Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/724
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A importância da atuação da pedagogia dentro da educação permanente em saúde |
Autor(es): | MARTINS JUNIOR, Eder Gomes SILVA FILHO, Francisco Pereira da |
Primeiro Orientador: | CASTRO, Valdiney Valente Lobato de |
Resumo: | Este estudo monográfico apresenta como temática, a importância da atuação da pedagogia dentro da educação permanente. Tem como objetivo geral: Analisar o desafio do pedagogo que atua diretamente com educação permanente em Saúde. Bem como, os específicos, discorrer sobre educação permanente em saúde; relatar quais as habilidades e competências para sua atuação do pedagogo dentro de um ambiente hospitalar; apresentar os desafios do pedagogo para atuação dentro das práticas hospitalares e educação em saúde. Para isto utilizou-se como metodologia um estudo bibliográfico, com enforque do método hipotético-dedutivo, por meio de revisão bibliográfica. Quanto ao levantamento bibliográfico não se restringirá a mero conhecimento da pedagogia, mas será expandido interdisciplinarmente aos âmbitos da sociologia e saúde. Diante o aparato teórico a construção do trabalho se deu primeiramente falando sobre a educação permanente em saúde, que pode ser entendida de forma simultânea como uma prática de ensino e como uma política de educação na saúde. Quanto aos saberes e habilidades para o profissional da pedagogia, é necessário exercer seu trabalho no campo da saúde sob um entendimento que vai além dos saberes pedagógicos, os profissionais devem deter os conhecimentos acerca do contexto em que se insere a instituição onde trabalha (legislação, normas, padrões, público etc.). E por fim os desafios do pedagogo nas práticas hospitalares e educação em saúde, estão baseados na mobilização a formulação de ações de educação na saúde, articular o ensino, trabalho e conhecimento. |
Abstract: | This monographic study presents as thematic the importance of the role of pedagogy within continuing education. Its objectives are: To analyze the challenge of the pedagogue who works directly with permanent education in Health. As well as the specific ones, to talk about permanent education in health; report which skills and competences for their role as a pedagogue within a hospital environment; raise the challenges of the pedagogue in hospital practices and health education. For this, a bibliographic study was used as a methodology, with a focus on the hypothetical-deductive method, through a literature review. As for the bibliographical survey, it will not be restricted to mere knowledge of pedagogy, but will be expanded interdisciplinary to the fields of sociology and health. In view of the theoretical apparatus, the construction of the work took place primarily by talking about permanent health education, which can be understood simultaneously as a teaching practice and as a health education policy. As for the knowledge and skills necessary for the pedagogical professional, the understanding that goes beyond pedagogical knowledge is necessary to carry out their work in the health field, professionals must have the knowledge about the context in which the institution where they work is inserted (legislation, norms, standards, public etc.). Finally, the pedagogue's challenges in hospital practices and health education are based on mobilizing the formulation of health education actions, articulating teaching, work and knowledge. |
Palavras-chave: | Pedagogo - ambiente hospitalar Pedagogo - educação continuada Pedagogia - educação permanente |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Citação: | MARTINS JUNIOR, Eder Gomes; SILVA FILHO, Francisco Pereira da. A importância da atuação da pedagogia dentro da educação permanente em saúde. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/724 |
Data do documento: | 2-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARTINS JUNIOR; SILVA FILHO (2022) - A importância da atuação da pedagogia.pdf | atualizado em 23.12 - 15:52 | 296,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons