Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/719
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Fábio Colins da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4404734777828009 | pt_BR |
dc.creator | FIGUEIREDO, Alessandro Brito de Souza | - |
dc.creator | FERREIRA, Cirley Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-22T19:47:44Z | - |
dc.date.available | 2022-12-22 | - |
dc.date.available | 2022-12-22T19:47:44Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-17 | - |
dc.identifier.citation | FIGUEIREDO, Alessandro Brito de Souza; FERREIRA, Cirley Souza. Recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem de amtermática para alunos com deficiência visual. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Instituto Federal do Amapá. Macapá, AP, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/719 | - |
dc.description.abstract | The inclusive school must promote respect among students and the understanding that the learning process is complex and particular. In addition, that everyone has the right to quality education. Thus, from a context of Inclusive Mathematics Education, this research has as main objective to analyze which materials can be manipulated and to propose activities that can be used in the teaching-learning process of mathematics for students with visual impairments. For this, a qualitative study of the bibliographic type was developed through a literature review in the areas of inclusive education and mathematics education. In the midst of the investigative process, research that addressed the possibilities of an inclusive school and of teaching mathematics accessible to students with disabilities was considered. In this sense, the activities built were aimed at students with visual impairments. The resources proposed for the development of the tasks were the abacus and the golden material, materials that allow the understanding of the decimal numbering system and the traditional algorithms of addition with reservation and subtraction with resource. Therefore, the results and discussions of the research pointed, from the elaboration of the mathematical activities, that it is possible to promote an inclusive mathematics education, giving new meaning to the school and, consequently, the teaching practice. | pt_BR |
dc.description.resumo | A escola inclusiva deve promover o respeito entre os alunos e a compreensão de que o processo de aprendizagem é complexo e particular. Além disso, que todos têm direito à educação de qualidade. Desse modo, a partir de um contexto de Educação Matemática Inclusiva, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar que materiais manipuláveis e propor atividades que possam ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com deficiência visual. Para isso, foi desenvolvida um estudo qualitativo do tipo bibliográfico por meio da revisão da literatura nas áreas da educação inclusiva e da educação matemática. Em meio ao processo investigativo, foram consideradas as pesquisas que abordassem possibilidades de uma escola inclusiva e de um ensino de matemático acessível aos alunos com deficiência. Nesse sentido, as atividades construídas tiveram como público-alvo os estudantes com deficiência visual. Os recursos propostos para o desenvolvimento das tarefas foram o ábaco e o material dourado, materiais que possibilitam a compreensão do sistema de numeração decimal e os algoritmos tradicionais da adição com reserva e da subtração com recurso. Portanto, os resultados e discussões da pesquisa apontaram, a partir da elaboração das atividades matemáticas, que é possível promover uma educação matemática inclusiva, ressignificando a escola e, consequentemente, a prática docente. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alessandro Figueiredo (sandrofigueiredoap@gmail.com) on 2022-12-20T03:19:34Z No. of bitstreams: 1 TCC_OFICIAL_Repositorio.pdf: 336834 bytes, checksum: 7e57ca745ef17d5c47ed14262fbbee5b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Prezados, Orientações sobre o Autodepósito Quanto a descrição do depósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. 1- Título em caixa baixa, somente primeira letra maiúscula ou nomes próprios, se for o caso; 2- o sobrenome de um dos autores está repetido (FERREIRA, Cirley Ferreira); 3- PDF, salvar conforme ex: FIGUEIREDO; FERREIRA (2022) - Recursos didáticos no processo Quanto a Formatação do trabalho: deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”, e seguir as orientações para formatar seu trabalho. 1- Capa, folha de rosto, somente o título em negrito; 2- ficha catalográfica, todos os dados são em caixa baixa, utilize o tutorial de ficha catalográfica, disponível em "Documentos úteis", na plataforma do Repositório. Segue link: http://cataloga.ifap.edu.br/ 3- Folha de aprovação, começa com nome dos autores, depois o título ( colocar somente o título em negrito), não está no padrão do guia, corrigir; 4- palavras-chave, não negritado, iniciais minúsculas, separadas por ponto e vírgula, idem para abstract; 5- Sumário, fora do padrão do guia, os títulos das seções são alinhados no maior indicativo numérico; subseção 2.1 e 2.2, são em caixa baixa e negritado (fazer correção das subseções também dentro do TCC), verificar ex. de sumário na folha 49 do guia; 6- figura, fonte e quadro das figuras, não é negritado; 7- seção 3 dentro do TCC, colocar em começo de folha; 8- referência, fica centralizada na página, pois não tem indicador numérico; corrigir referências, mais de um autor separar por ponto e vírgula, verificar exemplos de referencias, no guia de trabalhos academicos, a partir do folha 18. Obs.1: Antes de fazer um novo depósito, faça uma revisão utilizando o Guia de formatação para evitar que retorne para ajustes. Obs.2: Só estaremos corrigindo e aceitando trabalhos até o dia 23/12, após o recesso, começaremos a partir do dia 09/01/23. on 2022-12-20T19:04:23Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Alessandro Figueiredo (sandrofigueiredoap@gmail.com) on 2022-12-20T23:02:43Z No. of bitstreams: 1 FIGUEIREDO; FERRERIA (2022) - Recursos didáticos no processo.pdf: 348885 bytes, checksum: 1fc016cb0b44c5ed8470432ed981cebd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Alessandro!!! Solicito os seguintes ajustes em seu trabalho: 1 - colocar o cabeçalho da capa no espaçamento 1,5 entrelinhas; 2 - na folha de rosto, colocar o nome do orientador por completo; 3 - na folha de aprovação, retirar da banca os nomes dos autores, pois não estão na condição de avaliadores e sim de avaliados; 4 - o texto do Resumo e Abstract não são em espaçamento simples e sim espaçamento 1,5, assim como o texto; 5 - corrigir a letra da fonte das palavras-chave e keywords, pois estão em fonte diferente do texto. Parece-me que você usa a fonte ARIAL, não?????? 6 - ainda sobre o ietm 5, corrigir a formatação das palavras-chave e keywords. Veja no Guia o modelo; 7 - corrigir a formatação do sumário. Veja que as seções não estão alinhadas no maior indicador numérico. veja o modelo de sumário no Guia de formatação; 8 - corrigir a formatação da paginação, pois a fonte é a mesma do texto e o tamanho de fonte é menor que o texto. Essa orientação está no Guia também. Precisam lê-lo; 9 - ainda sobre a paginação: precisa corrigir a posição dela na página. Fica a 2cm da margem superior e 2 cm da margem direita. Essa orientação está no Guia também; 10 - no corpo do texto, você precisa dar um espaço em branco para separar as seções do texto, para que não fique tão junta; 11 - também percebi que você não coloca o espaçamento de 1,5 nos títulos das seções. Veja como exemplo a seção 2; 12 - fazer correção da formatação das seções no corpo do texto. Assim como está no sumário, deve estar no texto também. Veja como exemplo a seção 2.1 (está toda em letras maiúscula e sem negrito). Essa revisão deve ser feita em todo o texto; 13 - corrigir a formatação das legendas das figuras e quadros, no corpo do texto. Veja as orientações para essas legendas no Guia; 14 - retirar o espaço entre os parágrafos no texto. Isso não existe. O que existe é espaçamento entrelinhas de 1,5; 15 - assim como orientado no item 10, você deve dar sempre um espaço em branco para separar o texto das citações recuadas; 16 - corrigir a formatação das referências, pois elas são no espaço simples e alinhadas para a esquerda da página. Faça uma revisão antes de fazer um novo depósito para evitar que retorne para ajustes. Informo que entraremos de recesso e estaremos respondendo trabalhos no Repositório até sexta feira (23/12). Retornando no dia 09/01/23. on 2022-12-21T13:15:33Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Alessandro Figueiredo (sandrofigueiredoap@gmail.com) on 2022-12-21T16:22:37Z No. of bitstreams: 1 FIGUEIREDO; FERRERIA (2022) - Recursos didáticos no processo.pdf: 334587 bytes, checksum: 402fff543ed30b838b3b5d8b1e60da18 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Prezados, Segue ajustes: 1- palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, idem para keywords; 2- corrigir a formatação da paginação, fonte 10 ou 11, conforme guia, folha 7; 3- as legendas das ilustrações e suas fontes são no espaçamento simples e no tamanho de fonte menor que a do texto (10 ou 11). Ambos alinhados à esquerda da página. Essa regra é para as legendas no corpo do texto, conforme guia, folha 11; 4- deve dar um espaço em branco para separar texto do título e fonte de figuras, para que não fique tão junto, revise todas as figuras. Obs.: Após correções, fazer um novo depósito on 2022-12-21T19:55:54Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Alessandro Figueiredo (sandrofigueiredoap@gmail.com) on 2022-12-22T18:43:54Z No. of bitstreams: 1 FIGUEIREDO; FERRERIA (2022) - Recursos didáticos no processo.pdf: 336220 bytes, checksum: d7085c64bf7e4561d9006861122e412f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2022-12-22T19:47:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FIGUEIREDO; FERRERIA (2022) - Recursos didáticos no processo.pdf: 336220 bytes, checksum: d7085c64bf7e4561d9006861122e412f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-12-22T19:47:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FIGUEIREDO; FERRERIA (2022) - Recursos didáticos no processo.pdf: 336220 bytes, checksum: d7085c64bf7e4561d9006861122e412f (MD5) Previous issue date: 2022-12-17 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia - EAD | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Dificiência Visual | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.title | Recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem de matemática para alunos com deficiência visual | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FIGUEIREDO; FERRERIA (2022) - Recursos didáticos no processo.pdf | atualização 22.12 - 15:43 | 328,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons