Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/716
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | GUIMARÃES, Luciana Carlena Correia Velasco | - |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0002-7891-8327 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2385112302119235 | pt_BR |
dc.creator | NUNES, Stephane Mayara Melo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7785826576280454 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-20T19:30:57Z | - |
dc.date.available | 2022-12-14 | - |
dc.date.available | 2022-12-20T19:30:57Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Stephane Mayara Melo. Fundamentos para metodologias baseadas em jogos. 2022. 11f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/716 | - |
dc.description.abstract | This article aims to defend the use of technology and games in education, as well as it presents fundamental concepts for a good teaching practice in the current context, where technology provides the basis for a society completely immersed in its benefits. It is a bibliographic research that analyzed the work of Celso Antunes, Howard Gardner, Marc Prensky and Maria Montessori, basing on the concepts of Multiple Intelligences and Digital Natives, and the precepts of methods that value the well-being, creativity and experience of the student, as well as the use of games in education, aiming to promote the creation of teaching methodologies that use Gamification, for teachers who have little knowledge in this area. The theoretical assumptions used are directed, for the most part, to early childhood education, but also offers support for all stages of education, since the appreciation, the critical thinking and well-being of the student are the main focus for possible methodologies based on what it states in this article. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como propósito defender o uso da tecnologia e de jogos na educação, bem como apresentar conceitos fundamentais para uma boa prática de ensino no contexto atual, onde a tecnologia fornece a base para uma sociedade completamente imersa em seus benefícios. É uma pesquisa de caráter bibliográfico que analisou a obra de Celso Antunes, Howard Gardner, Marc Prensky e Maria Montessori, partindo dos conceitos de Inteligências Múltiplas e Nativos Digitais, e dos preceitos de métodos que valorizam o bem-estar, criatividade e experiência do aluno, bem como os jogos na educação, com o intuito de fomentar a criação de metodologias de ensino que utilizem a Gamificação, para docentes que possuem pouco conhecimento na área. Os pressupostos teóricos utilizados são direcionados, em sua maioria, à educação infantil, mas oferecem suporte para todas as etapas do ensino, uma vez que a valorização do aluno, seu pensamento crítico e bem estar são o foco principal para metodologias possíveis a partir do exposto neste artigo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Stephane Nunes (stephane.nunes@outlook.com) on 2022-12-20T13:40:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) NUNES (2022) - Fundamentos para metodologias.pdf: 119676 bytes, checksum: e517b1fa37620f6ad3af64e49bea7c5a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2022-12-20T19:30:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) NUNES (2022) - Fundamentos para metodologias.pdf: 119676 bytes, checksum: e517b1fa37620f6ad3af64e49bea7c5a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-12-20T19:30:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) NUNES (2022) - Fundamentos para metodologias.pdf: 119676 bytes, checksum: e517b1fa37620f6ad3af64e49bea7c5a (MD5) Previous issue date: 2022-12-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Informática na Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogos na educação | pt_BR |
dc.subject | Gamificação - metodologia | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional - jogos | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Fundamentos para metodologias baseadas em jogos | pt_BR |
dc.title.alternative | Elements for games-based methodologies | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NUNES (2022) - Fundamentos para metodologias.pdf | 116,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons