Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/667
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jogo: uma ferramenta de apoio ao ensino de química orgânica
Autor(es): SAMPAIO, Raicléia Contadini
Primeiro Orientador: BASTOS, Argemiro Midonês
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SILVA, Jamil da
Resumo: Este projeto de intervenção tem como objetivo demonstrar que há espaço para inovar a didática pedagógica em sala de aula na disciplina química se o professor atualizar sua metodologia. Uma forma válida é a utilização de jogo lúdico pedagógico. Os jogos de forma geral proporcionam uma metodologia inovadora para ensinar mais aprazível e interessante; já que dentre outros fatores, a falta de motivação é a principal causa do desinteresse dos alunos pela química, quase sempre consequência da metodologia utilizada pelo professor em sala de aula. O jogo de tabuleiro foi proposto para o terceiro ano do ensino médio, e tem como objetivo revisar e fixar os conteúdos referentes à química orgânica, tais como: Hidrocarbonetos, Funções Oxigenadas, e Funções Nitrogenadas. Foi aplicado em uma turma da escola Estadual Rivanda Nazaré da Silva Guimarães. Inicialmente realizou-se um teste de sondagem de conhecimentos através de um questionário com oito perguntas referentes ao conteúdo, na aula seguinte fez-se a resolução com os alunos do questionário para sanar algumas dúvidas identificadas na análise do questionário. Em seguida aplicou-se o jogo, na sala de aula, para 18 alunos, divididos em 3 grupos de 6 alunos. O índice de acerto no jogo foi maior do que no questionário, sendo 72% e 32%, respectivamente. O jogo permitiu que os alunos pudessem praticar e relembrar os conceitos, fórmulas e nomenclaturas da química orgânica de forma interativa.
Abstract: This intervention project aims to demonstrate that there is room to innovate pedagogical didactics in the classroom in the chemical discipline if the teacher updates his methodology. An effective way is to use a playful pedagogical game. The games, in general, provide an innovative methodology to teach more pleasant and interesting; since, among other factors, lack of motivation is the main cause of students' lack of interest in chemistry, almost always a consequence of the teacher's methodology in the classroom. The board game was proposed for the third year of high school and aimed to review and fix the contents related to organic chemistry, such as Hydrocarbons, Oxygenated Functions, and Nitrogenated Functions. It was applied to a class at the Rivanda Nazaré da Silva Guimarães State School. Initially, a knowledge survey test was conducted through a questionnaire with eight questions regarding the content. In the next class, the questionnaire's resolution was made to resolve some doubts identified in the questionnaire's analysis. Then the game was applied in the classroom to 18 students, divided into 3 groups of 6 students. The game's success rate was higher than in the questionnaire, being 72% and 32%, respectively. The game allowed students to practice and remember the concepts, formulas, and nomenclatures of organic chemistry in an interactive way.
Palavras-chave: Jogo lúdico
Ensino de química
Química orgânica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Química
Citação: SAMPAIO, Raicléia Contadini. Jogo: uma ferramenta de apoio ao ensino de química orgânica. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá, Macapá - AP, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/667
Data do documento: 29-Mar-2021
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAMPAIO (2021) - Jogo uma ferramenta.pdf455,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons