Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/713
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo-
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2886-0702pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3281668032776122pt_BR
dc.contributor.advisor-co1GOMES, Jeondson Costa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7673811967963760pt_BR
dc.creatorPANTOJA, Almir Elison Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8746620667415798pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-20T13:16:33Z-
dc.date.available2022-12-20-
dc.date.available2022-12-20T13:16:33Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.citationPANTOJA, Almir Elison Rodrigues. Aprendizagem ativa com aplicativo de matemática em libras. 2022. 11f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP,pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/713-
dc.description.abstractLearning can be understood as a process of knowledge construction through the experience of doing. Therefore, this study has as main objective to conduct the learning development of deaf students in the literacy process through educational actions of active learning in the four basic operations of mathematics using the CálcLibras application and contribute to the education of the deaf community. For this, it was chosen to use a qualitative approach, classification of applied research and substantiation through bibliographic research. The study was addressed to two people, a deaf and a listener with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and it was found that both were appreciative of the application, in which they made statements that were important for the implementation of the current and next versions of CálcLibras. The result showed that active learning, as well the digital technologies gained more space and appreciation when understood as an important part of the knowledge construction process with active participation and protagonism of the deaf student.pt_BR
dc.description.resumoA aprendizagem pode ser entendida como um processo de construção de conhecimento através da experiência do fazer. Diante disso, este estudo tem como principal objetivo conduzir o desenvolvimento do aprendizado de alunos surdos em processo de alfabetização através de ações educativas de aprendizagem ativa nas quatro operações básicas da matemática com uso do aplicativo CálcLibras e contribuir para a educação da comunidade surda. Para isso, optou-se por utilizar abordagem qualitativa, classificação de pesquisa aplicada e fundamentação por meio de pesquisa bibliográfica. O estudo foi dirigido a duas pessoas, um surdo e um ouvinte com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e verificou-se que ambos foram apreciadores do aplicativo, no qual fizeram colocações que foram importantes para a implementação da atual e próximas versões do CálcLibras. O resultado: O aplicativo foi avaliado por dois participantes e mostrou-se que a aprendizagem ativa, bem como as tecnologias digitais ganharam mais espaço e apreciação quando entendidas como parte importante do processo de construção do conhecimento com participação ativa e protagonismo do aluno surdo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Almir Pantoja (almirelison@hotmail.com) on 2022-12-17T03:31:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) PANTOJA (2022) - Aprendizagem ativa com aplicativo.pdf: 462285 bytes, checksum: e21da815a21f92abe5ca697a821b9039 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Almir Pantoja!!! Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu artigo: Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas. 1 - o título deve ser redigido em letras minúsculas, não em maiúsculas; 2 - o sobrenome do autor e orientador devem ser redigidos em letras maiúsculas e o prenome completo em minúscula; 3 - as palavras-chave devem ser redigidas em português e cada uma em um campo distinto, não juntas em um único campo. Para a correção de Formatação do seu artigo: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. Lá você encontra também um template para artigo acadêmico. Veja: 1 - o título do trabalho deve ser destacado com negrito; 2 - as palavras-chave devem ser redigidas em letras minúsculas, assim como orientado no Guia e template; 3 - data de apresentação não deve ser redigido em letras maiúsculas. É obrigatório acrescentar a data; 4 - o tamanho da fonte da paginação deve ser menor que a do texto; 5 - faltou dar um espaço entre o texto e a citação recuada. Estão muito próximos esses elementos; 6 - faltou dar um espaço entre o texto e a legenda das figuras. Estão muito próximos esses elementos; 7 - fazer uma revisão na formatação das referências. Veja os modelos no Guia. Faça uma revisão antes de fazer um novo depósito para evitar que retorne para ajustes. on 2022-12-19T13:38:56Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Almir Pantoja (almirelison@hotmail.com) on 2022-12-19T17:39:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) PANTOJA (2022) - Aprendizagem ativa com aplicativo.pdf: 463986 bytes, checksum: e2cf82fbcc5ef80cf98650b104456886 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Prezado, Quanto a descrição do depósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. 1- Corrigir Tipo de trabalho: Artigo Acadêmico; 2- colocarr número de folhas do artigo na citação; Quanto a Formatação do trabalho: deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos em “Documentos úteis”. 1- Colocar espaçamento entre o final da subseção 3.1 e inicio da 3.2; 2- corrigir referências, verificar exemplos de referencias, no guia de trabalhos acadêmicos, a partir do folha 18. Obs.: Após correções, fazer um novo depósito on 2022-12-19T19:07:34Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Almir Pantoja (almirelison@hotmail.com) on 2022-12-20T01:01:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) PANTOJA (2022) - Aprendizagem ativa com aplicativo.pdf: 463816 bytes, checksum: 3dacb9bd14e1bce63d67cd06f9d155a7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2022-12-20T13:16:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) PANTOJA (2022) - Aprendizagem ativa com aplicativo.pdf: 463816 bytes, checksum: 3dacb9bd14e1bce63d67cd06f9d155a7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-20T13:16:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) PANTOJA (2022) - Aprendizagem ativa com aplicativo.pdf: 463816 bytes, checksum: 3dacb9bd14e1bce63d67cd06f9d155a7 (MD5) Previous issue date: 2022-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Informática na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectComunidade surdapt_BR
dc.subjectMatemática básica - libraspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleAprendizagem ativa com aplicativo de matemática em libraspt_BR
dc.typeArtigo Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PANTOJA (2022) - Aprendizagem ativa com aplicativo.pdf452,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons