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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/704
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | DIAS, Kleniomar Lopes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5342051519912757 | pt_BR |
dc.creator | FERREIRA, Soraia Brito | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-13T13:38:59Z | - |
dc.date.available | 2022-12-13 | - |
dc.date.available | 2022-12-13T13:38:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-07 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Soraia Brito. O uso dos jogos digitais no processo de alfabetização. 2022. 10f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/704 | - |
dc.description.abstract | Digital pedagogical games awaken motivation, imagination, concentration, logical reasoning and engagement in children, and therefore are facilitating instruments in the literacy process. The objective of this research is to identify whether digital games are used as a pedagogical tool in some schools in the municipal education network of Macapá-AP, in addition to knowing the benefits and challenges of using such a pedagogical tool and detecting the reality of the presence of technology in municipal schools. . For this research, a bibliographical review was carried out on the subject, in addition to verifying through the collection of data in a form on Google Forms with education professionals who work in schools to understand how the use of digital games help in student learning, eleven pedagogues distributed in different schools of the network participated in the research. At the conclusion of the research, it was observed that there are great challenges for the use of digital games in municipal schools and, to apply them efficiently, the teacher of the municipal education network needs to acquire skills in handling technological equipment that allow the use of the digital games as a pedagogical tool in the classroom. | pt_BR |
dc.description.resumo | Os jogos pedagógicos digitais despertam nas crianças a motivação, a imaginação, a concentração, o raciocínio lógico e o engajamento, e por isso são instrumentos facilitadores no processo de alfabetização. O objetivo desta pesquisa é identificar se os jogos digitais são usados como ferramenta pedagógica em algumas escolas da rede de ensino do município de Macapá-AP, além de conhecer os benefícios e desafios ao utilizar tal ferramenta pedagógica e detectar a realidade da presença de tecnologia nas escolas municipais. Para essa pesquisa, foi efetuada uma revisão bibliográfica sobre o tema, além de verificar através da coleta de dados em um formulário no Google Forms com profissionais da educação que atuam nas escolas para entender de que forma a utilização de jogos digitais auxiliam na aprendizagem de alunos, onze pedagogos(as) distribuídos (as) em diferentes escolas da rede participaram da pesquisa. Na conclusão da pesquisa, observou-se que existem grandes desafios para o uso dos jogos digitais nas escolas municipais e, para aplicá-las de forma eficiente, o docente da rede municipal de ensino necessita adquirir habilidades em manusear equipamentos tecnológicos que permitam o uso dos jogos digitais como ferramenta pedagógica em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Soraia Ferreira (soraiab087@gmail.com) on 2022-12-13T00:39:15Z No. of bitstreams: 1 FERREIRA (2022).pdf: 714243 bytes, checksum: 31a636ca4f93ebcaa9a91a361b3dcd2d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2022-12-13T13:38:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FERREIRA (2022).pdf: 714243 bytes, checksum: 31a636ca4f93ebcaa9a91a361b3dcd2d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-12-13T13:38:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FERREIRA (2022).pdf: 714243 bytes, checksum: 31a636ca4f93ebcaa9a91a361b3dcd2d (MD5) Previous issue date: 2022-12-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Informática na Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogos digitais - pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização - jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Jogos pedagógicos - digital | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | O uso dos jogos digitais no processo de alfabetização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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FERREIRA (2022) - O uso de jogos digitais.pdf | 697,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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