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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1LIMA, Rosana do Socorro Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8272632719926848pt_BR
dc.contributor.advisor-co1LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3281668032776122pt_BR
dc.creatorSILVA, Erick Hermann Facundes-
dc.date.accessioned2022-12-24T00:18:27Z-
dc.date.available2022-12-23-
dc.date.available2022-12-24T00:18:27Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.citationSILVA, Erick Hermann Facundes da. Scratch como metodologia na disciplina de geografia amapaense.2022. 10f. Artigo Acadêmico (Pós Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/726-
dc.description.abstractThis article aims to demonstrate the use of educational technology that can promote, expand and encourage the teaching-learning process of Geography in the state of Amapá. This project started from the following research problem: How to enable students from Amapá to know geographically the municipalities of the state of Amapá using the SCRATCH application? The application was developed on the Scratch online platform, which has the fundamental objective of promoting knowledge through a targeted approach to the dissemination of geographic knowledge of the state's municipalities. This is a basic search; according to the approach, it is a quantitative research; as for the objectives, it is a descriptive research; finally, as for the technical procedures, this is an action-research type of research, in which we sought both to produce new knowledge and change a certain reality that we wanted to change.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo visa demostrar o uso de tecnologia educacional que possa promover, ampliar e incentivar o processo de ensino-aprendizagem de Geografia do estado Amapá. Este projeto partiu do seguinte problema de pesquisa: Como possibilitar que os estudantes amapaenses conheçam geograficamente os municípios do estado Amapá utilizando o aplicativo SCRATCH? O aplicativo foi desenvolvido na plataforma online do Scratch, que tem como objetivo fundamental de promover conhecimentos através de uma abordagem voltada para disseminação do conhecimento geográfico dos municípios do estado. Esta é uma pesquisa básica; de acordo com a forma de abordagem, trata-se de uma pesquisa quantitativa; quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva; finalmente, quanto aos procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa do tipo pesquisa-ação, em que se buscou tanto produzir novos conhecimentos e mudar uma determinada realidade que se desejou modificar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by ERICK SILVA (erick.mcp@gmail.com) on 2022-12-21T00:20:34Z No. of bitstreams: 1 erick ifap.pdf: 299305 bytes, checksum: 619f2ea83cf837865e5f23d51d361176 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Erick!! Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu artigo: Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas. 1 - o título deve ser redigido em letras minúsculas, não em maiúsculas; 2 - o sobrenome do autor e orientadores devem ser redigidos em letras maiúsculas e o prenome completo em minúscula; 3 - você deve redigir o nome do orientador e coorientador nos campos destinados a eles. Colocar também os seus respectivos links do curriculo lattes; 4 - as palavras-chave devem ser redigidas cada uma em um campo distinto, não juntas em um único campo; 5 - em “Citar como”, você deve redigir a referência do seu artigo, conforme a NBR 6023/2018. Veja o modelo de Referência de Trabalhos Acadêmicos no Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos; 6 - renomear o nome do seu arquivo pdf assim como está orientado no tutorial. Para a correção de Formatação do seu artigo: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. Lá você encontra também um template para artigo acadêmico. Veja: 1 - o título do artigo deve ser destacado em negrito; 2 - dar um espaço para separar o título do autor; 3 - Data de apresentação deve ser em letras minúsculas; 4 - as notas de rodapé devem estar com alinhamento no formato Justificado; 5 - na página 4, o texto do parágrafo ficou muito junto da citação recuada; 6 - retirar o negrito das legendas das figuras, pois não são destacadas em negrito; 7 - dar um espaço para separar o texto das legendas das figuras; 8 - a legenda da figura 4 e sua fonte ficaram deslocadas da imagem; 9 - nas referências, você deve fazer algumas correções: - subtítulo não são destacados em negrito, apenas o título; - em referência de capítulo de livros, o que se destaca em negrito é o título do livro e não do capítulo; - em referência de artigo de periódico, o que se destaca em negrito é o título do periódico e não do artigo. Veja essas orientações todas no Guia Faça uma revisão antes de fazer um novo depósito para evitar que retorne para ajustes. Informo que entraremos de recesso e estaremos respondendo trabalhos no Repositório até sexta feira (23/12). Retornando no dia 09/01/23. on 2022-12-21T13:37:38Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by ERICK SILVA (erick.mcp@gmail.com) on 2022-12-23T19:24:29Z No. of bitstreams: 2 erick ifap.pdf: 299305 bytes, checksum: 619f2ea83cf837865e5f23d51d361176 (MD5) SILVA (2022) - Scratch como metodologia.pdf: 216372 bytes, checksum: 19cf485e26cbcbb8155aa58d72215683 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2022-12-24T00:18:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 erick ifap.pdf: 299305 bytes, checksum: 619f2ea83cf837865e5f23d51d361176 (MD5) SILVA (2022) - Scratch como metodologia.pdf: 216372 bytes, checksum: 19cf485e26cbcbb8155aa58d72215683 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-24T00:18:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 erick ifap.pdf: 299305 bytes, checksum: 619f2ea83cf837865e5f23d51d361176 (MD5) SILVA (2022) - Scratch como metodologia.pdf: 216372 bytes, checksum: 19cf485e26cbcbb8155aa58d72215683 (MD5) Previous issue date: 2022-12-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Informática na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectScrath - mrtodologiapt_BR
dc.subjectGeografia - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleScratch como metodologia na disciplina de geografia amapaensept_BR
dc.title.alternativeScratch technology as a methodology for teaching the geography of Amapápt_BR
dc.typeArtigo Acadêmicopt_BR
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