Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/719
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem de matemática para alunos com deficiência visual
Autor(es): FIGUEIREDO, Alessandro Brito de Souza
FERREIRA, Cirley Souza
Primeiro Orientador: SILVA, Fábio Colins da
Resumo: A escola inclusiva deve promover o respeito entre os alunos e a compreensão de que o processo de aprendizagem é complexo e particular. Além disso, que todos têm direito à educação de qualidade. Desse modo, a partir de um contexto de Educação Matemática Inclusiva, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar que materiais manipuláveis e propor atividades que possam ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com deficiência visual. Para isso, foi desenvolvida um estudo qualitativo do tipo bibliográfico por meio da revisão da literatura nas áreas da educação inclusiva e da educação matemática. Em meio ao processo investigativo, foram consideradas as pesquisas que abordassem possibilidades de uma escola inclusiva e de um ensino de matemático acessível aos alunos com deficiência. Nesse sentido, as atividades construídas tiveram como público-alvo os estudantes com deficiência visual. Os recursos propostos para o desenvolvimento das tarefas foram o ábaco e o material dourado, materiais que possibilitam a compreensão do sistema de numeração decimal e os algoritmos tradicionais da adição com reserva e da subtração com recurso. Portanto, os resultados e discussões da pesquisa apontaram, a partir da elaboração das atividades matemáticas, que é possível promover uma educação matemática inclusiva, ressignificando a escola e, consequentemente, a prática docente.
Abstract: The inclusive school must promote respect among students and the understanding that the learning process is complex and particular. In addition, that everyone has the right to quality education. Thus, from a context of Inclusive Mathematics Education, this research has as main objective to analyze which materials can be manipulated and to propose activities that can be used in the teaching-learning process of mathematics for students with visual impairments. For this, a qualitative study of the bibliographic type was developed through a literature review in the areas of inclusive education and mathematics education. In the midst of the investigative process, research that addressed the possibilities of an inclusive school and of teaching mathematics accessible to students with disabilities was considered. In this sense, the activities built were aimed at students with visual impairments. The resources proposed for the development of the tasks were the abacus and the golden material, materials that allow the understanding of the decimal numbering system and the traditional algorithms of addition with reservation and subtraction with resource. Therefore, the results and discussions of the research pointed, from the elaboration of the mathematical activities, that it is possible to promote an inclusive mathematics education, giving new meaning to the school and, consequently, the teaching practice.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Matemática
Dificiência Visual
Inclusão
CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Pedagogia - EAD
Citação: FIGUEIREDO, Alessandro Brito de Souza; FERREIRA, Cirley Souza. Recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem de amtermática para alunos com deficiência visual. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Instituto Federal do Amapá. Macapá, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/719
Data do documento: 17-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FIGUEIREDO; FERRERIA (2022) - Recursos didáticos no processo.pdfatualização 22.12 - 15:43328,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons