Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/664
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso de dobraduras como recurso didático para a construção do conhecimento lógico-matemático no contexto da educação infantil.
Autor(es): VIDAL, Elani Lúcia de Pinho
SILVA, Mariana Gomes da
Primeiro Orientador: SILVA, Fábio Colins da
Resumo: A pesquisa desenvolvida neste trabalho de conclusão de curso buscou investigar as dobraduras de papel como um recurso didático na construção do conhecimento lógico-matemático no contexto da Educação Infantil, especialmente, com crianças na faixa etária de quatro anos a cinco anos e onze meses de idade, como apoio no ensino da matemática no que concernem as principais figuras geométricas básicas, a saber: o triângulo, o retângulo, o losango, o quadrado e o círculo. A turma selecionada teve como critério estar na fase final da Educação Infantil e em transição para o Ensino Fundamental, aspecto que contribui para a realização do trabalho com dobraduras, haja vista que, nesta fase escolar, as crianças estão mais maduras em relação ao conhecimento lógico-matemático. Para a realização desta pesquisa, foi desenvolvida uma proposta metodológica baseada na sequência de atividades utilizando materiais concretos, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacional da Educação Infantil (DNCEI), tendo em vista os eixos estruturantes das práticas pedagógicas e as competências gerais da Educação Básica proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No decorrer da intervenção experimental, foram propostas atividades como o uso de dobraduras evidenciando sempre conceitos relacionados a figuras geométricas e à matemática no que diz respeito aos conteúdos curriculares. Nos resultados e discussão, estão presentes as habilidades que podem ser desenvolvidas com a utilização das dobraduras durante as intervenções experimentais. Nas considerações, abordamos a importância de se adotar as dobraduras de papel como uma atividade e como esta técnica pode beneficiar o processo de ensino-aprendizagem como resumo didático para a construção do conhecimento lógico-matemático.
Abstract: The research developed in this course completion paper sought to investigate the paper folding (origami) as a teaching resource in the construction of logical-mathematical knowledge in the context of early childhood education, especially with children aged four years to five years and eleven months of age, as a support in the teaching of mathematics concerning the main basic geometric figures, namely: the triangle, rectangle, rhombus, square and circle. The selected class had the criterion of being in the final phase of Kindergarten and in transition to Primary School, an aspect that contributes to the work with folding (origami), considering that, at this school stage, children are more mature in relation to logical-mathematical knowledge. To carry out this research, a methodological proposal was developed based on the sequence of activities using concrete materials, according to the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DNCEI), considering the structuring axes of teaching practices and the general skills of Basic Education proposed by the Common National Curriculum Base (BNCC). During the experimental intervention, activities such as the use of folding (origami)were proposed always highlighting concepts related to geometric figures and mathematics with respect to curriculum content. In the results and discussion, we present the skills that can be developed with the use of folding (origami)during the experimental interventions. In the considerations, we address the importance of adopting paper folding (origami) as an activity and how this technique can benefit the teaching-learning process as a didactic summary for the construction of logical-mathematical knowledge.
Palavras-chave: Educação infantil
Dobraduras
Conhecimento lógico-matemático
Figuras geométricas
CNPq: CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Pedagogia - EAD
Citação: VIDAL, Elani Lúcia de Pinho; SILVA, Mariana Gomes da. O uso de dobraduras como recurso didático para a construção do conhecimento lógico-matemático no contexto da educação infantil. 2022. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/664
Data do documento: 12-Jul-2022
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIDAL; SILVA (2022) - O USO DE DOBRADURAS.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons