Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/644
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | SANTOS, Manoel Raimundo dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | Manoel Raimundo dos Santos | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Leiliane dos Santos | - |
dc.creator | MONTEIRO, Rosimayra de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-22T14:25:58Z | - |
dc.date.available | 2022-12-31 | - |
dc.date.available | 2022-06-22T14:25:58Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Leiliane dos Santos; MONTEIRO, Rosimayra de Oliveira. Importância da aproximação entre a família e a escola para o processo de ensino aprendizagem: um estudo de caso na escola Zélia Conceição. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia )-Instituto Federal do Amapá, Laranjal do Jari, AP, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/644 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo tematiza a importância da aproximação entre a família e a escola para o processo de ensino-aprendizagem. Possui como objeto de estudo a compreensão dos conceitos de organização escolar e a participação da família na Escola Zélia Conceição potencializando a relação escola-aluno. Desta forma, tem como PROBLEMA DE PESQUISA: onde se tenta compreender como ocorre a participação da família na Escola Zélia Conceição? Neste sentido, possui como objetivo geral: Analisar a participação da família na Escola Zélia Conceição. Em relação a metodologia trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados faz-se uso da entrevista narrativa. Sistematiza-se os dados a parti de quadros analíticos feito em editor de texto (word) elaborado pelas próprias pesquisadoras. Analisam-se os dados coletados da escola Zélia Conceição a partir da Análise de Conteúdo (AC). Didaticamente o projeto encontra-se organizado em 4 seções: Introdução, Metodologia, Revisão da Literatura e Perfil Sócio Educacional. Essa integração entre família e escola é um processo que todos saem ganhando, a família consegue alinhar a rotina, acompanhar o desenvolvimento da criança e ajudá-la melhor. Já a escola ao trazer para o diálogo os saberes, contradições, memórias e os valores das famílias e comunidade, reafirma a opção de adotar a perspectiva da educação e crescimento de um ser humano integral. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tematiza a importância da aproximação entre a família e a escola para o processo de ensino-aprendizagem. Possui como objeto de estudo a compreensão dos conceitos de organização escolar e a participação da família na Escola Zélia Conceição potencializando a relação escola-aluno. Desta forma, tem como PROBLEMA DE PESQUISA: onde se tenta compreender como ocorre a participação da família na Escola Zélia Conceição? Neste sentido, possui como objetivo geral: Analisar a participação da família na Escola Zélia Conceição. Em relação a metodologia trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados faz-se uso da entrevista narrativa. Sistematiza-se os dados a parti de quadros analíticos feito em editor de texto (word) elaborado pelas próprias pesquisadoras. Analisam-se os dados coletados da escola Zélia Conceição a partir da Análise de Conteúdo (AC). Didaticamente o projeto encontra-se organizado em 4 seções: Introdução, Metodologia, Revisão da Literatura e Perfil Sócio Educacional. Essa integração entre família e escola é um processo que todos saem ganhando, a família consegue alinhar a rotina, acompanhar o desenvolvimento da criança e ajudá-la melhor. Já a escola ao trazer para o diálogo os saberes, contradições, memórias e os valores das famílias e comunidade, reafirma a opção de adotar a perspectiva da educação e crescimento de um ser humano integral. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by ROSIMAYRA MONTEIRO (rosimayra_bagata@hotmail.com) on 2022-06-21T15:27:17Z No. of bitstreams: 1 TCC III FINAL- Para REPOSITORIO.pdf: 573827 bytes, checksum: f4ddb8aea97c380639d07ec1794509ce (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Costa Erica (erica.costa@ifap.edu.br) on 2022-06-22T14:25:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC III FINAL- Para REPOSITORIO.pdf: 573827 bytes, checksum: f4ddb8aea97c380639d07ec1794509ce (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-22T14:25:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC III FINAL- Para REPOSITORIO.pdf: 573827 bytes, checksum: f4ddb8aea97c380639d07ec1794509ce (MD5) Previous issue date: 2022-05-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Importância da aproximação entre família e escola | pt_BR |
dc.subject | Participação da família na escola | pt_BR |
dc.subject | Parceria escola e família | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS | pt_BR |
dc.title | Importância da aproximação entre a família e a escola para o processo de ensino aprendizagem: um estudo de caso na escola Zélia Conceição | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCLJ - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC III FINAL- Para REPOSITORIO.pdf | 560,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons