Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/658
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os desafios do ensino da leitura e escrita nos anos iniciais
Autor(es): SANTOS, Daniela Duarte dos
COSTA, Rosivane Tavares
Primeiro Orientador: PRESTES, Roseléia Ferreira
Resumo: Em uma sociedade letrada as crianças se relacionam com a linguagem escrita, percebendo sua utilização, características e modalidades, muito antes de seu ingresso na escola. Aprender a ler significa aprender a ler o mundo, dar significado/significado a ele. O ato de ler implica uma transformação de conhecimentos, de pensamentos, de impressões de si mesmo e do mundo, assim, a leitura pode propiciar diversos olhares e contribuir para o desenvolvimento de uma postura crítica dos sujeitos. Para a realização desta pesquisa, utilizou-se da abordagem qualitativa, sedo caráter exploratório, pois possibilita que o pesquisador possa familiarizar-se com o fenômeno que pretende estudar. Diante disso, a presente pesquisa objetiva compreender quais são os desafios e as estratégias de leitura e escrita que as professoras da escola Onédia Pais Bentes, do município de Oiapoque (AP) enfrentaram no período pandêmico. A coleta de dados foi desenvolvida por meio de questionário com respectivamente 10 questões onde os professores puderam expressar sua opinião sobre a construção do habito de leitura e escrita para com os seus alunos e os tipos de atividades realizadas em sala de aula no espaço escolar. Os sujeitos participantes desta pesquisa foram dois docentes, ambos com curso superior, residentes do próprio município. Ao finalizar esta pesquisa pode-se concluir que leitura e a escrita são dois processos fundamentais para que o indivíduo construa seu próprio conhecimento e aprenda a exercer a sua cidadania de forma ética e democrática nos diversos contextos sociais.
Abstract: In a literate society, children relate to written language, realizing its use, characteristics and modalities, long before entering school. Learning to read means learning to read the world, to give meaning to it. The act of reading implies a transformation of knowledge, thoughts, impressions of oneself and the world, thus, reading can provide different perspectives and contribute to the development of a critical posture of the subjects. To carry out this research, a qualitative approach was used, with an exploratory character, as it allows the researcher to become familiar with the phenomenon that he intends to study. Therefore, the present research aims to understand what are the challenges and reading and writing strategies that teachers at the Onédia Pais Bentes school, in the municipality of Oiapoque (AP) faced in the pandemic period. Data collection was developed through a questionnaire with respectively 10 questions where teachers could express their opinion on the construction of the reading and writing habit with their students and the types of activities carried out in the classroom in the school space. The subjects participating in this research were two professors, both with higher education, residents of the city itself. At the end of this research, it can be concluded that reading and writing are two fundamental processes for the individual to build their own knowledge and learn to exercise their citizenship in an ethical and democratic way in different social contexts.
Palavras-chave: Leitura e escrita
Letramento
Aprendizagem escrita
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Pedagogia - EAD
Citação: SANTOS, Daniela Duarte dos; COSTA, Rosivane Tavares. Os desafios do ensino da leitura e escrita nos anos iniciais. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Amapá, Oiapoque, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/658
Data do documento: 13-Abr-2022
Aparece nas coleções:TCCOPQ - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COSTA (2022); SANTOS (2022) - OS DESAFIOS DA LEITURA E ESCRITA.pdf280,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons