Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/710
Tipo: | Artigo Acadêmico |
Título: | Aplicativo educacional enem tucuju: metodologia de ensino para os alunos do ensino médio das escolas amapaenses |
Autor(es): | PINHEIRO, Jonathas David Barros |
Primeiro Orientador: | RODRIGUES, Andrew Hemerson Galeno |
Resumo: | O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é muito importante para todos os alunos que estão saindo do ensino médio para pleitear uma vaga no ensino superior, desta forma o presente trabalho vem trazer um recurso educacional para ajudar os jovens nesse momento importante da vida. O presente artigo faz uma reflexão conceitual sobre o desenvolvimento do aplicativo ENEM TUCUJU, esse aplicativo visa facilitar e democratizar o processo de ensino e aprendizagem, voltado para atender estudantes amapaenses que estão se preparando para o ENEM. A necessidade de tal projeto é atender uma demanda específica dos alunos em relação à procura de ferramentas digitais para acessar conteúdos educacionais, aplicados no ENEM. O desenvolvimento do aplicativo deu-se por meio de reuniões virtuais, pesquisas, estudos, debates, levantamentos bibliográficos, elaboração e produção do aplicativo. Como resultado foi possível implementar um aplicativo desenvolvido no App Inventor com as seguintes funcionalidades: exercício, agenda, quiz, chats, suporte, aulas ao vivo com interatividade, links para inscrição e acompanhamento das notícias do ENEM. Educação. |
Abstract: | The National High School Exam (ENEM) is very important for all students who are leaving high school to plead for a place in higher education, so this work comes to bring an educational resource to help young people in this important moment of life. This article is a conceptual reflection on the development of the application ENEM TUCUJU, this application aims to facilitate and democratize the process of teaching and learning, geared to serve students from Amapa who are preparing for ENEM. The need for such a project is to meet a specific demand from students in relation to the demand for digital tools to access educational content, applied in ENEM. The development of the application took place through virtual meetings, research, studies, debates, bibliographic research, and the elaboration and production of the application. As a result, it was possible to implement an application developed in App Inventor with the following functionalities: exercise, agenda, quiz, chats, support, live classes with interactivity, links for enrollment, and monitoring of ENEM news. |
Palavras-chave: | Aplicativo - recurso educacional Tecnologia educacional Enem Tucuju |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Pós-Graduação Informática na Educação |
Citação: | PINHEIRO, Jonathas David Barros. Aplicativo educacional Enem Tucuju: metodologia de ensino para os alunos do ensino médio das escolas amapaenses. 2022. 16f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/710 |
Data do documento: | 8-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PINHEIRO (2022) - Aplicativo Enem Tucuju.pdf | 297,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons