Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/717
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Fábio Colins da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4404734777828009 | pt_BR |
dc.creator | BRAZ, Lenice da Silva | - |
dc.creator | COUTINHO, Vanusa Carneiro de Vasconcelos | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-21T12:16:13Z | - |
dc.date.available | 2022-12-21 | - |
dc.date.available | 2022-12-21T12:16:13Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-12 | - |
dc.identifier.citation | BRAZ, Lenice da Silva; COUTINHO, Vanusa Carneiro de Vasconcelos. O uso das TDIC's no processo de ensino e de aprendizagem na educação superior: uma meta-análise das produções acadêmicas do último decênio. 2022. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Amapá-IFAP, Macapá, AP, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/717 | - |
dc.description.abstract | The use of TDIC in the teaching and learning process in higher education: A meta-analysis of the academic productions of the last decade aims to analyze the digital inclusion that, in the 21st century, has become extremely important for Superior Education Institutions. This academic research carried out a study and analysis of academic productions from scientific articles that reported specificities of the impacts of TDIC's on the teaching and learning process in higher education between the years 2011-2021. This was done by contextualizing higher education and digital inclusion in federal universities, seeking to understand and analyze the impacts of the use of digital technologies in the teaching process in higher education, identifying how the processes take place in universities managed by the federal government, The present work constitutes a qualitative literature review, with data extracted from the CAPES Theses/Dissertations database. Research has shown that there have been several attempts to insert technological means into universities and that there have been many difficulties in the process of computerizing these spaces, but with the arrival of the pandemic, this context was the link between teachers, students, institutions and the process of education itself. | pt_BR |
dc.description.resumo | A finalidade de pesquisar o tema: O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no processo de ensino e de aprendizagem na educação superior: Uma meta-análise das produções acadêmicas do último decênio, visa analisar a inclusão digital que no século XXI, tornou-se de extrema importância para as Instituições de Ensino Superior. Este estudo realizou uma análise de produções acadêmicas a partir de artigos científicos que relatavam especificidades dos impactos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem na educação superior entre os anos de 2011 a 2021. Contextualizando a educação superior e a inclusão digital nas universidades federais, buscando compreender e analisar os impactos do uso das tecnologias digitais no processo de ensino na educação superior, identificando como os processos se dão nas universidades geridas pelo governo federal. A pesquisa foi realizada através de cunho bibliográfico, com caráter qualitativo de análise de trabalhos acadêmicos já pesquisados, tendo como fontes de coletas de dados, o banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES - Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, periódicos como: Revista Universidade e Sociedade, Revista Educação e Sociedade, e Revista Avaliação da Educação. Tendo como método de análise uma abordagem qualitativa, descritiva, baseados em artigos já publicados, com a finalidade de contextualizar a temática com a realidade desse século. As pesquisas apontaram que foram diversas as tentativas de inserção dos meios tecnológicos nas universidades e que muitas foram as dificuldades no processo de informatização desses espaços, mas com a chegada da pandemia esse contexto foi o elo entre professores, alunos, instituições e o próprio processo de ensino. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Vanusa Coutinho (vanusa.cout28@outlook.com) on 2022-08-05T23:40:26Z No. of bitstreams: 1 COUTINHO (2022); BRAZ (2022). O uso das tdic's no processo de ensino.pdf: 571359 bytes, checksum: f3b11e471dd6fa6c469fd400c8c85691 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Vanusa, Para que seu depósito seja aceito, você deve observar duas situações: correções na descrição do autodepósito e correções de formatação do seu trabalho: Para a correção de descrição de autodepósito, observei que você deve corrigir a pontuação e autores da Referência de seu trabalho em "Citar como". Para a correção de Formatação do trabalho: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações para formatar seu trabalho. Observei as seguintes situações: 1 - corrigir cabeçalho da capa; 2 - apenas o título do trabalho deve estar destacado em negrito; 3 - corrigir as margens das páginas. Veja no Guia; 4 - corrigir a ficha catalográfica. Ela deve ser emitida pelo sistema, cujo link está disponível em "Documentos úteis"; 5 - na folha de aprovação, o nome dos autores vem antes do título; 6 - o título das seções devem estar alinhados no limite da margem superior; 7 - a fonte da epígrafe está diferente do restante do texto. NÃO É O TIMES NEW ROMAN QUE VOCÊ ESTÁ USANDO???? 8 - corrigir a formatação dos resumos. Veja no Guia; 9 - corrigir a lista de abreviatura e siglas; 10 - corrigir formatação do Sumário; 11 - corrigir paginação; 12 - corrigir formatação do texto. Deve ter 1,5 de espaçamento entrelinhas. Observe o texto da Introdução; 13 - CADÊ O INDICADOR NUMÉRICO DA INTRODUÇÃO????? 14 - corrigir a formatação das seções no corpo do texto. O mesmo formato que ficar no sumário, deve ser corrigido no texto; 15 - as seções devem ficar alinhadas no limite da margem esquerda da página; 16 - as seções principais devem começar em folhas distintas. Observe a seção 3 e 5; 17 - corrigir a formatação da página das Referências; 18 - retirar a última folha em branco. Antes de fazer o autodepósito, é dever do discente colocar o trabalho no padrão que está no Guia de Formatação. Não podemos aceitar trabalho de qualquer jeito. Aguardamos o depósito com os ajustes. on 2022-08-08T15:01:12Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Vanusa Coutinho (vanusa.cout28@outlook.com) on 2022-09-02T02:49:33Z No. of bitstreams: 1 BRAZ (2022); COUTINHO (2022) - O uso das TDIC'S no processo. pdf.pdf: 357370 bytes, checksum: 16ff5cf5448cc401500973d79d8cd151 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Vanusa! Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer algumas correções de formatação do seu trabalho. Para isso, você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações para formatar seu trabalho. Observei as seguintes situações: 1 - verificar se as margens das páginas estão corretas, pois a margem inferior aparenta ter mais de 2 cm. A não ser que vc não esteja colocando os elementos no limite da margem. Observe isso; 2 - corrigir o código cutter do sobrenome Braz, pois não é 566, o próprio sistema se encarrega de emitir o código correto. Inclusive, sugiro fazer um print da ficha e colar em seu trabalho, pois a quarta linha baixou de posição. O sistema se encarrega de emitir a ficha no padrão para colocar em seu trabalho. Refaça a ficha; 3 - corrigir o recuo da epígrafe, pois como se trata de uma citação, o recuo é de 4 cm; 4 - retirar o destaque em negrito das siglas e coloca-las em ordem alfabética; 5 - no sumário, corrigir o alinhamento das seções 3.1, 3.2, e 3.3, pois elas ficam alinhadas aos títulos das seções e não aos indicadores numéricos; 6 - corrigir as Referências, pois elas são no espaçamento simples e todas alinhadas à esquerda da página. Veja no Guia Após essas correções, faça um novo depósito on 2022-09-15T14:23:04Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Vanusa Coutinho (vanusa.cout28@outlook.com) on 2022-12-20T14:40:00Z No. of bitstreams: 1 BRAZ (2022); COUTINHO (2022) - O uso das TDIC'S no processo. pdf.pdf: 357370 bytes, checksum: 16ff5cf5448cc401500973d79d8cd151 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Vanusa!!! Mais uma vez, solicito que faça uma revisão de seu trabalho utilizando o Guia de formatação de TCC. Siga as orientações e modelos das capas e demais formatações: Veja: 1 - nas capas você coloca "Macapá, AP". Coloque apenas Macapá; 2 - sobre a ficha catalográfica. Você precisa corrigi-lá, pois a ficha está desformatada. O sistema não emite com a linha deslocada. sugiro fazer um print da ficha e colar em seu trabalho, pois a quarta linha baixou de posição. O sistema se encarrega de emitir a ficha no padrão para colocar em seu trabalho. Refaça a ficha; 3 - corrigir o recuo da epígrafe, pois como se trata de uma citação, o recuo é de 4 cm; 4 - corrigir as palavras-chave, pois são em letras minúsculas; 5 - retirar o destaque em negrito das siglas e coloca-las em ordem alfabética; 6 - no sumário, corrigir o alinhamento das seções 3.1, 3.2, e 3.3, pois elas ficam alinhadas aos títulos das seções e não aos indicadores numéricos. Veja o modelo de sumário no Guia; 7 - corrigir a formatação da folha de Referências, pois elas são no espaçamento simples e todas alinhadas à esquerda da página. Veja no Guia Antes de fazer um novo depósito, faça uma revisão utilizando o Guia de formatação para evitar que retorne para ajustes. on 2022-12-20T16:37:01Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Vanusa Coutinho (vanusa.cout28@outlook.com) on 2022-12-20T17:40:21Z No. of bitstreams: 1 BRAZ_(2022);_COUTINHO_(2022)_-_O_uso_das_TDIC'S_no_processo._pdf.pdf: 347293 bytes, checksum: 44e9415b85b8f227d41fa63088a93a54 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2022-12-21T12:16:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BRAZ_(2022);_COUTINHO_(2022)_-_O_uso_das_TDIC'S_no_processo._pdf.pdf: 347293 bytes, checksum: 44e9415b85b8f227d41fa63088a93a54 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-12-21T12:16:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BRAZ_(2022);_COUTINHO_(2022)_-_O_uso_das_TDIC'S_no_processo._pdf.pdf: 347293 bytes, checksum: 44e9415b85b8f227d41fa63088a93a54 (MD5) Previous issue date: 2022-07-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia - EAD | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tecnologia digital - ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional - ensino superior | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.title | O uso das TDIC's no processo de ensino e de aprendizagem na educação superior: uma meta-análise das produções acadêmicas do último decênio. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRAZ; COUTINHO (2022) - O uso das TDIC'S no.pdf | 339,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons