Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/691
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Atividades experimentais no ensino de química: indicadores ácido-base alternativos |
Autor(es): | PASTANA, Robson Batista |
Primeiro Orientador: | RIOS, Carla Alice Theodoro Batista |
Resumo: | O presente trabalho aborda o ensino de ácidos e bases, utilizando indicadores alternativos, tais como açaí, repolho roxo, beterraba e jambo, visando melhorar o entendimento dos estudantes através de uma ação contextualizada. A pesquisa foi aplicada de forma presencial para 24 alunos de uma turma do 2º ano do curso Técnico Integrado em Marketing e Publicidade do Instituto Federal do Amapá, campus Santana, com o objetivo de empregar uma metodologia voltada para o ensino de química, utilizando o extrato do açaí, jambo, repolho-roxo e beterraba, como indicador natural de ácidos e de bases. A pesquisa sucedeu-se através de uma abordagem quantitativa e qualitativa com resultados obtidos através da aplicação de dois questionários, compostos por perguntas abertas, aplicados em momentos distintos, antes e após a aula. A natureza da pesquisa foi baseada em uma pesquisa aplicada, uma vez que a proposta era levantar informações para a elaboração dos resultados específicos. Quanto ao procedimento da pesquisa utilizou-se da pesquisa-ação, o qual envolve tanto o pesquisador quanto os pesquisados no desenvolvimento do objetivo da análise. Os resultados demonstraram que tanto os legumes quanto as frutas utilizadas são uma boa opção para se usar como indicador, pois, realiza tal função de forma satisfatória, através da variação de cor. Trata-se de uma metodologia simples e de baixo custo, sendo uma boa escolha em escolas sem laboratórios ou materiais adequados. A proposta auxiliou os estudantes a compreender a importância das aplicações do assunto discutido no cotidiano e como seus conhecimentos são essenciais na atualidade. A dinâmica propiciou a abordagem e discussão de conteúdos de Química, bem como sua analogia com aspectos da vida diária dos alunos. |
Abstract: | The present work approaches the teaching of acids and bases, using alternative indicators, such as açaí, red cabbage, beetroot and jambo, aiming to improve students' understanding through a contextualized action. The research was applied in person to 24 students from a 2nd year class of the Integrated Technical Marketing and Advertising course at the Instituto Federal do Amapá, Santana campus, with the objective of employing a methodology aimed at teaching chemistry, using the extract of açaí, jambo, red cabbage and beetroot, as a natural indicator of acids and bases. The research was carried out through a quantitative and qualitative approach with results obtained through the application of two questionnaires, composed of open questions, applied at different times, before and after the class. The nature of the research was based on applied research, since the proposal was to gather information for the elaboration of specific results, as for the research procedure, action research was used, which involves both the researcher and the researched in the development of the objective of the analysis. The results showed that the fruits are a good option to use as an indicator, as it performs such a satisfactory teaching function, through color variation. It is a simple and low-cost methodology, being a good choice in schools without adequate laboratories or materials. The proposal helped students to understand the importance of the applications of the subject discussed in everyday life and how their knowledge is essential today. The dynamics provided the approach and discussion of Chemistry contents, as well as its analogy with aspects of the students' daily life. |
Palavras-chave: | Ensino de química Materiais alternativos Indicador ácido-base natural |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCAÇAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Química |
Citação: | PASTANA, Robson Batista. Atividades experimentais no ensino de química: indicadores ácido-base alternativos. 2022. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/691 |
Data do documento: | 15-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PASTANA (2022)- ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons