Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/644
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Importância da aproximação entre a família e a escola para o processo de ensino aprendizagem: um estudo de caso na escola Zélia Conceição |
Autor(es): | SILVA, Leiliane dos Santos MONTEIRO, Rosimayra de Oliveira |
Primeiro Orientador: | SANTOS, Manoel Raimundo dos |
Resumo: | O presente estudo tematiza a importância da aproximação entre a família e a escola para o processo de ensino-aprendizagem. Possui como objeto de estudo a compreensão dos conceitos de organização escolar e a participação da família na Escola Zélia Conceição potencializando a relação escola-aluno. Desta forma, tem como PROBLEMA DE PESQUISA: onde se tenta compreender como ocorre a participação da família na Escola Zélia Conceição? Neste sentido, possui como objetivo geral: Analisar a participação da família na Escola Zélia Conceição. Em relação a metodologia trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados faz-se uso da entrevista narrativa. Sistematiza-se os dados a parti de quadros analíticos feito em editor de texto (word) elaborado pelas próprias pesquisadoras. Analisam-se os dados coletados da escola Zélia Conceição a partir da Análise de Conteúdo (AC). Didaticamente o projeto encontra-se organizado em 4 seções: Introdução, Metodologia, Revisão da Literatura e Perfil Sócio Educacional. Essa integração entre família e escola é um processo que todos saem ganhando, a família consegue alinhar a rotina, acompanhar o desenvolvimento da criança e ajudá-la melhor. Já a escola ao trazer para o diálogo os saberes, contradições, memórias e os valores das famílias e comunidade, reafirma a opção de adotar a perspectiva da educação e crescimento de um ser humano integral. |
Abstract: | O presente estudo tematiza a importância da aproximação entre a família e a escola para o processo de ensino-aprendizagem. Possui como objeto de estudo a compreensão dos conceitos de organização escolar e a participação da família na Escola Zélia Conceição potencializando a relação escola-aluno. Desta forma, tem como PROBLEMA DE PESQUISA: onde se tenta compreender como ocorre a participação da família na Escola Zélia Conceição? Neste sentido, possui como objetivo geral: Analisar a participação da família na Escola Zélia Conceição. Em relação a metodologia trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados faz-se uso da entrevista narrativa. Sistematiza-se os dados a parti de quadros analíticos feito em editor de texto (word) elaborado pelas próprias pesquisadoras. Analisam-se os dados coletados da escola Zélia Conceição a partir da Análise de Conteúdo (AC). Didaticamente o projeto encontra-se organizado em 4 seções: Introdução, Metodologia, Revisão da Literatura e Perfil Sócio Educacional. Essa integração entre família e escola é um processo que todos saem ganhando, a família consegue alinhar a rotina, acompanhar o desenvolvimento da criança e ajudá-la melhor. Já a escola ao trazer para o diálogo os saberes, contradições, memórias e os valores das famílias e comunidade, reafirma a opção de adotar a perspectiva da educação e crescimento de um ser humano integral. |
Palavras-chave: | Importância da aproximação entre família e escola Participação da família na escola Parceria escola e família |
CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
Citação: | SILVA, Leiliane dos Santos; MONTEIRO, Rosimayra de Oliveira. Importância da aproximação entre a família e a escola para o processo de ensino aprendizagem: um estudo de caso na escola Zélia Conceição. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia )-Instituto Federal do Amapá, Laranjal do Jari, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/644 |
Data do documento: | 28-Mai-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCLJ - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC III FINAL- Para REPOSITORIO.pdf | 560,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons