Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/721
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1LIMA, Rosana do Socorro Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8272632719926848pt_BR
dc.contributor.advisor-co1LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3281668032776122pt_BR
dc.creatorRABELO, Welson Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7723744078037126pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-23T15:03:57Z-
dc.date.available2022-12-19-
dc.date.available2022-12-23T15:03:57Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.citationRABELO, Welson Rodrigues. O uso do aplicativo nearpod como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem: estudo de caso em curso profissionalizante. 2022. 8f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/721-
dc.description.abstractThis research addresses the case study of intervention of digital resources from the perspective of Information and Communication Technologies (ICTs) inserted in schooling, using the Nearpod multiplatform application, based on innovative didactic solutions that can improve the teaching processes and learning and the selection of school knowledge. The objective was to integrate the active learning methodology with the purpose of developing autonomy through diversified activities to solve challenging situations in teaching practice. The methodology used was combined with intervention guided by a qualitative and quantitative research for a deeper analysis of the narrative of the applied forms and the observation of the teaching environment in which the students are inserted. The results show the relevance of the digital resource of active teaching and learning methodologies, as an efficient alternative in the learning assessment process, so as to optimize the time of activities in the classroom, favoring the construction of knowledge and critical formation in connection with the educator and student through digital devices. In conclusion, the use of the Nearpod application offers an innovative educational environment, as it facilitates learning, in addition to allowing teachers to work with content in a different way.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa aborda o estudo de caso de intervenção de recursos digitais na perspectiva de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) inseridas na escolarização, com uso de aplicativo multiplataforma Nearpod, baseados em soluções didáticas inovadoras que podem melhorar nos processos de ensino e aprendizagem quanto pela seleção dos conhecimentos escolares. O objetivo foi integrar a metodologia ativa de aprendizagem com finalidade de desenvolver autonomia por meio de atividades diversificadas para solucionar situações desafiadoras na prática docente. A metodologia utilizada aliou-se a intervenção norteada numa pesquisa de caráter qualitativa e quantitativa para uma análise mais profunda da narrativa dos formulários aplicados e da observação do ambiente docente em que estão inseridos os educandos. Os resultados mostram a relevância do recurso digital de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, como alternativa eficiente no processo de avaliação da aprendizagem, de modo que otimize o tempo das atividades em sala de aula, favorecendo a construção do conhecimento e formação crítica em conexão com o educador e educando por intermédio dos dispositivos digitais. Como conclusão tem-se que o uso do aplicativo Nearpod oferece um ambiente educacional inovador, pois facilita a aprendizagem, além de possibilitar que os professores trabalhassem o conteúdo de forma diferenciada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by WELSON RABELO (welsonrabelo@gmail.com) on 2022-12-22T21:39:14Z No. of bitstreams: 1 RABELO (2022) - O uso do aplicativo nearpod como recurso pedagógico.pdf: 268067 bytes, checksum: f24d4afbaecc31eb0264be726431da4d (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Prezado, Para a correção de Formatação do trabalho: 1- Títulos das figuras em não é em negrito, faça revisão em todas; 2- não precisa colocar referência do título no rodapé, somente autor e orientador, e coorientador, se for o caso; 3- referências, revise sua segunda referência, depois da palavra learning, no título, coloque dois pontos, vai ficar com dois subtítulos, retire o negrito dos dois, e inície os dois subtítulos com letra minúscula. Verifique as demais, onde tiver subtítulo, colocar letra minúscula, onde você ver letras maiúsculas desnecessárias, substitua por minúscula, para ficar com suas referências no padrão. Obs.: Após correções, fazer um novo depósito, estaremos corrigindo e aceitando trabalhos até hoje, às 13h, após o recesso, começaremos a partir do dia 09/01/23. on 2022-12-23T13:09:18Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by WELSON RABELO (welsonrabelo@gmail.com) on 2022-12-23T13:52:13Z No. of bitstreams: 1 RABELO (2022) - O uso do aplicativo nearpod como recurso pedagógico.pdf: 268568 bytes, checksum: 6647b3ec7c3b1a1a0aa04beb4fa27a23 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2022-12-23T15:03:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RABELO (2022) - O uso do aplicativo nearpod como recurso pedagógico.pdf: 268568 bytes, checksum: 6647b3ec7c3b1a1a0aa04beb4fa27a23 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-23T15:03:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RABELO (2022) - O uso do aplicativo nearpod como recurso pedagógico.pdf: 268568 bytes, checksum: 6647b3ec7c3b1a1a0aa04beb4fa27a23 (MD5) Previous issue date: 2022-12-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectnearpodpt_BR
dc.subjectrecurso pedagógicopt_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.subjectaprendizagempt_BR
dc.subjectpedagogical resourcept_BR
dc.subjectteachingpt_BR
dc.subjectlearningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleO uso do aplicativo nearpod como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem: estudo de caso em curso profissionalizante.pt_BR
dc.title.alternativeThe use of the nearpod application as a pedagogical resource in the teaching and learning process: case study in a professional course.pt_BR
dc.typeArtigo Acadêmicopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RABELO (2022) - O uso do aplicativo nearpod como recurso pedagógico.pdfTCC - Artigo acadêmico262,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons