Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/658
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1PRESTES, Roseléia Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2641232746265640pt_BR
dc.creatorSANTOS, Daniela Duarte dos-
dc.creatorCOSTA, Rosivane Tavares-
dc.date.accessioned2022-07-19T12:53:01Z-
dc.date.available2022-07-19-
dc.date.available2022-07-19T12:53:01Z-
dc.date.issued2022-04-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Daniela Duarte dos; COSTA, Rosivane Tavares. Os desafios do ensino da leitura e escrita nos anos iniciais. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Amapá, Oiapoque, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/658-
dc.description.abstractIn a literate society, children relate to written language, realizing its use, characteristics and modalities, long before entering school. Learning to read means learning to read the world, to give meaning to it. The act of reading implies a transformation of knowledge, thoughts, impressions of oneself and the world, thus, reading can provide different perspectives and contribute to the development of a critical posture of the subjects. To carry out this research, a qualitative approach was used, with an exploratory character, as it allows the researcher to become familiar with the phenomenon that he intends to study. Therefore, the present research aims to understand what are the challenges and reading and writing strategies that teachers at the Onédia Pais Bentes school, in the municipality of Oiapoque (AP) faced in the pandemic period. Data collection was developed through a questionnaire with respectively 10 questions where teachers could express their opinion on the construction of the reading and writing habit with their students and the types of activities carried out in the classroom in the school space. The subjects participating in this research were two professors, both with higher education, residents of the city itself. At the end of this research, it can be concluded that reading and writing are two fundamental processes for the individual to build their own knowledge and learn to exercise their citizenship in an ethical and democratic way in different social contexts.pt_BR
dc.description.resumoEm uma sociedade letrada as crianças se relacionam com a linguagem escrita, percebendo sua utilização, características e modalidades, muito antes de seu ingresso na escola. Aprender a ler significa aprender a ler o mundo, dar significado/significado a ele. O ato de ler implica uma transformação de conhecimentos, de pensamentos, de impressões de si mesmo e do mundo, assim, a leitura pode propiciar diversos olhares e contribuir para o desenvolvimento de uma postura crítica dos sujeitos. Para a realização desta pesquisa, utilizou-se da abordagem qualitativa, sedo caráter exploratório, pois possibilita que o pesquisador possa familiarizar-se com o fenômeno que pretende estudar. Diante disso, a presente pesquisa objetiva compreender quais são os desafios e as estratégias de leitura e escrita que as professoras da escola Onédia Pais Bentes, do município de Oiapoque (AP) enfrentaram no período pandêmico. A coleta de dados foi desenvolvida por meio de questionário com respectivamente 10 questões onde os professores puderam expressar sua opinião sobre a construção do habito de leitura e escrita para com os seus alunos e os tipos de atividades realizadas em sala de aula no espaço escolar. Os sujeitos participantes desta pesquisa foram dois docentes, ambos com curso superior, residentes do próprio município. Ao finalizar esta pesquisa pode-se concluir que leitura e a escrita são dois processos fundamentais para que o indivíduo construa seu próprio conhecimento e aprenda a exercer a sua cidadania de forma ética e democrática nos diversos contextos sociais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by ROSIVANE COSTA (rosivanetavares23@gmail.com) on 2022-05-25T13:58:35Z No. of bitstreams: 1 TCC ROSI E DANI.pdf: 359354 bytes, checksum: 3956d40aebee76386fafaead72a3b6bb (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: No autodepósito: - Corrigir nomes dos autores, fica: COSTA, Rosivane Tavares e SANTOS, Daniela Duarte dos - corrigir sobrenome do orientador, fica em caixa alta. - Palavras-chave, colocar uma de cada vez. - Citação, é a referência do trabalho, vc encontra exemplo, no tutorial de autodepósito, no menu "Documentos úteis" do Repositório, ou pode verificar trabalhos já depositados. - Salvar o PDF: COSTA; SANTOS (2022). Os desafios do ensino No TCC: - Na capa, folha de rosto, somente o título em negrito. - Corrija ficha catalografica, o sobrenome da Daniela, como já foi orientado, e os espaçamentos, faça pelo tutorial de emissão de ficha catalografica, encontrado em "Documentos úteis", no Repositório. - Palavras-chave, não é negritado, e separadas por ponto e vírgula (;), o mesmo para abstract. - Faça o alinhamento dos títulos das seções do sumário. A seção secundária, é em caixa baixa e em negrito. - Introdução, primeira folha a ser numerada, começa na folha 10. - Faça as seções dentro trabalho pelo sumário, após ser corrigido. - Referência, não é numerada e é centralizada. Faça correções nas referências tbm. Obs.: Use o Guia de formatação e estrutura de trabalhos acadêmicos, encontrado no menu "Documentos úteis", para estruturar seu trabalho, e após realize novo depósito. on 2022-05-26T14:26:33Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by ROSIVANE COSTA (rosivanetavares23@gmail.com) on 2022-06-09T01:41:07Z No. of bitstreams: 1 COSTA; SANTOS (2022). Os desafios do ensino da leitura e escrita nos anos inciais.pdf: 367884 bytes, checksum: 82dbbbcdd7a3f5632956d9a563817a33 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Prezada, No TCC: - O ano na folha de rosto está incompleto: 202.... - Palavras-chave: eitura (incompleta) prendizagem (incompleta) - Referências: faça a correção de suas referências, utilizando o guia de formatação de trabalhos acadêmicos, a partir da folha 18, onde temos vários exemplos de tipos de referências, disponível no menu "Documentos úteis" na página do Repositório. Copiei e colei esses três exemplos de como estão suas referências: FERREIRO, Emília. Com todas as letras. 4. Ed. São Paulo: Cortez, 1993. (Coleção Biblioteca da Educação, v. 2) . Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1998. OBS.: SÓ AQUI TEM DUAS REFERÊNCIAS AMONTOADAS. FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. Tradução Horácio Gonzalez (et. al.). _24 ed._ São Paulo: Cortez. 1995 OBS.: AQUI UMA REFERÊNCIA OCUPANDO TRÊS LINHAS. GIL, Carlos, A. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 6ª edição. OBS.: NESSA REFERÊNCIA, EDIÇÃO NÃO SE ESCREVE POR EXTENSO, FICA: 6.ed. No autodepósito: - Palavras-chave, são colocadas uma de cada vez, para que no Repositório elas apareçam uma abaixo da outra. Sempre que acrescentar outra palavra vá em: "+ adicionar mais" OBS: Depois de fazer as correções, faça novo depósito. on 2022-06-09T18:21:46Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by ROSIVANE COSTA (rosivanetavares23@gmail.com) on 2022-06-14T13:41:52Z No. of bitstreams: 1 COSTA; SANTOS (2022). Os desafios do ensino da leitura e escrita nos anos inciais.pdf: 297118 bytes, checksum: 471d16b8072e448dcbe972f4d3d20652 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Rosivane!! Para que seu depósito seja aceito, você deve observar duas situações: correções na descrição do autodepósito e correções de formatação do seu trabalho: Para a correção de descrição de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações, observando que todos os elementos devem estar em letras minúsculas, com exceção dos sobrenomes dos autores e orientador que devem ser redigidos em letras maiúsculas. Observei a seguinte situação: 1 - as palavras chave devem ser redigidas apenas na língua portuguesa e sem pontuação; Para a correção de Formatação do trabalho: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações para formatar seu trabalho. Observei as seguintes situações: 1 - a ficha catalográfica deve ser refeita, pois o nome do primeiro autor que se encontra na folha de rosto é que deve iniciar na ficha; 2 - na folha de aprovação, o texto deve ser o mesmo que está na folha de rosto. Veja o modelo no Guia; 3 - analisar a dedicatória, pois não pode ser confundida com agradecimentos. Dedicatória é para uma pessoa; 4 - corrigir a formatação da página de Épigrafe. Veja modelo no Guia; 5 - corrigir formatação do Sumário. Veja pontuação desnecessária. Veja modelo no Guia; 6 - corrigir as margens da página, pois observei que não está no padrão de 3 e 2 cm. Veja formatação correta no Guia; 7 - corrigir formatação e alinhamento das seções no corpo do texto, existem pontuação desnecessária e estão desalinhados; 8 - verificar o posicionamento da paginação. Deve ser a 2 cm da margem superior e da margem direita; 9 - corrigir formatação das citações. Veja o modelo no Guia; 10 - corrigir espaço entre parágrafos, pois não existe; Após essas correções, fazer um novo depósito on 2022-06-15T18:37:47Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by ROSIVANE COSTA (rosivanetavares23@gmail.com) on 2022-06-21T14:45:01Z No. of bitstreams: 1 COSTA (2022); SANTOS(2022) - OS DESAFIOS DA LEITURA E ESCRITA.pdf: 535672 bytes, checksum: c41133725b941d9e49c7038b1077e61c (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Prezadas, - a Graduação feita por vcs, não está clara, pois no autodeposito ficou em Licenciatura em Pedagogia - EAD, na capa do TCC aparece Licenciatura em Pedagogia, e na ficha catalográfica aparece Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD, definam e façam a correção em tudo que aparecer a graduação. - Referências, estão muito fora do padrão, façam a correção, utilizando o guia a partir da folha 18, disponível no menu "Documentos úteis" na página do Repositório. Obs. Após fazer as correções, fazer novo depósito. on 2022-06-21T17:20:31Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by ROSIVANE COSTA (rosivanetavares23@gmail.com) on 2022-06-22T13:54:01Z No. of bitstreams: 1 COSTA (2022); SANTOS (2022) - OS DESAFIOS DA LEITURA E ESCRITA.pdf: 367176 bytes, checksum: 9aeeb6af7c401459e356a24bcc374812 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Prezadas, - Referências, estão muito fora do padrão, façam a correção, utilizando o guia a partir da folha 18, disponível no menu "Documentos úteis" na página do Repositório. Obs. Após fazer as correções, fazer novo depósito. on 2022-06-22T18:31:52Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by ROSIVANE COSTA (rosivanetavares23@gmail.com) on 2022-07-11T14:14:01Z No. of bitstreams: 1 COSTA (2022); SANTOS (2022) - OS DESAFIOS DA LEITURA E ESCRITA.pdf: 299525 bytes, checksum: 17bc258a9c7c667b6642f1e713de28e2 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Rozivane! Seu depósito foi rejeitado pelos seguintes motivos: 1 - Corrigir a ordem dos autores ao fazer o depósito. A ordem dos nomes deve ser a mesma ordem que está na folha de rosto do trabalho; 2 - na capa, você deve corrigir o cabeçalho. Veja o modelo no Guia. Além disso, você deve corrigir o alinhamento desse cabeçalho que deve ser no limite da margem superior; 3 - corrigir a margem inferior que deve ser de 2 cm, conforme o Guia. Alinhar o texto no limite da margem inferior, pois parece que tem mais de 2 cm; 4 - centralizar mais o título do trabalho nas capas; 5 - corrigir as margens das páginas ou alinhar os elementos nos limites das páginas, pois daqui elas parecem maior do que deveriam ser. Veja se não é espaço desnecessário no cabeçalho. As margens são 3 cm superior e esquerda e 2 cm inferior e direita. Isso está no Guia; 6 - corrigir linha deslocada no último parágrafo da página 18 e corrija alguns parágrafos da página 19; Por gentileza, antes de refazer o depósito faça uma revisão em todo o texto. on 2022-07-12T12:12:59Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by ROSIVANE COSTA (rosivanetavares23@gmail.com) on 2022-07-12T13:07:41Z No. of bitstreams: 1 COSTA (2022); SANTOS (2022) - OS DESAFIOS DA LEITURA E ESCRITA.pdf: 298669 bytes, checksum: 5c0665f4f8b529b3f168b563b6f0e8c2 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Rosivane!! Faltou você corrigir o cabeçalho com o nome da Instituição e o nome do curso na capa. Esse cabeçalho preciosa também estar alindado à margem superior. Dá uma olhada lá. Verificar também o a margem superior das páginas, pois parece ter mais de 3 cm. Se tiver 3 cm no word, verifica se não é espaço a mais no cabeçalho. Dê dois cliques e elimine o espaço. Outra coisa, retire as aspas de uma citação recuada na página 18. on 2022-07-12T19:51:38Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by ROSIVANE COSTA (rosivanetavares23@gmail.com) on 2022-07-13T13:04:06Z No. of bitstreams: 1 COSTA (2022); SANTOS (2022) - OS DESAFIOS DA LEITURA E ESCRITA.pdf: 298518 bytes, checksum: a6d511a7c46cb9264eabe448e7138a76 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia!!!! Seu trabalho foi rejeitado por falta de correção das margens e porque o nome do Instituto foi engolido uma letra. Para que eu libere você e seu trabalho não volte mais, mande seu trabalho editável para o email repositorio.macapa@ifap.edu.br Assim, faço as correções daqui e envio o arquivo pronto só para que você faça o depósito definitivo. Certo? Estou aguardando seu email ainda hoje on 2022-07-14T14:15:46Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by ROSIVANE COSTA (rosivanetavares23@gmail.com) on 2022-07-19T01:07:30Z No. of bitstreams: 1 COSTA (2022); SANTOS (2022) - OS DESAFIOS DA LEITURA E ESCRITA.pdf: 287679 bytes, checksum: 543a43b7a3336bdea31ddbd29dbc1454 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2022-07-19T12:53:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 COSTA (2022); SANTOS (2022) - OS DESAFIOS DA LEITURA E ESCRITA.pdf: 287679 bytes, checksum: 543a43b7a3336bdea31ddbd29dbc1454 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-19T12:53:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 COSTA (2022); SANTOS (2022) - OS DESAFIOS DA LEITURA E ESCRITA.pdf: 287679 bytes, checksum: 543a43b7a3336bdea31ddbd29dbc1454 (MD5) Previous issue date: 2022-04-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogia - EADpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAprendizagem escritapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleOs desafios do ensino da leitura e escrita nos anos iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:TCCOPQ - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COSTA (2022); SANTOS (2022) - OS DESAFIOS DA LEITURA E ESCRITA.pdf280,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons