Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/707
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O ensinar e o aprender mediado pela ludicidadena EJA |
metadata.dc.creator: | CARVALHEDO, Valdira Pereira MORAIS, Valdineia Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | FERREIRA, Karla Cristina Andrade |
metadata.dc.description.resumo: | RESUMO O presente estudo traz como tema “O Ensinar e o aprender mediado pela ludicidade na EJA. A elaboração do mesmo foi através de estudos que fazem uma abordagem histórica, conceitual e educacional da educação de jovens e adultos, bem como, a utilização do lúdico e da ludicidade como mediação pedagógica. Para realização deste trabalho foram desenvolvidas pesquisas bibliográficas e de fundamentação teórica com base em autores de trabalhos relevantes publicados sobre o assunto como: Gadotti (2010), Freire (2009), Scocuglia (2009), Ramos (2015), dentre outros, contribuíram para o embasamento teórico e técnico do trabalho. Após o estudo, inferiu-se que o desenvolvimento das atividades lúdicas possibilita o enriquecimento da pratica docente e a aprendizagem dos alunos, sendo uma metodologia adequada para superar as dificuldades encontradas na EJA pelo corpo docente, coordenação pedagógica e alunos. |
Abstract: | ABSTRACT The present study has as its theme “Teaching and learning mediated by playfulness in EJA. The elaboration of the same was through studies that make a historical, conceptual and educational approach to youth and adult education, as well as the use of playfulness and playfulness as a pedagogical mediation. To carry out this work were developed bibliographical and theoretical research based on authors of relevant published works on the subject such as: Gadotti (2010), Freire (2009), Scocuglia (2009), Ramos (2015), among others, contributed to the theoretical and technical basis of the work. After the study, it was inferred that the development of playful activities enables the enrichment of teaching practice and student learning, being an appropriate methodology to overcome the difficulties encountered in the EJA by the faculty, pedagogical coordination and students. |
Keywords: | Lúdico Aprendizagem Educação de Jovens e Adultos |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal de Educação Científica e Tecnológica do Amapá |
metadata.dc.publisher.initials: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Citation: | CARVALHEDO, Valdira Pereira; MORAIS, Valdineia Silva. O ensinar e o aprender mediado pela ludicidade na EJA. 2022. 32f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em pedagogia)-Instituto Federal do Amapá. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/707 |
Issue Date: | 30-Apr-2022 |
Appears in Collections: | TCCSNT - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O Ensinar e o aprender mediado pela ludicidade na EJA (1).pdf | CARVALHEDO (2022); MORAIS (2022) | 256,1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.