Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/688
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A importância do lúdico no ensino da matemática no ifap: campus Macapá |
Autor(es): | MACIEL, Lucas Oliveira CARVALHO, Mateus Barbosa |
Primeiro Orientador: | LIMA, Elma Daniela Bezerra |
Resumo: | O presente trabalho tratará sobre A Importância do Lúdico no Ensino da Matemática no IFAP: Campus Macapá, que vem mostrar os benefícios dos jogos no processo de aprendizagem da matemática, buscando demonstrar que, a partir de atividades com material concreto e jogos matemáticos, os alunos exercitam e buscam diferentes estratégias para solucionar o problema, tornando aulas mais atrativas e divertidas para os alunos. As entrevistas e observações foram feitas no Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Amapá/Campus Macapá na turma de 3º ano de Estradas do Ensino Técnico Integrado. A educação tem como um dos principais objetivos procurar e personalizar o ensino, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada aluno, seguindo as mudanças culturais, tecnológicas e sociais, para tornar a aprendizagem da matemática dos alunos mais prazerosa, desafiadora e motivadora. O lúdico tem por caráter ser um dos recursos para os professores de importância fundamental, mas são pouco utilizadas. O aluno ao jogar, exercita tanto as funções cognitivas quanto a socialização de todos, já que o lúdico vai contribuir para uma aproximação por parte da turma. Percebe-se assim que o professor deve planejar e incluir o lúdico nos exercícios cotidianos do aluno, de modo que o aluno vivencie em sua vida o que ele aprende na escola. Os jogos são atividades de confraternização e socialização, que permitem um convívio social muito melhor na classe, criando laços entre os sujeitos que nela participam, o professor deve aproveitar ao máximo essa ferramenta que lhe foi dado. |
Abstract: | The present work will deal with The Importance of Playfulness in Teaching Mathematics at IFAP: Campus Macapá, which shows the benefits of games in the learning process of mathematics, seeking to demonstrate that, from activities with concrete material and mathematical games, students exercise and seek different strategies to solve the problem, making classes more attractive and fun for students. The interviews and observations were made at the Federal Institute of Science and Technology of Amapá/Campus Macapá in the 3rd year class of Roads of Integrated Technical Education. One of the main objectives of education is to seek and personalize teaching, respecting the pace of learning of each student, following cultural, technological and social changes, to make students' learning of mathematics more enjoyable, challenging and motivating. The ludic has the character of being one of the resources for teachers of fundamental importance, but they are little used. The student, when playing, exercises both the cognitive functions and the socialization of all, since the ludic will contribute to an approximation on the part of the class. It is thus perceived that the teacher must plan and include playfulness in the student's daily exercises, so that the student experiences in his life what he learns at school. Games are fraternization and socialization activities, which allow for a much better social interaction in the class, creating bonds between the subjects who participate in it, the teacher must make the most of this tool that has been given to him. |
Palavras-chave: | Lúdico Socialização Ensino Jogo lúdico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Matemática |
Citação: | MACIEL, Lucas Oliveira; CARVALHO, Mateus Barbosa. A importância do lúdico no ensino da matemática no ifap: campus Macapá. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/688 |
Data do documento: | 9-Mai-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MACIEL (2022); CARVALHO (2022) - A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO.pdf | 2,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons