Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/650
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1PRESTES, Roseléia Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2641232746265640pt_BR
dc.creatorFERREIRA, Andreia Pires-
dc.date.accessioned2022-06-29T19:48:39Z-
dc.date.available2022-06-29-
dc.date.available2022-06-29T19:48:39Z-
dc.date.issued2022-04-25-
dc.identifier.citationFERREIRA, Andreia Pires. Reflexões sobre o ensino da arte em turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Amapá, Campus Oiapoque, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/650-
dc.description.abstractThis work began with the aim of understanding the importance and how to work the teaching of art with children from the 1st and 2nd year of elementary school. The work started from bibliographic readings with several authors such as: Micklethwait (1994), Santos (2008), Morin (2013), Coll; among other authors who show us the appreciation of teaching through art. A research was carried outwith a qualitative approach, with an exploratory data collection based on a socio- demographic questionnaire with respectively seven subjective and objective questions, including as participants, three educators from the initial years of the 1st and 2nd year of elementary school in a public school. in the urban area of the municipality of Oiapoque. After the data collection, the answers of the questionnaires were analyzed and identified that the educators are working in a possible way to the students' learning. It was also found that, despite the obligation conferred by law for the teaching of Art, it still does not have the due importance, so it will be necessary toinvolve teachers in training courses and qualification of teachers who work with the area in elementary school. It appears that the mandatory nature of this teaching is not enough to guarantee the quality of work with this subject in the school curriculum.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho começou com o intuito de entender a importância e como trabalhar o ensino da arte com as crianças do 1º e 2º ano do ensino fundamental. O trabalho iniciou a partir das leituras bibliográficas com diversos autores como: Micklethwait (1994), Santos (2008), Morin (2013), Coll; entre outros autores que nos mostram a valorização do ensino através da arte. Foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa sendo de caráter exploratório uma coleta de dados a base de um questionário sócio demográfico com respectivamente Sete questões subjetiva e objetiva, incluindo como participantes, três educadores dos anos iniciais do 1º e 2º ano do fundamental de uma escola pública na área urbana do município de Oiapoque. Em seguida a coleta de dados, foi analisada as respostas dos questionários e identificado que os educadores estão trabalhando de forma possível a aprendizagem dos alunos. Constatou-se também que, apesar da obrigatoriedade conferida por lei para o ensino de Arte, este ainda não possui a devida importância, então será necessário envolver os professores em cursos de formação e qualificação dos professores que trabalham com a área na escola fundamental. Verifica-se que a obrigatoriedade desse ensino não é o bastante para garantir a qualidade do trabalho com esta disciplina no currículo escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Andreia Pires Ferreira (piresferreiraandreia20@gmail.com) on 2022-06-29T18:36:49Z No. of bitstreams: 1 FERREIRA (2022) Reflexoes sobre o ensino.(1).pdf: 186546 bytes, checksum: 42b032be3050c1f99f4467f4d2498182 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2022-06-29T19:48:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FERREIRA (2022) Reflexoes sobre o ensino.(1).pdf: 186546 bytes, checksum: 42b032be3050c1f99f4467f4d2498182 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-29T19:48:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FERREIRA (2022) Reflexoes sobre o ensino.(1).pdf: 186546 bytes, checksum: 42b032be3050c1f99f4467f4d2498182 (MD5) Previous issue date: 2022-04-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogia - EADpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleReflexões sobre o ensino da arte em turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCOPQ - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERREIRA (2022) Reflexoes sobre o ensino.(1).pdf182,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons