Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/707
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Karla Cristina Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4003409472225136pt_BR
dc.creatorCARVALHEDO, Valdira Pereira-
dc.creatorMORAIS, Valdineia Silva-
dc.date.accessioned2022-12-16T15:09:57Z-
dc.date.available2022-12-15-
dc.date.available2022-12-16T15:09:57Z-
dc.date.issued2022-04-30-
dc.identifier.citationCARVALHEDO, Valdira Pereira; MORAIS, Valdineia Silva. O ensinar e o aprender mediado pela ludicidade na EJA. 2022. 32f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em pedagogia)-Instituto Federal do Amapá.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/707-
dc.description.abstractABSTRACT The present study has as its theme “Teaching and learning mediated by playfulness in EJA. The elaboration of the same was through studies that make a historical, conceptual and educational approach to youth and adult education, as well as the use of playfulness and playfulness as a pedagogical mediation. To carry out this work were developed bibliographical and theoretical research based on authors of relevant published works on the subject such as: Gadotti (2010), Freire (2009), Scocuglia (2009), Ramos (2015), among others, contributed to the theoretical and technical basis of the work. After the study, it was inferred that the development of playful activities enables the enrichment of teaching practice and student learning, being an appropriate methodology to overcome the difficulties encountered in the EJA by the faculty, pedagogical coordination and students.pt_BR
dc.description.resumoRESUMO O presente estudo traz como tema “O Ensinar e o aprender mediado pela ludicidade na EJA. A elaboração do mesmo foi através de estudos que fazem uma abordagem histórica, conceitual e educacional da educação de jovens e adultos, bem como, a utilização do lúdico e da ludicidade como mediação pedagógica. Para realização deste trabalho foram desenvolvidas pesquisas bibliográficas e de fundamentação teórica com base em autores de trabalhos relevantes publicados sobre o assunto como: Gadotti (2010), Freire (2009), Scocuglia (2009), Ramos (2015), dentre outros, contribuíram para o embasamento teórico e técnico do trabalho. Após o estudo, inferiu-se que o desenvolvimento das atividades lúdicas possibilita o enriquecimento da pratica docente e a aprendizagem dos alunos, sendo uma metodologia adequada para superar as dificuldades encontradas na EJA pelo corpo docente, coordenação pedagógica e alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valdira Carvalhedo (valdiracarvalhedo@gmail.com) on 2022-06-04T21:12:37Z No. of bitstreams: 1 O ENSINAR E O APRENDER MEDIADO PELA LUDICIDADE NA EJA.pdf: 494751 bytes, checksum: 808dd993229cd11597a990dbe1ae265b (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Fábio Magalhães (fabio.magalhaes@ifap.edu.br), reason: Ao analisar o trabalho identificamos alguns problemas que precisam ser sanados. Por isso orientamos que sejam feitas as seguintes correções: Corrigir a capa; Corrigir a folha e rosto. o termo é EAD ou E a d? Fazer correções na folha de aprovação; Corrigir o sumário; Corrigir as citações diretas e indiretas; Corrigir as referências; Informamos que na aba documentos úteis do site do Repositório institucional do IFAP Se encontram o Guia de formatação e estrutura de trabalhos acadêmicos do IFAP , o Template de TCC , o tutorial para emissão de ficha catalográfica e o Tutorial de autodepósito. Estes documentos dão as diretrizes para que o aluno tenha bom êxito no processo de publicação do seu trabalho no RI – IFAP. Caso precise de maiores esclarecimentos, favor entrar em contato atarvés do watzap (96) 98125-1441. on 2022-07-08T15:25:52Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Valdira Carvalhedo (valdiracarvalhedo@gmail.com) on 2022-08-06T15:05:19Z No. of bitstreams: 2 O ENSINAR E O APRENDER MEDIADO PELA LUDICIDADE NA EJA.pdf: 494751 bytes, checksum: 808dd993229cd11597a990dbe1ae265b (MD5) O ENSINAR E O APRENDER MEDIADO PELA LUDICIDADE NA EJA.pdf: 338649 bytes, checksum: bcc4e03c54028beed667953d5b1c6f36 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Fábio Magalhães (fabio.magalhaes@ifap.edu.br), reason: Ao analisar o trabalho identificamos alguns problemas que precisam ser sanados. Por isso orientamos que sejam feitas as seguintes correções: Fazer correções na capa: Observar o template de TCC e o Guia de formatação e estrutura de trabalhos acadêmicos do IFAP. Fica a dica. Foi colocado a que campus o curso pertence? Fazer correções na folha de epígrafe. Observar o template de TCC e o Guia de formatação e estrutura de trabalhos acadêmicos do IFAP. Fica a dica : o ano e a páginação do texto usado foram citados? Fazer correções no texto Palavras-chave. Observar o template de TCC e o Guia de formatação e estrutura de trabalhos acadêmicos do IFAP. Fica a dica: a expressão palavras-chave está em caixa alta? Fazer correções no texto Keywords. Observar o template de TCC e o Guia de formatação e estrutura de trabalhos acadêmicos do IFAP. Fica a dica: a expressão Keywords está em caixa alta? Corrigir o sumário: fazer de acordo com o que determina o template de TCC e o Guia de formatação e estrutura de trabalhos acadêmicos do IFAP. Fica a dica: a numeração do sumário está alinhada, o ítem 2.1 do sumário está de acordo com o que determina a regra do sumário? Corrigir os títulos dos capítulos e observar os espaçamentos entre os títulos dos capitulos e o texto . Fazer de acordo com o que determina o template de TCC e o Guia de formatação e estrutura de trabalhos acadêmicos do IFAP. Corrigir as citações diretas e indiretas: Fazer de acordo com o que determina o Guia de formatação e estrutura de trabalhos acadêmicos do IFAP. Corrigir as referências. Fazer de acordo com o que determina o Guia de formatação e estrutura de trabalhos acadêmicos do IFAP Informamos que na aba documentos úteis do site do Repositório institucional do IFAP Se encontram o Guia de formatação e estrutura de trabalhos acadêmicos do IFAP , o Template de TCC , o tutorial para emissão de ficha catalográfica e o Tutorial de autodepósito. Estes documentos dão as diretrizes para que o aluno tenha bom êxito no processo de publicação do seu trabalho no RI – IFAP. on 2022-08-16T18:08:47Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Valdira Carvalhedo (valdiracarvalhedo@gmail.com) on 2022-12-14T23:43:06Z No. of bitstreams: 1 O Ensinar e o aprender mediado pela ludicidade na EJA (1).pdf: 262249 bytes, checksum: 3c4d99f3258020997eb0e88f6a509781 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fábio Magalhães (fabio.magalhaes@ifap.edu.br) on 2022-12-16T15:09:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 O Ensinar e o aprender mediado pela ludicidade na EJA (1).pdf: 262249 bytes, checksum: 3c4d99f3258020997eb0e88f6a509781 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-16T15:09:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O Ensinar e o aprender mediado pela ludicidade na EJA (1).pdf: 262249 bytes, checksum: 3c4d99f3258020997eb0e88f6a509781 (MD5) Previous issue date: 2022-04-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação Científica e Tecnológica do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogia - EADpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO ensinar e o aprender mediado pela ludicidadena EJApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCSNT - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Ensinar e o aprender mediado pela ludicidade na EJA (1).pdfCARVALHEDO (2022); MORAIS (2022)256,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.