Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/650
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Reflexões sobre o ensino da arte em turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | FERREIRA, Andreia Pires |
Primeiro Orientador: | PRESTES, Roseléia Ferreira |
Resumo: | Este trabalho começou com o intuito de entender a importância e como trabalhar o ensino da arte com as crianças do 1º e 2º ano do ensino fundamental. O trabalho iniciou a partir das leituras bibliográficas com diversos autores como: Micklethwait (1994), Santos (2008), Morin (2013), Coll; entre outros autores que nos mostram a valorização do ensino através da arte. Foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa sendo de caráter exploratório uma coleta de dados a base de um questionário sócio demográfico com respectivamente Sete questões subjetiva e objetiva, incluindo como participantes, três educadores dos anos iniciais do 1º e 2º ano do fundamental de uma escola pública na área urbana do município de Oiapoque. Em seguida a coleta de dados, foi analisada as respostas dos questionários e identificado que os educadores estão trabalhando de forma possível a aprendizagem dos alunos. Constatou-se também que, apesar da obrigatoriedade conferida por lei para o ensino de Arte, este ainda não possui a devida importância, então será necessário envolver os professores em cursos de formação e qualificação dos professores que trabalham com a área na escola fundamental. Verifica-se que a obrigatoriedade desse ensino não é o bastante para garantir a qualidade do trabalho com esta disciplina no currículo escolar. |
Abstract: | This work began with the aim of understanding the importance and how to work the teaching of art with children from the 1st and 2nd year of elementary school. The work started from bibliographic readings with several authors such as: Micklethwait (1994), Santos (2008), Morin (2013), Coll; among other authors who show us the appreciation of teaching through art. A research was carried outwith a qualitative approach, with an exploratory data collection based on a socio- demographic questionnaire with respectively seven subjective and objective questions, including as participants, three educators from the initial years of the 1st and 2nd year of elementary school in a public school. in the urban area of the municipality of Oiapoque. After the data collection, the answers of the questionnaires were analyzed and identified that the educators are working in a possible way to the students' learning. It was also found that, despite the obligation conferred by law for the teaching of Art, it still does not have the due importance, so it will be necessary toinvolve teachers in training courses and qualification of teachers who work with the area in elementary school. It appears that the mandatory nature of this teaching is not enough to guarantee the quality of work with this subject in the school curriculum. |
Palavras-chave: | Arte Educação Escola |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Citação: | FERREIRA, Andreia Pires. Reflexões sobre o ensino da arte em turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Amapá, Campus Oiapoque, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/650 |
Data do documento: | 25-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCOPQ - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FERREIRA (2022) Reflexoes sobre o ensino.(1).pdf | 182,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons