Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/667
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1BASTOS, Argemiro Midonês-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4721849132990261pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SILVA, Jamil da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2037424084456542pt_BR
dc.creatorSAMPAIO, Raicléia Contadini-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1244202093011201pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-08T13:54:20Z-
dc.date.available2022-08-08-
dc.date.available2022-08-08T13:54:20Z-
dc.date.issued2021-03-29-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Raicléia Contadini. Jogo: uma ferramenta de apoio ao ensino de química orgânica. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá, Macapá - AP, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/667-
dc.description.abstractThis intervention project aims to demonstrate that there is room to innovate pedagogical didactics in the classroom in the chemical discipline if the teacher updates his methodology. An effective way is to use a playful pedagogical game. The games, in general, provide an innovative methodology to teach more pleasant and interesting; since, among other factors, lack of motivation is the main cause of students' lack of interest in chemistry, almost always a consequence of the teacher's methodology in the classroom. The board game was proposed for the third year of high school and aimed to review and fix the contents related to organic chemistry, such as Hydrocarbons, Oxygenated Functions, and Nitrogenated Functions. It was applied to a class at the Rivanda Nazaré da Silva Guimarães State School. Initially, a knowledge survey test was conducted through a questionnaire with eight questions regarding the content. In the next class, the questionnaire's resolution was made to resolve some doubts identified in the questionnaire's analysis. Then the game was applied in the classroom to 18 students, divided into 3 groups of 6 students. The game's success rate was higher than in the questionnaire, being 72% and 32%, respectively. The game allowed students to practice and remember the concepts, formulas, and nomenclatures of organic chemistry in an interactive way.pt_BR
dc.description.resumoEste projeto de intervenção tem como objetivo demonstrar que há espaço para inovar a didática pedagógica em sala de aula na disciplina química se o professor atualizar sua metodologia. Uma forma válida é a utilização de jogo lúdico pedagógico. Os jogos de forma geral proporcionam uma metodologia inovadora para ensinar mais aprazível e interessante; já que dentre outros fatores, a falta de motivação é a principal causa do desinteresse dos alunos pela química, quase sempre consequência da metodologia utilizada pelo professor em sala de aula. O jogo de tabuleiro foi proposto para o terceiro ano do ensino médio, e tem como objetivo revisar e fixar os conteúdos referentes à química orgânica, tais como: Hidrocarbonetos, Funções Oxigenadas, e Funções Nitrogenadas. Foi aplicado em uma turma da escola Estadual Rivanda Nazaré da Silva Guimarães. Inicialmente realizou-se um teste de sondagem de conhecimentos através de um questionário com oito perguntas referentes ao conteúdo, na aula seguinte fez-se a resolução com os alunos do questionário para sanar algumas dúvidas identificadas na análise do questionário. Em seguida aplicou-se o jogo, na sala de aula, para 18 alunos, divididos em 3 grupos de 6 alunos. O índice de acerto no jogo foi maior do que no questionário, sendo 72% e 32%, respectivamente. O jogo permitiu que os alunos pudessem praticar e relembrar os conceitos, fórmulas e nomenclaturas da química orgânica de forma interativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Raicléia Contadini Sampaio (raicleia_sampaio@hotmail.com) on 2022-08-04T15:35:18Z No. of bitstreams: 1 SAMPAIO (2021) - Jogo uma ferramenta.pdf: 535094 bytes, checksum: e955734a1f7c670ad548fd26950ad1a6 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Raicléia! Solicito as seguintes correções: 1 - na folha da capa, centralizar o título no meio da página e levantar mais o nome do autor; 2 - na folha de rosto, baixar mais o título e levantar mais o texto recuado, para que não fique muito espaço separando ambos; 3 - na ficha catalográfica, observe na segunda linha que não tem espaço separando os nomes. Observe também que o nome do coorientador ficou na mesma linha do orientador. Esses nomes ficam em linhas diferentes. Preencha cada nome no seu campo correspondente; 4 - as palavras-chave ficam alinhadas à margem esquerda da página, assim como Keywords; 5 - a lista de figuras e lista de tabelas também ficam alinhadas à margem esquerda, que é de 3 cm; 6 - corrigir a formatação do sumário e o espaçamento, que 1,5 entrelinhas. Está muito afastado esse espaço; 7 - corrigir a posição da paginação. Veja no Guia que ela fica a 2 cm da margem superior e direita; 8 - corrigir também a fonte e o tamanho da fonte da paginação. Veja no Guia a orientação; 9 - no texto, retire os espaço entre os parágrafos. Todo o texto deve estar com espaçamento de 1,5 entrelinhas. Esse espaço entre os parágrafos não existe; 10 - o texto da seção 2 não está alinhado à esquerda da página; 11 - corrigir a formatação e o tamanho da fonte das legendas das figuras e tabelas, pois deve ser menor que o texto. Está faltando um traço nas legendas. Veja no Guia; 12 - corrigir a formatação das Referências. Elas são no espaçamento simples e separadas umas das outras em espaçamento simples; 13 - nas Referências, BRASIL é em letras maiúsculas. veja os modelos no Guia; on 2022-08-04T20:56:03Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Raicléia Contadini Sampaio (raicleia_sampaio@hotmail.com) on 2022-08-05T04:09:31Z No. of bitstreams: 1 SAMPAIO (2021) - Jogo uma ferramenta.pdf: 466067 bytes, checksum: 4316c72b99165eef638e1a76a455ca3a (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde! Por gentileza, veja o modelo de sumário no Guia e coloque o seu nesse padrão. Observe que as seções ficam alinhadas após os indicadores numéricos. on 2022-08-05T17:42:01Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Raicléia Contadini Sampaio (raicleia_sampaio@hotmail.com) on 2022-08-08T02:58:14Z No. of bitstreams: 1 SAMPAIO (2021) - Jogo uma ferramenta.pdf: 466778 bytes, checksum: 7bcf31ee5aab642b74f7f96c5ae01f5b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2022-08-08T13:54:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SAMPAIO (2021) - Jogo uma ferramenta.pdf: 466778 bytes, checksum: 7bcf31ee5aab642b74f7f96c5ae01f5b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-08T13:54:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SAMPAIO (2021) - Jogo uma ferramenta.pdf: 466778 bytes, checksum: 7bcf31ee5aab642b74f7f96c5ae01f5b (MD5) Previous issue date: 2021-03-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogo lúdicopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleJogo: uma ferramenta de apoio ao ensino de química orgânicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAMPAIO (2021) - Jogo uma ferramenta.pdf455,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons