alinhados à esquerda, retire os dois pontos e um ponto da fonte, e coloque um traço, faça isso em todas as Tabelas; 3- Referências, a primeira referência logo após a expressão In colocar em caixa baixa, e o que fica em negrito somente a palavra Anais, retire as reticências após; verifique que os subtítulos NÃO são negritados; referência de revista, somente o título da revista fica em negrito; quando aparece a expressão In, somente o segundo título fica em negrito. Verifique todas suas referências, pelos exemplos do guia, a partir da folha 18. Obs.1: Guia de trabalhos acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. Obs.2: Após correções, fazer um novo depósito. on 2023-01-14T12:46:43Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Antonia Claudia (antonniacollins36@gmail.com) on 2023-01-14T19:19:38Z No. of bitstreams: 1 GOMES (2022) - Tecnologia e Educação Especial.pdf: 227735 bytes, checksum: 252208fd380a1a897a1e4a59131507d2 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Prezada, Quanto a Formatação do trabalho: 1- Título e fonte da Tabela 1, está diferente das demais, deixe no mesmo padrão das outras, alinhados a esquerda da tabela, e não da margem. Obs.: Após correções, fazer um novo depósito. on 2023-01-14T22:57:01Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Antonia Claudia (antonniacollins36@gmail.com) on 2023-01-14T23:40:25Z No. of bitstreams: 1 GOMES (2022) - Tecnologia e Educação Especial.pdf: 221538 bytes, checksum: ae9609818b315b1232b082b656b7eb7f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2023-01-15T00:24:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GOMES (2022) - Tecnologia e Educação Especial.pdf: 221538 bytes, checksum: ae9609818b315b1232b082b656b7eb7f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-15T00:24:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GOMES (2022) - Tecnologia e Educação Especial.pdf: 221538 bytes, checksum: ae9609818b315b1232b082b656b7eb7f (MD5) Previous issue date: 2022-12-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Informática na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecttecnologiapt_BR
dc.subjecteducação especialpt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleTecnologia e educação especial: pesquisas de TCC desenvolvidas no Instituto Federal do Amapá.pt_BR
dc.typeArtigo Acadêmicopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GOMES (2022) - Tecnologia e Educação Especial.pdf216,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.