Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/644
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Importância da aproximação entre a família e a escola para o processo de ensino aprendizagem: um estudo de caso na escola Zélia Conceição
Autor(es): SILVA, Leiliane dos Santos
MONTEIRO, Rosimayra de Oliveira
Primeiro Orientador: SANTOS, Manoel Raimundo dos
Resumo: O presente estudo tematiza a importância da aproximação entre a família e a escola para o processo de ensino-aprendizagem. Possui como objeto de estudo a compreensão dos conceitos de organização escolar e a participação da família na Escola Zélia Conceição potencializando a relação escola-aluno. Desta forma, tem como PROBLEMA DE PESQUISA: onde se tenta compreender como ocorre a participação da família na Escola Zélia Conceição? Neste sentido, possui como objetivo geral: Analisar a participação da família na Escola Zélia Conceição. Em relação a metodologia trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados faz-se uso da entrevista narrativa. Sistematiza-se os dados a parti de quadros analíticos feito em editor de texto (word) elaborado pelas próprias pesquisadoras. Analisam-se os dados coletados da escola Zélia Conceição a partir da Análise de Conteúdo (AC). Didaticamente o projeto encontra-se organizado em 4 seções: Introdução, Metodologia, Revisão da Literatura e Perfil Sócio Educacional. Essa integração entre família e escola é um processo que todos saem ganhando, a família consegue alinhar a rotina, acompanhar o desenvolvimento da criança e ajudá-la melhor. Já a escola ao trazer para o diálogo os saberes, contradições, memórias e os valores das famílias e comunidade, reafirma a opção de adotar a perspectiva da educação e crescimento de um ser humano integral.
Abstract: O presente estudo tematiza a importância da aproximação entre a família e a escola para o processo de ensino-aprendizagem. Possui como objeto de estudo a compreensão dos conceitos de organização escolar e a participação da família na Escola Zélia Conceição potencializando a relação escola-aluno. Desta forma, tem como PROBLEMA DE PESQUISA: onde se tenta compreender como ocorre a participação da família na Escola Zélia Conceição? Neste sentido, possui como objetivo geral: Analisar a participação da família na Escola Zélia Conceição. Em relação a metodologia trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados faz-se uso da entrevista narrativa. Sistematiza-se os dados a parti de quadros analíticos feito em editor de texto (word) elaborado pelas próprias pesquisadoras. Analisam-se os dados coletados da escola Zélia Conceição a partir da Análise de Conteúdo (AC). Didaticamente o projeto encontra-se organizado em 4 seções: Introdução, Metodologia, Revisão da Literatura e Perfil Sócio Educacional. Essa integração entre família e escola é um processo que todos saem ganhando, a família consegue alinhar a rotina, acompanhar o desenvolvimento da criança e ajudá-la melhor. Já a escola ao trazer para o diálogo os saberes, contradições, memórias e os valores das famílias e comunidade, reafirma a opção de adotar a perspectiva da educação e crescimento de um ser humano integral.
Palavras-chave: Importância da aproximação entre família e escola
Participação da família na escola
Parceria escola e família
CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
Citação: SILVA, Leiliane dos Santos; MONTEIRO, Rosimayra de Oliveira. Importância da aproximação entre a família e a escola para o processo de ensino aprendizagem: um estudo de caso na escola Zélia Conceição. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia )-Instituto Federal do Amapá, Laranjal do Jari, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/644
Data do documento: 28-Mai-2022
Aparece nas coleções:TCCLJ - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC III FINAL- Para REPOSITORIO.pdf560,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons