Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/619
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ifap kids: uma proposta para ensinar sustentabilidade para crianças indígenas de Oiapoque. |
Autor(es): | SANTOS, Elizandra Monteiro dos SANTOS, Ingrid Monteiro dos |
Primeiro Orientador: | LEAL, Joana Cíntria Pinto |
Resumo: | A presente pesquisa visou contribuir para aprendizagem de crianças utilizando práticas de sustentabilidade com o uso de metodologias ativas através do aplicativo EcoDivertidos, cujo o objetivo foi sensibilizar as crianças da importância do desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente, afim de propiciar entretenimento e aprendizagem de forma interativa e lúdica, desenvolvendo práticas pedagógicas inovadoras com o uso das tecnologias digitais. Para isso, foram adotadas o uso das metodologias ativas tais como: aprendizagem por pares, aprendizagem baseada em problemas e a gamificação adotadas como forma de inovar o aprendizado, fazendo com que o método tradicional seja investido, transformando a aprendizagem em prática, partindo de problemas e situações reais, todas voltadas para o desenvolvimento sustentável através de jogos e atividades produzidas dentro de sala de aula. Portanto, a escola se torna um ambiente apropriado para mudanças, podendo assim formar indivíduos conscientes. O projeto foi aplicado a 6 alunos da turma do 2° ano do ensino fundamental, turma única, da Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá na Aldeia Manga Município de Oiapoque-AP. o mesmo foi um recorte do projeto Ifap Kids, adaptado para a comunidade indígena. |
Abstract: | The present research aimed to contribute to children's learning using sustainability practices with the use of active methodologies through the EcoDiverts application, whose objective was to sensitize children to the importance of sustainable development and the preservation of the environment, in order to provide entertainment and learning of interactive and playful way, developing innovative pedagogical practices with the use of digital technologies. For this, the use of active methodologies such as peer learning, problem-based learning and gamification were adopted as a way of innovating learning, making the traditional method invested, transforming learning into practice, starting from problems and real situations, all aimed at sustainable development through games and activities produced within the classroom. Therefore, the school becomes an appropriate environment for changes, thus being able to form conscious individuals. The project was applied to 6 students from the 2nd year of elementary school, a single class, from the State Indigenous School Jorge Iaparrá in Aldeia Manga Municipality of Oiapoque-AP. the same was an excerpt from the Ifap Kids project, adapted for the indigenous community. |
Palavras-chave: | Sustentabilidade Metodologias ativas Educação criança indígena |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Citação: | SANTOS, Elizandra Monteiro dos; SANTOS, Ingrid Monteiro dos. Ifap kids: uma proposta para ensinar sustentabilidade para crianças indígena de Oiapoque. 2022. 24 f.: il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - EaD) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá. Oiapoque, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/619 |
Data do documento: | 12-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCOPQ - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS; SANTOS (2022)- proposta para ensinar sustentabilidade.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons