Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/697
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Como se deu a educação de ensino fundamental durante o período de pandemia em Oiapoque |
Autor(es): | ARAUJO, Edvania Raposo |
Primeiro Orientador: | LEAL, Joana Cintría Pinto |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso consiste em como se deu a educação de ensino fundamental durante o período de pandemia em Oiapoque. Este por sua vez, foi criado a partir da técnica de método exploratório, fazendo uma abordagem de modo qualitativo; com isto, a partir de pesquisas bibliográficas, fazendo uso de livros e artigos científicos para o embasamento; e uma pesquisa de campo através de um questionário contendo onze questões focadas nos objetivos em compreender como as escolas de ensino fundamental do município de Oiapoque lidaram com as restrições educacionais impostos pela pandemia da COVID-19. Portanto, esta pesquisa demonstra quais foram os entraves que ocorreram neste período como, a falta de preparação dos professores para o ensino a distância, falta de recursos, evasão e também de que eles foram sendo superados ou contornados para que o ensino pudesse continuar seu percurso, ou seja, como as escolas conseguiram se superarem, para isto foi necessário quem estava ensinando se colocar ainda mais na posição de aprendizado, exercendo a auto criticidade. |
Abstract: | The present course conclusion work consists of how elementary school education took place during the pandemic period in Oiapoque. This one, in turn, was created from the exploratory method technique, making a qualitative approach; with this, from bibliographical research, making use of books and scientific articles for the basement; and a field research through a questionnaire containing eleven questions focused on the objectives of understanding how elementary schools in the municipality of Oiapoque dealt with the educational restrictions imposed by the COVID-19 pandemic. Therefore, this research demonstrates what were the obstacles that occurred in this period, such as the lack of preparation of teachers for distance learning, lack of resources, evasion and also that they were overcome or circumvented so that teaching could continue its course. that is, as schools were able to surpass themselves, for this it was necessary for those who were teaching to put themselves even more in the learning position, exercising self-criticism. |
Palavras-chave: | educação pandemia oiapoque |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | UAB |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Pedagogia - EAD Brasil |
Citação: | ARAÚJO, Edvania Raposo. Como se deu a educação de ensino fundamental durante o período de pandemia em Oiapoque. 2022.27f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/697 |
Data do documento: | 22-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCOPQ - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARAUJO (2022) Como se deu a educação.pdf | 266,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons