Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/694
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1SILVA, Jamil da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2037424084456542pt_BR
dc.creatorSANTOS, Josineia Barroso dos-
dc.date.accessioned2022-11-17T14:11:04Z-
dc.date.available2022-11-17-
dc.date.available2022-11-17T14:11:04Z-
dc.date.issued2022-09-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Josineia Barroso dos. O uso de conteúdo digital do instagram no ensino de química: explorando perfis de química como recurso didático. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, IFAP, Macapá, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/694-
dc.description.abstractEducational development, with a focus on learning, has occurred in parallel with global trends. One can cite as an example of this development the use of Information and Communication Technologies (ICT), which has its use encouraged in education. In addition, the insertion in the educational scope of Digital Information and Communication Technologies - TDIC have provided a technological advance in teaching, as well as contributed significantly to the teaching and learning process. Social networks have also been an instrument that has helped in the teaching and learning process, given that the young audience is mostly registered in some type of social network. The present work sought to analyze how the digital content of Chemistry on Instagram can be used as teaching resources in the classroom, as well as to carry out a search on Instagram profiles that share content related to Chemistry. As a methodology, bibliographic research of the literatures that address the topic in question was carried out. For treatment of the collected data, the instrument of collection and analysis was the file, thus, two articles were selected for analysis and discussion on the common and divergent points between the authors. Some profiles on Instagram that presented content aimed at teaching chemistry were analyzed and selected. it was observed that it is possible for the teacher to insert some methodological tools published in these profiles, such as images, videos, mind maps and podcast. Many profiles were found with a commitment to science, but some profiles were also found that did not present the concepts so clearly. In this way, it is expected that this study can contribute to the Teaching of Chemistry and provide teachers with other means of methodologies. As a limitation of the research, few articles were found that addressed the use of Instagram as a tool to assist in the teaching of chemistry. In this sense, it is suggested that teachers and researchers are interested in the subject of the present research and can develop future studies introducing new tools that help the teaching and learning process through social networks, in particular, Instagram.pt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento educacional, com foco na aprendizagem, tem ocorrido em paralelo com as tendências globais. Pode-se citar como exemplo desse desenvolvimento o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), que tem seu uso fomentado na educação. Além disso, a inserção no âmbito educacional das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) têm proporcionado um avanço tecnológico no ensino, bem como, contribuiu de maneira significativa para o processo de ensino e aprendizagem. As redes sociais também têm sido um instrumento que tem auxiliado no processo de ensino e aprendizagem, haja vista que o público jovem possui cadastro, em sua maioria, em algum tipo de rede social. O presente trabalho buscou analisar como os conteúdos digitais de Química no Instagram podem ser utilizados como recursos didáticos em sala de aula, bem como, realizar uma pesquisar nos perfis no Instagram que compartilhem conteúdo relacionado à Química. Como metodologia foi realizada uma pesquisa bibliográfica das literaturas que abordam o tema em questão. Quanto aos fins, a pesquisa é explicativa, no que compete ao tipo de abordagem é qualitativa. Para tratamento dos dados coletados, o instrumento de coleta e análise foi o fichamento de artigos científicos, destacados alguns pontos julgados interessantes, como as seções principais dos textos, entre elas as referências, palavras-chave, objetivos, metodologia, resultados e considerações. Dessa forma, foram selecionados dois artigos para análise e discussão sobre os pontos comuns e divergentes entre os autores. Foram selecionados e analisados alguns perfis no Instagram que apresentavam conteúdos voltados para o ensino de Química. Observou-se que é possível que o professor insira algumas ferramentas metodológicas publicadas nesses perfis como, por exemplo, imagens, vídeos, mapas mentais e podcasts. Foram encontrados muitos perfis com comprometimento com a ciência, mas também perfis que não apresentavam os conceitos com tanta clareza. Dessa maneira, espera-se que este estudo possa contribuir com o Ensino de Química e proporcionar aos professores outras metodologias. Como limitação da pesquisa, foram encontrados poucos artigos que abordassem o uso do Instagram como ferramenta para auxiliar no ensino de química. Nesse sentido, sugere-se que professores e pesquisadores que se interessem pelo tema da presente pesquisa possam desenvolver estudos futuros introduzindo novas ferramentas para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem por meio das redes sociais, em particular, o Instagram.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josineia Barroso dos Santos (josibarroso360@gmail.com) on 2022-11-10T15:37:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC Josineia SANTOS (2022) O USO DE CONTEÚDO-1 (1).pdf: 1876693 bytes, checksum: d40d43eb8e82c63158b8e2fd6ed65a80 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Josinéia!! Para que seu depósito seja aceito, você deve observar duas situações: correções na descrição do autodepósito e correções de formatação do seu trabalho: Para a correção de descrição de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações, observando que todos os elementos devem estar em letras minúsculas, com exceção dos sobrenomes dos autores e orientador que devem ser redigidos em letras maiúsculas. Observei as seguintes situações: 1 - o título do trabalho deve ser redigito em letras minúsculas, não em maiúsculas; 2 - o sobrenome do autor e orientador, deve estar em letras maiúscula; 2 - o nome do autor e orientador devem estar em sua forma completa, não pela metade; 3 - faltou acrescentar o Abstract; 4 - em “Citar como”, você deve redigir a referência do seu trabalho de forma correta, conforme a NBR 6023/2018. Veja o modelo de Referência de Trabalhos Acadêmicos no Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos; 5 - O arquivo do seu TCC deve ser renomeado de acordo com orientação no referido tutorial. Para a correção de Formatação do trabalho: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações para formatar seu trabalho. Observei as seguintes situações: 1 - o texto recuado que fica na folha de rosto tem o tamanho de fonte menor que o texto; 2 - a ficha catalográfica está fora do padrão. Você deve ler o tutorial para a emissão de ficha e seguir as orientações de preenchimento dos campos; 3 - na folha de aprovação faltou o nome do autor. No Guia tem todos os modelos das capas. Você não viu????? 4 - o tamanho de fonte da paginação é menor que o texto. Corrija isso; 5 - tenta afastar as ilustrações do texto com um espaço em branco de 1,5 entrelinhas. Aparentemente, elas estão muito próximas do texto camuflando as legendas das ilustrações; 6 - tem referências que estão sem o destaque das fontes principais. Após essas correções, faça um novo depósito. on 2022-11-10T17:41:36Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Josineia Barroso dos Santos (josibarroso360@gmail.com) on 2022-11-14T17:40:23Z No. of bitstreams: 1 SANTOS (2022) - O USO DE CONTEÚDO DIGITAL.pdf: 1835489 bytes, checksum: 474d5f4cfa0814b1b41ff0e0595c03bf (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Josinéia!! Seu trabalho precisa de ajustes de formatação: 1 - na folha de rosto, tenta subir um pouco mais o texto recuado. Se precisar subir mais o título também, pois ficou muito espaço entes do título e as outras informações ficaram mais apertadas; 2 - corrigir o nome do autor na ficha catalográfica. O correto é: Santos, Josineia Barroso dos. E o código cutter é 237; 3 - subir mais um pouco o texto da dedicatória e da epígrafe. Está muito próxima da margem inferior. Veja a disposição no modelo que está no Guia; 4 - na página 32, a legenda da figura 2 está deixando a margem superior maior que 3 cm. Você deve alinhar essa legenda na margem superior; 5 - no corpo do texto, centralizar os títulos dos Apêndices nas páginas. Após essas correções, faça um novo depósito. on 2022-11-16T18:07:18Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Josineia Barroso dos Santos (josibarroso360@gmail.com) on 2022-11-17T11:24:40Z No. of bitstreams: 1 SANTOS (2022) - O USO DE CONTEÚDO DIGITAL.pdf: 1842112 bytes, checksum: 7ebfb2f49fa60239b4ff550c550c0c25 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2022-11-17T14:11:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS (2022) - O USO DE CONTEÚDO DIGITAL.pdf: 1842112 bytes, checksum: 7ebfb2f49fa60239b4ff550c550c0c25 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-17T14:11:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTOS (2022) - O USO DE CONTEÚDO DIGITAL.pdf: 1842112 bytes, checksum: 7ebfb2f49fa60239b4ff550c550c0c25 (MD5) Previous issue date: 2022-09-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRede social - recurso didáticopt_BR
dc.subjectRede social - Instagrampt_BR
dc.subjectQuímica - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectInstagram - recurso didátidopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO uso de conteúdo digital do instagram no ensino de química: explorando perfis de química como recurso didáticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS (2022) - O USO DE CONTEÚDO DIGITAL.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons