Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/675
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Reflexões sobre o processo de alfabetização crianças com TDAH |
Título(s) alternativo(s): | Reflections on the literacy process for children with ADHD |
Autor(es): | ROCHA, Beatriz Cipriano da |
Primeiro Orientador: | PRESTES, Roseléia Ferreira |
Resumo: | Esta pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa, pois os seus desenvolvimento conceituais baseia-se a partir de fatos, ideias ou opiniões. Como objetivo analisar e apresentar pontos de vista e definições sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Servirá para embasar a apresentação final do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Instituto Federal do Amapá-Campus Oiapoque (IFAP). Será empregada uma metodologia exploratória, pois o objetivo desse tipo de pesquisa e familiarizar o pesquisador com o tema, para aprimorar as ideias. Para concretização da pesquisa contou-se com a participação de 04 (quatro) educadores sendo uma do primeiro período uma do segundo período, uma do quarto ano do ensino fundamental e uma da educação especial, porém ambas do sexo feminino. Esses profissionais, participantes desta pesquisa serão identificados por letras do alfabeto, A, B, C e D. Após a realização da coleta de dados, as respostas serão transcritas conforme recebidas, sendo realizada a análise do conteúdo, categorizando os assuntos conforme a sua relevância, utilizando os autores de referência que será embasado o referêncial para sustentar teoricamente a análise. Ao finalizar esta pesquisa pode-se concluir que o TDAH, faz parte sim do nosso cotidiano e que tem pais estão abrindo seus horizontes quando se fala de TDAH e isso é muito importante para essa nova era pois devemos viver sem preconceitos e buscar a melhor forma para lidarmos pois, são desafios a serem superados. |
Abstract: | This research is based on a qualitative approach, as its conceptual development is based on facts, ideas or opinions. As an objective to analyze and present points of view and definitions about Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). It will serve to support the final presentation of the Course Completion Work (TCC) of the student of the Degree in Pedagogy at Universidade Aberta do Brasil (UAB) and Instituto Federal do Amapá-Campus Oiapoque (IFAP). An exploratory methodology will be used, as the objective of this type of research is to familiarize the researcher with the topic, to improve ideas. To carry out the research, 04 (four) educators participated, one from the first period, one from the second period, one from the fourth year of elementary school and one from special education, but both were female. These professionals participating in this research will be identified by letters of the alphabet, A, B, C and D. After data collection, the responses will be transcribed as received, and content analysis will be performed, categorizing the subjects according to their relevance , using the authors of reference that will be based on the reference to theoretically support the analysis. At the end of this research it can be concluded that ADHD is part of our daily life and that parents are opening their horizons when talking about ADHD and this is very important for this new era because we must live without prejudice and seek the best way to deal with because they are challenges to be overcome. |
Palavras-chave: | TDAH Deficit de atenção - transtorno Hiperatividade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Pedagogia |
Citação: | ROCHA, Beatriz Cipriano da. Reflexões sobre o processo de alfabetização crianças com TDAH. 2022. 22f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Amapá, Oiapoque, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/675 |
Data do documento: | 25-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCOPQ - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROCHA (2022) - Reflexões sobre o processo.pdf | 275,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons