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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A avaliação da utilização de jogos lúdicos no ensino de química geral
Autor(es): SANTOS, Jaqueline Lima
Primeiro Orientador: SILVA, Jamil
Resumo: A forma tradicional de ensino para as Ciências da Natureza, especialmente Química é algo bastante presente nas salas de aula com a utilização de fórmulas, gráficos e cálculos que resulta em uma construção de conhecimento do aluno ineficaz, pois este é colocado na posição de ouvinte e não contribui ativamente para a sua aprendizagem, consequentemente este é prejudicado por não ser estimulado a desenvolver-se como cidadão critico, autônomo e capaz de solucionar situações do dia a dia. A fim de modificar essa realidade, a inovação por partes dos docentes na utilização de metodologias alternativas para auxílio no processo de ensino- aprendizagem, como o uso de jogos lúdicos visando incentivar essas características de desenvolvimentos nos discentes. O objetivo desse trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico acerca dos benefícios da utilização de jogos lúdicos como recurso no processo de ensino-aprendizagem de alunos do 1° ano do ensino médio. A pesquisa bibliográfica ocorreu na base de dados Google Acadêmico e Scielo, utilizando os descritores “jogos lúdicos” e “ensino de química” com posterior análise de dados qualitativos acerca de resultados obtidos de aplicações de jogos lúdicos no ensino de conteúdos do 1º ano do ensino médio. A partir do levantamento obtido percebeu-se que existem poucos relatos de utilização de jogos lúdicos com conteúdos de 1º ano, entretanto os existentes propiciaram falas interessantes acerca do desempenho dos alunos durante e após a execução da atividade, comprovando que esse uso resulta em uma melhoria da relação aluno-aluno e aluno-professor em classe, além troca de ideias e opiniões entre os discentes auxiliando e fundamentando a tomada de decisão ativamente e não permanecendo na posição exclusiva de ouvinte. Com isso, pode-se afirmar que a utilização de jogos lúdicos é um diferencial para o desenvolvimento de habilidades e competências individuais e coletivas dos alunos, estimulando a autonomia dos mesmos na tomada de decisões responsáveis que solucionem os problemas propostos e a pensar criticamente acerca do conteúdo abordado. Visto que a utilização de jogos lúdicos não é uma atividade frequentemente executada em sala de aula pela maioria dos docentes, porém se estimulado o aumento de desenvolvimento de práticas docentes na graduação utilizando metodologias ativas que coloquem o discente como protagonista da construção do seu conhecimento, o progresso no processo de ensino-aprendizagem será satisfatório para os alunos.
Abstract: The traditional way of teaching for Natural Sciences, especially Chemistry, is something quite present in classrooms with the use of formulas, graphs and calculations that results in an ineffective construction of knowledge by the student, as he is placed in the position of listener and does not actively contribute to their learning, consequently they are harmed by not being encouraged to develop as a critical, autonomous citizen capable of solving day-to-day situations. In order to change this reality, the innovation on the part of teachers in the use of alternative methodologies to aid in the teaching-learning process, such as the use of playful games to encourage these characteristics of developments in students. The objective of this work was to carry out a bibliographic survey about the benefits ofusing playful games as a resource in the teaching-learning process of students in the 1st year of high school. The bibliographic research took place in the Google Scholar and Scielo databases, using the descriptors "playful games" and "chemistry teaching" with subsequent analysis of qualitative data about the results obtained from the applications of playful games in the teaching of content in the 1st year of high school. From the survey obtained, it was noticed that there are few reports of the use of playful games with 1st year content, however the existing ones provided interesting speeches about the performance of the students during and after the execution of the activity, proving that this use results in an improvement the student-student and student-teacher relationship in the classroom, as well as an exchange of ideas and opinions among students, actively helping and supporting decision-making and not remaining in the exclusive position of listener. With this, it can be said that the use of playful games is a differential for the development of individual and collective skills and competences of students, stimulating their autonomy in making responsible decisions that solve the proposed problems and to think critically about the addressed content. Since the use of playful games is not an activity often performed in the classroom by most teachers, but if the increase in the development of teaching practices at graduation is stimulated using active methodologies that place the student as the protagonist of the construction of their knowledge, the progress in the teaching-learning process will be satisfactory for the students.
Palavras-chave: ludicidade
ensino- aprendizagem
CNPq: CNPQ::OUTROS
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Química
Citação: SANTOS, Jaqueline Lima. A avaliação da utilização de jogos lúdicos no ensino de química geral. 2022. 31f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá. Macapá, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/689
Data do documento: 15-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Química

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