Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/644
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1SANTOS, Manoel Raimundo dos-
dc.contributor.advisor1LattesManoel Raimundo dos Santospt_BR
dc.creatorSILVA, Leiliane dos Santos-
dc.creatorMONTEIRO, Rosimayra de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-06-22T14:25:58Z-
dc.date.available2022-12-31-
dc.date.available2022-06-22T14:25:58Z-
dc.date.issued2022-05-28-
dc.identifier.citationSILVA, Leiliane dos Santos; MONTEIRO, Rosimayra de Oliveira. Importância da aproximação entre a família e a escola para o processo de ensino aprendizagem: um estudo de caso na escola Zélia Conceição. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia )-Instituto Federal do Amapá, Laranjal do Jari, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/644-
dc.description.abstractO presente estudo tematiza a importância da aproximação entre a família e a escola para o processo de ensino-aprendizagem. Possui como objeto de estudo a compreensão dos conceitos de organização escolar e a participação da família na Escola Zélia Conceição potencializando a relação escola-aluno. Desta forma, tem como PROBLEMA DE PESQUISA: onde se tenta compreender como ocorre a participação da família na Escola Zélia Conceição? Neste sentido, possui como objetivo geral: Analisar a participação da família na Escola Zélia Conceição. Em relação a metodologia trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados faz-se uso da entrevista narrativa. Sistematiza-se os dados a parti de quadros analíticos feito em editor de texto (word) elaborado pelas próprias pesquisadoras. Analisam-se os dados coletados da escola Zélia Conceição a partir da Análise de Conteúdo (AC). Didaticamente o projeto encontra-se organizado em 4 seções: Introdução, Metodologia, Revisão da Literatura e Perfil Sócio Educacional. Essa integração entre família e escola é um processo que todos saem ganhando, a família consegue alinhar a rotina, acompanhar o desenvolvimento da criança e ajudá-la melhor. Já a escola ao trazer para o diálogo os saberes, contradições, memórias e os valores das famílias e comunidade, reafirma a opção de adotar a perspectiva da educação e crescimento de um ser humano integral.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tematiza a importância da aproximação entre a família e a escola para o processo de ensino-aprendizagem. Possui como objeto de estudo a compreensão dos conceitos de organização escolar e a participação da família na Escola Zélia Conceição potencializando a relação escola-aluno. Desta forma, tem como PROBLEMA DE PESQUISA: onde se tenta compreender como ocorre a participação da família na Escola Zélia Conceição? Neste sentido, possui como objetivo geral: Analisar a participação da família na Escola Zélia Conceição. Em relação a metodologia trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados faz-se uso da entrevista narrativa. Sistematiza-se os dados a parti de quadros analíticos feito em editor de texto (word) elaborado pelas próprias pesquisadoras. Analisam-se os dados coletados da escola Zélia Conceição a partir da Análise de Conteúdo (AC). Didaticamente o projeto encontra-se organizado em 4 seções: Introdução, Metodologia, Revisão da Literatura e Perfil Sócio Educacional. Essa integração entre família e escola é um processo que todos saem ganhando, a família consegue alinhar a rotina, acompanhar o desenvolvimento da criança e ajudá-la melhor. Já a escola ao trazer para o diálogo os saberes, contradições, memórias e os valores das famílias e comunidade, reafirma a opção de adotar a perspectiva da educação e crescimento de um ser humano integral.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by ROSIMAYRA MONTEIRO (rosimayra_bagata@hotmail.com) on 2022-06-21T15:27:17Z No. of bitstreams: 1 TCC III FINAL- Para REPOSITORIO.pdf: 573827 bytes, checksum: f4ddb8aea97c380639d07ec1794509ce (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Costa Erica (erica.costa@ifap.edu.br) on 2022-06-22T14:25:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC III FINAL- Para REPOSITORIO.pdf: 573827 bytes, checksum: f4ddb8aea97c380639d07ec1794509ce (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-22T14:25:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC III FINAL- Para REPOSITORIO.pdf: 573827 bytes, checksum: f4ddb8aea97c380639d07ec1794509ce (MD5) Previous issue date: 2022-05-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectImportância da aproximação entre família e escolapt_BR
dc.subjectParticipação da família na escolapt_BR
dc.subjectParceria escola e famíliapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.titleImportância da aproximação entre a família e a escola para o processo de ensino aprendizagem: um estudo de caso na escola Zélia Conceiçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCLJ - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC III FINAL- Para REPOSITORIO.pdf560,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons