Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/638
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | DIAS, Rafael Dantas | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4103915445300247 | pt_BR |
dc.creator | ANDRADE, Adriene Santos de | - |
dc.creator | SANTOS, Franciele Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-20T19:04:31Z | - |
dc.date.available | 2022-06-30 | - |
dc.date.available | 2022-06-20T19:04:31Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-19 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Adriene Santos de; SANTOS, Franciele Silva dos. A educação de jovens e adultos e o sistema de relacionamento entre professor-aluno. 2022. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Instituto Federal do Amapá. Laranjal do Jari, AP, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/638 | - |
dc.description.abstract | Affection is a very common practice for the early school years, due to the children's process of detachment from their home. At that moment, the teacher builds bonds of affection and friendship with his students, in an attempt to improve their performance in the classroom. In Youth and Adult Education, affectivity has similar characteristics, as it seeks to make the classroom a safe and respectful place, where students can express themselves in a coherent way. In this perspective, the present work aimed to carry out an analysis of studies that demonstrate the relevance of affectivity in Youth and Adult Education. To reach the proposed objectives, the bibliographic survey methodology was used, being carried out in the main academic platforms such as Scielo, Google Scholar, National Library of Theses and Dissertations, in addition to academic indexers of Brazilian university libraries. Taking the period from 2015 to 2021 as a time frame. In the survey conducted, 8 studies were found that show the relevance of affectivity in Youth and Adult Education. It was observed that affectivity is seen as a pedagogical tool that prevents school dropout, which is quite present in EJA, in addition to establishing friendship and companionship relationships between teacher-student and student-student. It is concluded that affectivity is a highly relevant ally to prevent EJA evasion and build a healthy relationship between teachers and students. Keywords: Affection. EJA. Bibliographic Survey. | pt_BR |
dc.description.resumo | A afetividade é uma prática bastante comum para os anos iniciais escolares, devido ao processo de desapego das crianças em relação a sua casa. Nesse momento, o professor constrói laços de afeto e amizade com seus alunos, em uma busca de melhorar o desempenho dos mesmos na sala de aula. Na Educação de Jovens e Adultos a afetividade possui características parecidas, em vista que a mesma busca tornar a sala de aula um local seguro e com respeito, onde os alunos consigam se expressar de forma coerente. Nesta perspectiva o presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise de estudos que demonstrem a relevância da afetividade na Educação de Jovens e Adultos. Para alcançar os objetivos propostos utilizou-se a metodologia de levantamento bibliográfico, sendo realizado nas principais plataformas acadêmicas como o Scielo, Google Scholar, Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações, além dos indexadores acadêmicos das bibliotecas de universidades brasileiras. Tendo como recorte temporal o período de 2015 a 2021. No levantamento realizado encontrou-se 8 estudos que mostram a relevância da afetividade na Educação de Jovens e Adultos. Observou-se que a afetividade é vista como uma ferramenta pedagógica que evita a evasão escolar que é bastante presente no EJA, além de estabelecer relações de amizade e companheirismo entre o professor-aluno e aluno-aluno. Conclui-se que a afetividade é uma aliada de grande relevância para impedir a evasão no EJA e construir uma relação saudável entre os professores e os alunos. Palavras-chave: Afetividade. EJA. Levantamento Bibliográfico. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Franciele santos (francielesilva_1991@outlook.com) on 2022-06-13T21:30:56Z No. of bitstreams: 1 ANDRADE(2022) SANTOS(2022)- A educação de jovens e adultos.pdf: 996698 bytes, checksum: 653ecdb951f8e512e8780f212aa559a0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Costa Erica (erica.costa@ifap.edu.br) on 2022-06-20T19:04:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANDRADE(2022) SANTOS(2022)- A educação de jovens e adultos.pdf: 996698 bytes, checksum: 653ecdb951f8e512e8780f212aa559a0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-20T19:04:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANDRADE(2022) SANTOS(2022)- A educação de jovens e adultos.pdf: 996698 bytes, checksum: 653ecdb951f8e512e8780f212aa559a0 (MD5) Previous issue date: 2022-05-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Ciencias e Tecnologias do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia - EAD | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Eja | pt_BR |
dc.subject | Levantamento bibliografico | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ: CIENCIAS HUMANAS= Educação | pt_BR |
dc.title | A educação de jovens e adultos e o sistema de relacionamento entre professor-aluno | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCLJ - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANDRADE(2022) SANTOS(2022)- A educação de jovens e adultos.pdf | 973,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons