Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/717
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O uso das TDIC's no processo de ensino e de aprendizagem na educação superior: uma meta-análise das produções acadêmicas do último decênio. |
Autor(es): | BRAZ, Lenice da Silva COUTINHO, Vanusa Carneiro de Vasconcelos |
Primeiro Orientador: | SILVA, Fábio Colins da |
Resumo: | A finalidade de pesquisar o tema: O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no processo de ensino e de aprendizagem na educação superior: Uma meta-análise das produções acadêmicas do último decênio, visa analisar a inclusão digital que no século XXI, tornou-se de extrema importância para as Instituições de Ensino Superior. Este estudo realizou uma análise de produções acadêmicas a partir de artigos científicos que relatavam especificidades dos impactos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem na educação superior entre os anos de 2011 a 2021. Contextualizando a educação superior e a inclusão digital nas universidades federais, buscando compreender e analisar os impactos do uso das tecnologias digitais no processo de ensino na educação superior, identificando como os processos se dão nas universidades geridas pelo governo federal. A pesquisa foi realizada através de cunho bibliográfico, com caráter qualitativo de análise de trabalhos acadêmicos já pesquisados, tendo como fontes de coletas de dados, o banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES - Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, periódicos como: Revista Universidade e Sociedade, Revista Educação e Sociedade, e Revista Avaliação da Educação. Tendo como método de análise uma abordagem qualitativa, descritiva, baseados em artigos já publicados, com a finalidade de contextualizar a temática com a realidade desse século. As pesquisas apontaram que foram diversas as tentativas de inserção dos meios tecnológicos nas universidades e que muitas foram as dificuldades no processo de informatização desses espaços, mas com a chegada da pandemia esse contexto foi o elo entre professores, alunos, instituições e o próprio processo de ensino. |
Abstract: | The use of TDIC in the teaching and learning process in higher education: A meta-analysis of the academic productions of the last decade aims to analyze the digital inclusion that, in the 21st century, has become extremely important for Superior Education Institutions. This academic research carried out a study and analysis of academic productions from scientific articles that reported specificities of the impacts of TDIC's on the teaching and learning process in higher education between the years 2011-2021. This was done by contextualizing higher education and digital inclusion in federal universities, seeking to understand and analyze the impacts of the use of digital technologies in the teaching process in higher education, identifying how the processes take place in universities managed by the federal government, The present work constitutes a qualitative literature review, with data extracted from the CAPES Theses/Dissertations database. Research has shown that there have been several attempts to insert technological means into universities and that there have been many difficulties in the process of computerizing these spaces, but with the arrival of the pandemic, this context was the link between teachers, students, institutions and the process of education itself. |
Palavras-chave: | Tecnologia digital - ensino e aprendizagem Inclusão digital Tecnologia educacional - ensino superior |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Citação: | BRAZ, Lenice da Silva; COUTINHO, Vanusa Carneiro de Vasconcelos. O uso das TDIC's no processo de ensino e de aprendizagem na educação superior: uma meta-análise das produções acadêmicas do último decênio. 2022. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Amapá-IFAP, Macapá, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/717 |
Data do documento: | 12-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRAZ; COUTINHO (2022) - O uso das TDIC'S no.pdf | 339,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons