Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/694
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso de conteúdo digital do instagram no ensino de química: explorando perfis de química como recurso didático
Autor(es): SANTOS, Josineia Barroso dos
Primeiro Orientador: SILVA, Jamil da
Resumo: O desenvolvimento educacional, com foco na aprendizagem, tem ocorrido em paralelo com as tendências globais. Pode-se citar como exemplo desse desenvolvimento o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), que tem seu uso fomentado na educação. Além disso, a inserção no âmbito educacional das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) têm proporcionado um avanço tecnológico no ensino, bem como, contribuiu de maneira significativa para o processo de ensino e aprendizagem. As redes sociais também têm sido um instrumento que tem auxiliado no processo de ensino e aprendizagem, haja vista que o público jovem possui cadastro, em sua maioria, em algum tipo de rede social. O presente trabalho buscou analisar como os conteúdos digitais de Química no Instagram podem ser utilizados como recursos didáticos em sala de aula, bem como, realizar uma pesquisar nos perfis no Instagram que compartilhem conteúdo relacionado à Química. Como metodologia foi realizada uma pesquisa bibliográfica das literaturas que abordam o tema em questão. Quanto aos fins, a pesquisa é explicativa, no que compete ao tipo de abordagem é qualitativa. Para tratamento dos dados coletados, o instrumento de coleta e análise foi o fichamento de artigos científicos, destacados alguns pontos julgados interessantes, como as seções principais dos textos, entre elas as referências, palavras-chave, objetivos, metodologia, resultados e considerações. Dessa forma, foram selecionados dois artigos para análise e discussão sobre os pontos comuns e divergentes entre os autores. Foram selecionados e analisados alguns perfis no Instagram que apresentavam conteúdos voltados para o ensino de Química. Observou-se que é possível que o professor insira algumas ferramentas metodológicas publicadas nesses perfis como, por exemplo, imagens, vídeos, mapas mentais e podcasts. Foram encontrados muitos perfis com comprometimento com a ciência, mas também perfis que não apresentavam os conceitos com tanta clareza. Dessa maneira, espera-se que este estudo possa contribuir com o Ensino de Química e proporcionar aos professores outras metodologias. Como limitação da pesquisa, foram encontrados poucos artigos que abordassem o uso do Instagram como ferramenta para auxiliar no ensino de química. Nesse sentido, sugere-se que professores e pesquisadores que se interessem pelo tema da presente pesquisa possam desenvolver estudos futuros introduzindo novas ferramentas para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem por meio das redes sociais, em particular, o Instagram.
Abstract: Educational development, with a focus on learning, has occurred in parallel with global trends. One can cite as an example of this development the use of Information and Communication Technologies (ICT), which has its use encouraged in education. In addition, the insertion in the educational scope of Digital Information and Communication Technologies - TDIC have provided a technological advance in teaching, as well as contributed significantly to the teaching and learning process. Social networks have also been an instrument that has helped in the teaching and learning process, given that the young audience is mostly registered in some type of social network. The present work sought to analyze how the digital content of Chemistry on Instagram can be used as teaching resources in the classroom, as well as to carry out a search on Instagram profiles that share content related to Chemistry. As a methodology, bibliographic research of the literatures that address the topic in question was carried out. For treatment of the collected data, the instrument of collection and analysis was the file, thus, two articles were selected for analysis and discussion on the common and divergent points between the authors. Some profiles on Instagram that presented content aimed at teaching chemistry were analyzed and selected. it was observed that it is possible for the teacher to insert some methodological tools published in these profiles, such as images, videos, mind maps and podcast. Many profiles were found with a commitment to science, but some profiles were also found that did not present the concepts so clearly. In this way, it is expected that this study can contribute to the Teaching of Chemistry and provide teachers with other means of methodologies. As a limitation of the research, few articles were found that addressed the use of Instagram as a tool to assist in the teaching of chemistry. In this sense, it is suggested that teachers and researchers are interested in the subject of the present research and can develop future studies introducing new tools that help the teaching and learning process through social networks, in particular, Instagram.
Palavras-chave: Rede social - recurso didático
Rede social - Instagram
Química - ensino e aprendizagem
Instagram - recurso didátido
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Química
Citação: SANTOS, Josineia Barroso dos. O uso de conteúdo digital do instagram no ensino de química: explorando perfis de química como recurso didático. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, IFAP, Macapá, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/694
Data do documento: 5-Set-2022
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS (2022) - O USO DE CONTEÚDO DIGITAL.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons