Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/675
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | PRESTES, Roseléia Ferreira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2641232746265640 | pt_BR |
dc.creator | ROCHA, Beatriz Cipriano da | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-04T14:41:16Z | - |
dc.date.available | 2022-10-04 | - |
dc.date.available | 2022-10-04T14:41:16Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-25 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Beatriz Cipriano da. Reflexões sobre o processo de alfabetização crianças com TDAH. 2022. 22f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Amapá, Oiapoque, AP, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/675 | - |
dc.description.abstract | This research is based on a qualitative approach, as its conceptual development is based on facts, ideas or opinions. As an objective to analyze and present points of view and definitions about Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). It will serve to support the final presentation of the Course Completion Work (TCC) of the student of the Degree in Pedagogy at Universidade Aberta do Brasil (UAB) and Instituto Federal do Amapá-Campus Oiapoque (IFAP). An exploratory methodology will be used, as the objective of this type of research is to familiarize the researcher with the topic, to improve ideas. To carry out the research, 04 (four) educators participated, one from the first period, one from the second period, one from the fourth year of elementary school and one from special education, but both were female. These professionals participating in this research will be identified by letters of the alphabet, A, B, C and D. After data collection, the responses will be transcribed as received, and content analysis will be performed, categorizing the subjects according to their relevance , using the authors of reference that will be based on the reference to theoretically support the analysis. At the end of this research it can be concluded that ADHD is part of our daily life and that parents are opening their horizons when talking about ADHD and this is very important for this new era because we must live without prejudice and seek the best way to deal with because they are challenges to be overcome. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa, pois os seus desenvolvimento conceituais baseia-se a partir de fatos, ideias ou opiniões. Como objetivo analisar e apresentar pontos de vista e definições sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Servirá para embasar a apresentação final do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Instituto Federal do Amapá-Campus Oiapoque (IFAP). Será empregada uma metodologia exploratória, pois o objetivo desse tipo de pesquisa e familiarizar o pesquisador com o tema, para aprimorar as ideias. Para concretização da pesquisa contou-se com a participação de 04 (quatro) educadores sendo uma do primeiro período uma do segundo período, uma do quarto ano do ensino fundamental e uma da educação especial, porém ambas do sexo feminino. Esses profissionais, participantes desta pesquisa serão identificados por letras do alfabeto, A, B, C e D. Após a realização da coleta de dados, as respostas serão transcritas conforme recebidas, sendo realizada a análise do conteúdo, categorizando os assuntos conforme a sua relevância, utilizando os autores de referência que será embasado o referêncial para sustentar teoricamente a análise. Ao finalizar esta pesquisa pode-se concluir que o TDAH, faz parte sim do nosso cotidiano e que tem pais estão abrindo seus horizontes quando se fala de TDAH e isso é muito importante para essa nova era pois devemos viver sem preconceitos e buscar a melhor forma para lidarmos pois, são desafios a serem superados. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Beatriz Rocha (beatrizre1@hotmail.com) on 2022-06-01T19:09:05Z No. of bitstreams: 1 ROCHA ( transtorno deficit de atenção hiperatividade).pdf: 380168 bytes, checksum: 7625a6fc2fb30ee60a8672107b9b2dac (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Prezada, No autodepósito: - Citação: falta sua instituição e seu curso, verifique exemplo no tutorial de autodepósito, disponível no menu "Documentos úteis"; - PDF: salvar com sobrenome, ano entre parênteses, seguido das três primeiras palavras do título. No TCC: - As palavras chaves do resumo são separadas por ponto e vírgula (;), o mesmo para abstract, verifique no guia de trabalhos acadêmicos, disponível no menu "Documentos úteis"; - Item 4.1, folha 17, deve ser colocado em caixa baixa e em negrito, no sumário e dentro do trabalho; - Verifique suas referências, estão fora do padrão, verifique exemplos a partir da folha 18, do guia de trabalhos acadêmicos. Obs.: Depois das correções, faça novo autodepósito. on 2022-06-01T20:26:04Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Beatriz Rocha (beatrizre1@hotmail.com) on 2022-06-06T14:45:00Z No. of bitstreams: 1 ROCHA ( 2022 reflexão sobre o processo ).pdf: 392858 bytes, checksum: f31c61350f3f13b0ec60257d66b40ec5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Prezada, No autodepósito: - Na citação: Ainda falta sua Instituição e seu curso, verifique no tutorial de autodepósito, disponível no menu "Documentos úteis" na página do Repositório; - PDF: deve salvar com sobrenome em caixa alta, seguido do ano entre parênteses, e em seguida as três primeira da do título em caixa baixa; Ex.: SOUZA (2020) - A Formação de professores No TCC: - Está subseção, folha 17, do seu trabalho deve ser em caixa baixa e negrito, faça a correção: 4.1 PROCEDIMENTOS DE COLETAS DE DADOS Obs.: Depois das correções, faça novo depósito. on 2022-06-06T18:44:04Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Beatriz Rocha (beatrizre1@hotmail.com) on 2022-06-06T19:59:34Z No. of bitstreams: 1 ROCHA ( 2022) - Reflexões sobre o processo.pdf: 392963 bytes, checksum: 17a9e1319c9982bf77ed6e069aa91350 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Prezada, No autodepósito: - sua citação continua faltando informação, segue exemplo de como fazer: Ex: PESSOA, Rodolfo de Oliveira. O uso da tecnologia digital, uma aliada em tempo de pandemia. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em pedagogia) - Instituto Federal do Amapá. Oiapoque-AP, 2022. No TCC: - O espaçamento da Lista de Abreviaturas está muito grande, o correto é 1,5 entre linhas, corrija. - Corrija suas referências, são tão poucas, para que fique um trabalho de qualidade, no guia de formatação de trabalhos acadêmicos, a partir da folha 18, vc encontra vários exemplos. Na sua primeira referência o que fica em negrito, é somente: Parâmetros Curriculares Nacionais: PCN, o subtítulo não é em negrito, e nem mais nada da referência, verifique as pontuações tbm. Obs.: Depois das correções, faça novo depósito. on 2022-06-07T13:30:24Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Beatriz Rocha (beatrizre1@hotmail.com) on 2022-06-15T16:45:07Z No. of bitstreams: 1 ROCHA ( 2022) - Reflexões sobre o processo.pdf: 289130 bytes, checksum: 8273dec1144bcad1f42c802410b3958f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde!!! Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções de formatação do seu trabalho: 1 - na folha de aprovação, o nome do autor deve seguir na mesma posição que as outras capas, antes do título; 2 - a paginação não começa com o número 12 a partir da introdução. lembre-se que a capa não entra na contagem das folhas pré-textuais. Essa orientação está no Guia; 3 - corrigir as margens das folhas, especialmente a margem superior que parece ter mais de 3 cm; 4 - retirar o ponto do final da seção 2; 5 - corrigir a última linha da página 15. Está com espaçamento. Parece que foi copiado de página da internet/ 6 - corrigir alinhamento das seções, pois não estão alinhadas à margem esquerda; 7 - corrigir formatação da citação da página 16; 8 - corrigir margem da folha de Referências; 9 - Retirar a cor azul dos links das Referências; 10- corrigir as Referências com link, pois acessei e não localizei o documento nos links. Qualquer dúvida, procure um Bibliotecário e acesse o Guia de formatação, disponível em "Documentos úteis", na página do repositório. on 2022-06-20T15:41:01Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Beatriz Rocha (beatrizre1@hotmail.com) on 2022-06-21T21:46:52Z No. of bitstreams: 1 ROCHA ( 2022) - Reflexões sobre o processo.pdf: 441838 bytes, checksum: b68853c8aee15d48532ce0f344480863 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Prezada, Solicito que faça correção das referências, são poucas, corrija pois ficará um trabalho de mais qualidade, busque o guia, a partir da folha 18, temos vários exemplos, verifique as referências de trabalhos acadêmicos e periódicos, observe tbm a pontuação, está colocando vírgula onde é ponto, e vice versa. OBS: Após as correções, faça novo depósito. on 2022-06-22T13:41:29Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Beatriz Rocha (beatrizre1@hotmail.com) on 2022-07-18T14:45:57Z No. of bitstreams: 1 ROCHA ( 2022) - Reflexões sobre o processo.pdf: 291361 bytes, checksum: fde4373a8d459c01d16477b249945e1f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Beatriz!! Para que seu trabalho seja aceito, você deverá fazer algumas correções de formatação. Para isso, você deve acessar o Guia de Formatação de TCC disponível na página do Repositório em "Documentos úteis". Vou fazer aqui algumas observações: 1 - corrigir as margens de seu trabalho, pois se você comparar a margem inferior da capa e da folha de rosto, verá uma diferença. Todas as folhas devem estar com as margens padrão. Veja no Guia. Obs.: uma observação que tenho visto nos trabalhos de sua turma é que estão usando quebra de seção no lugar de quebra de página. Isso impede que a configuração seja padrão para todas as folhas. 2 - corrigir o texto que fica na folha de aprovação, pois deve ser o mesmo que está na folha de rosto; 3 - corrigir as referências. Veja os modelos no Guia. Antes de fazer um novo depósito, faça uma revisão com o Guia para que o trabalho não retorne para ajuste. on 2022-07-18T18:12:43Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Beatriz Rocha (beatrizre1@hotmail.com) on 2022-09-27T22:38:23Z No. of bitstreams: 1 ROCHA (2022) - Reflexões sobre o processo.pdf: 281612 bytes, checksum: 93568f2dd5ef8582e3e3ba9f01acd9f9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Beatriz Rocha! Solicito alguns ajustes em seu trabalho: 1 - tenta centralizar mais o título do trabalho na capa, pois ficou muito espaço abaixo do título; 2 - corrigir o alinhamento da epígrafe, pois como se trata de uma citação, o recuo é de 4 cm, conforme está no Guia; 3 - corrigir o alinhamento das seções no Sumário. Ficou um espaço muito grande entre os indicadores numéricos e as seções; 4 - corrigir a formatação da paginação, a fonte da letra é a mesma do texto. Times new Roman; e o tamanho da fonte é menor que a do texto, 10 ou 11. Após esses ajustes, faça um novo depósito. on 2022-09-28T14:19:55Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Beatriz Rocha (beatrizre1@hotmail.com) on 2022-09-30T15:50:45Z No. of bitstreams: 1 ROCHA (2022) - Reflexões sobre o processo.pdf: 281566 bytes, checksum: 9f9c6dee930ebb9e0a92e2fa88e396c4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Prezada, No TCC: 1- Agradecimento, alinhado e justificado margem esquerda. 2- Palavras-chave, todas em caixa baixa, idem para Keywords. 3- Referências, a 4ª referência, o que fica em negrito é o título da tese, verifique o guia folha 20, parte da publicação. Obs.: Após fazer as correções, faça novo deposito. on 2022-09-30T16:47:12Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Beatriz Rocha (beatrizre1@hotmail.com) on 2022-10-03T22:04:06Z No. of bitstreams: 1 ROCHA (2022) - Reflexões sobre o processo.pdf: 281679 bytes, checksum: 66671555eea3fe07209ea3906e58282c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2022-10-04T14:41:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROCHA (2022) - Reflexões sobre o processo.pdf: 281679 bytes, checksum: 66671555eea3fe07209ea3906e58282c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-10-04T14:41:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROCHA (2022) - Reflexões sobre o processo.pdf: 281679 bytes, checksum: 66671555eea3fe07209ea3906e58282c (MD5) Previous issue date: 2022-04-25 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | TDAH | pt_BR |
dc.subject | Deficit de atenção - transtorno | pt_BR |
dc.subject | Hiperatividade | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre o processo de alfabetização crianças com TDAH | pt_BR |
dc.title.alternative | Reflections on the literacy process for children with ADHD | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCOPQ - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROCHA (2022) - Reflexões sobre o processo.pdf | 275,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons