Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/638
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1DIAS, Rafael Dantas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4103915445300247pt_BR
dc.creatorANDRADE, Adriene Santos de-
dc.creatorSANTOS, Franciele Silva dos-
dc.date.accessioned2022-06-20T19:04:31Z-
dc.date.available2022-06-30-
dc.date.available2022-06-20T19:04:31Z-
dc.date.issued2022-05-19-
dc.identifier.citationANDRADE, Adriene Santos de; SANTOS, Franciele Silva dos. A educação de jovens e adultos e o sistema de relacionamento entre professor-aluno. 2022. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Instituto Federal do Amapá. Laranjal do Jari, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/638-
dc.description.abstractAffection is a very common practice for the early school years, due to the children's process of detachment from their home. At that moment, the teacher builds bonds of affection and friendship with his students, in an attempt to improve their performance in the classroom. In Youth and Adult Education, affectivity has similar characteristics, as it seeks to make the classroom a safe and respectful place, where students can express themselves in a coherent way. In this perspective, the present work aimed to carry out an analysis of studies that demonstrate the relevance of affectivity in Youth and Adult Education. To reach the proposed objectives, the bibliographic survey methodology was used, being carried out in the main academic platforms such as Scielo, Google Scholar, National Library of Theses and Dissertations, in addition to academic indexers of Brazilian university libraries. Taking the period from 2015 to 2021 as a time frame. In the survey conducted, 8 studies were found that show the relevance of affectivity in Youth and Adult Education. It was observed that affectivity is seen as a pedagogical tool that prevents school dropout, which is quite present in EJA, in addition to establishing friendship and companionship relationships between teacher-student and student-student. It is concluded that affectivity is a highly relevant ally to prevent EJA evasion and build a healthy relationship between teachers and students. Keywords: Affection. EJA. Bibliographic Survey.pt_BR
dc.description.resumoA afetividade é uma prática bastante comum para os anos iniciais escolares, devido ao processo de desapego das crianças em relação a sua casa. Nesse momento, o professor constrói laços de afeto e amizade com seus alunos, em uma busca de melhorar o desempenho dos mesmos na sala de aula. Na Educação de Jovens e Adultos a afetividade possui características parecidas, em vista que a mesma busca tornar a sala de aula um local seguro e com respeito, onde os alunos consigam se expressar de forma coerente. Nesta perspectiva o presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise de estudos que demonstrem a relevância da afetividade na Educação de Jovens e Adultos. Para alcançar os objetivos propostos utilizou-se a metodologia de levantamento bibliográfico, sendo realizado nas principais plataformas acadêmicas como o Scielo, Google Scholar, Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações, além dos indexadores acadêmicos das bibliotecas de universidades brasileiras. Tendo como recorte temporal o período de 2015 a 2021. No levantamento realizado encontrou-se 8 estudos que mostram a relevância da afetividade na Educação de Jovens e Adultos. Observou-se que a afetividade é vista como uma ferramenta pedagógica que evita a evasão escolar que é bastante presente no EJA, além de estabelecer relações de amizade e companheirismo entre o professor-aluno e aluno-aluno. Conclui-se que a afetividade é uma aliada de grande relevância para impedir a evasão no EJA e construir uma relação saudável entre os professores e os alunos. Palavras-chave: Afetividade. EJA. Levantamento Bibliográfico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele santos (francielesilva_1991@outlook.com) on 2022-06-13T21:30:56Z No. of bitstreams: 1 ANDRADE(2022) SANTOS(2022)- A educação de jovens e adultos.pdf: 996698 bytes, checksum: 653ecdb951f8e512e8780f212aa559a0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Costa Erica (erica.costa@ifap.edu.br) on 2022-06-20T19:04:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANDRADE(2022) SANTOS(2022)- A educação de jovens e adultos.pdf: 996698 bytes, checksum: 653ecdb951f8e512e8780f212aa559a0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-20T19:04:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANDRADE(2022) SANTOS(2022)- A educação de jovens e adultos.pdf: 996698 bytes, checksum: 653ecdb951f8e512e8780f212aa559a0 (MD5) Previous issue date: 2022-05-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Ciencias e Tecnologias do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogia - EADpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEjapt_BR
dc.subjectLevantamento bibliograficopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ: CIENCIAS HUMANAS= Educaçãopt_BR
dc.titleA educação de jovens e adultos e o sistema de relacionamento entre professor-alunopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCLJ - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRADE(2022) SANTOS(2022)- A educação de jovens e adultos.pdf973,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons