Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/619
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1LEAL, Joana Cíntria Pinto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8417983633400077pt_BR
dc.creatorSANTOS, Elizandra Monteiro dos-
dc.creatorSANTOS, Ingrid Monteiro dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1220056679725217pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5561013185816343pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-08T19:00:46Z-
dc.date.available2022-06-07-
dc.date.available2022-06-08T19:00:46Z-
dc.date.issued2022-04-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Elizandra Monteiro dos; SANTOS, Ingrid Monteiro dos. Ifap kids: uma proposta para ensinar sustentabilidade para crianças indígena de Oiapoque. 2022. 24 f.: il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - EaD) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá. Oiapoque, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/619-
dc.description.abstractThe present research aimed to contribute to children's learning using sustainability practices with the use of active methodologies through the EcoDiverts application, whose objective was to sensitize children to the importance of sustainable development and the preservation of the environment, in order to provide entertainment and learning of interactive and playful way, developing innovative pedagogical practices with the use of digital technologies. For this, the use of active methodologies such as peer learning, problem-based learning and gamification were adopted as a way of innovating learning, making the traditional method invested, transforming learning into practice, starting from problems and real situations, all aimed at sustainable development through games and activities produced within the classroom. Therefore, the school becomes an appropriate environment for changes, thus being able to form conscious individuals. The project was applied to 6 students from the 2nd year of elementary school, a single class, from the State Indigenous School Jorge Iaparrá in Aldeia Manga Municipality of Oiapoque-AP. the same was an excerpt from the Ifap Kids project, adapted for the indigenous community.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa visou contribuir para aprendizagem de crianças utilizando práticas de sustentabilidade com o uso de metodologias ativas através do aplicativo EcoDivertidos, cujo o objetivo foi sensibilizar as crianças da importância do desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente, afim de propiciar entretenimento e aprendizagem de forma interativa e lúdica, desenvolvendo práticas pedagógicas inovadoras com o uso das tecnologias digitais. Para isso, foram adotadas o uso das metodologias ativas tais como: aprendizagem por pares, aprendizagem baseada em problemas e a gamificação adotadas como forma de inovar o aprendizado, fazendo com que o método tradicional seja investido, transformando a aprendizagem em prática, partindo de problemas e situações reais, todas voltadas para o desenvolvimento sustentável através de jogos e atividades produzidas dentro de sala de aula. Portanto, a escola se torna um ambiente apropriado para mudanças, podendo assim formar indivíduos conscientes. O projeto foi aplicado a 6 alunos da turma do 2° ano do ensino fundamental, turma única, da Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá na Aldeia Manga Município de Oiapoque-AP. o mesmo foi um recorte do projeto Ifap Kids, adaptado para a comunidade indígena.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elizandra Santos (elizandrasantosmonteiro0195@gmail.com) on 2022-05-18T21:08:01Z No. of bitstreams: 1 SANTOS; SANTOS (2022) IFAP.pdf: 1107873 bytes, checksum: 40e74e9d568d6d5ddef738f73b2979aa (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Elizandra e Ingrid, Para que seu trabalho seja aceito, ele deve estar formatado no padrão do Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos. Você deve baixar esse documento em "Documentos úteis" na própria página do Repositório. Nesse mesmo local, você encontrará um Template de TCC que ajudará na formatação. Verifique as situações de destaque (muito negrito), as seções, o sumário, figuras etc... Aguardamos seu novo depósito. on 2022-05-20T18:55:12Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Elizandra Santos (elizandrasantosmonteiro0195@gmail.com) on 2022-05-27T21:34:48Z No. of bitstreams: 1 SANTOS, 2022; SANTOS,2022-IFAP KIDS.pdf: 1147784 bytes, checksum: 5bb48ab8ff6dee2d34edc373320aa2b4 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia Elizandra! Solicito que você faça correções de autodepósito e de formatação do seu trabalho: Quanto ao autodepósito: você deve ler o Tutorial de autodepósito, disponível em "Documentos úteis" na página do Repositório e seguir as orientações do exemplo. Veja: 1 - você deve colocar as palavras-chave cada uma em um campo diferente. Apenas as que estão na língua portuguesa e as mesmas palavras do resumo e da ficha catalográfica; 2 - em "Citar como" você deve redigir a referência do seu trabalho de acordo com a ABNT. Veja modelo de referência de trabalhos acadêmicos no Guia. Quanto a formatação do seu trabalho, você deve ler o Guia de Formatação de Trabalhos Acadêmicos disponível em "Documentos úteis" na página do Repositório e seguir as orientações. Faço minhas observações abaixo: 1 - você deve formatar seu trabalho de acordo com a formatação de TCC. Em algumas folhas encontrei características de artigo acadêmico, porém essa turma tem enviado trabalhos em formato de TCC tradicional. Então vou orientar dessa forma; 2 - a folha de aprovação precisa estar com as assinaturas da banca; 3 - corrigir as margens das páginas, conforme está no Guia; 4 - retirar os autores da página de resumo. Você está confundindo com o formato de artigo; 5 - corrigir o sumário, não está no padrão. Veja o modelo que está no Guia; 6 - corrigir as seções no corpo do texto. Cada seção principal começa em uma folha diferente; 7 - corrigir as legendas das ilustrações. Veja o modelo no Guia; 8 - a seção considerações finais tem indicador numérico; 9 - corrigir a seção Referências e retirar a cor azul (hiperlink) dos links Após essas correções, faça um novo depósito. on 2022-05-30T13:24:49Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Elizandra Santos (elizandrasantosmonteiro0195@gmail.com) on 2022-06-01T15:31:52Z No. of bitstreams: 1 SANTOS(2022); SANTOS(2022) Proposta de ensinar sustentabilidade.pdf: 1181787 bytes, checksum: 1b1c624bc491d14e614a8e95e630e472 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Prezadas, No TCC: - o subtítulo é em caixa baixa e não negritado, na capa, folha de rosto, e folha de aprovação. - Verifique suas referências, tem exemplos de varias no guia de formatação de trabalhos acadêmicos, encontrado no menu "Documentos úteis", a partir da folha 18. Obs.: Depois das correções, faça novo autodepósito. on 2022-06-01T19:34:47Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Elizandra Santos (elizandrasantosmonteiro0195@gmail.com) on 2022-06-05T22:29:49Z No. of bitstreams: 1 SANTOS (2022); SANTOS (2022) uma proposta de ensinar sustentabilidade.pdf: 1181314 bytes, checksum: 07e3c164c54ae8e6b3e0c9a18e34239f (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Prezadas, Verifiquem suas referências, negritar títulos e NÃO negritar subtítulos, encontraram vários exemplos a partir da folha 18, no guia de formatação de trabalhos acadêmicos, disponível no menu "Documentos úteis", na plataforma do repositório. Obs: Depois de feitas as correções, faça novo depósito. on 2022-06-06T17:36:02Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Elizandra Santos (elizandrasantosmonteiro0195@gmail.com) on 2022-06-07T21:30:52Z No. of bitstreams: 1 SANTOS; SANTOS (2022)- proposta para ensinar sustentabilidade.pdf: 1181505 bytes, checksum: 0529c4f8a45807eb83ae75d62bff2796 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2022-06-08T19:00:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS; SANTOS (2022)- proposta para ensinar sustentabilidade.pdf: 1181505 bytes, checksum: 0529c4f8a45807eb83ae75d62bff2796 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-08T19:00:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTOS; SANTOS (2022)- proposta para ensinar sustentabilidade.pdf: 1181505 bytes, checksum: 0529c4f8a45807eb83ae75d62bff2796 (MD5) Previous issue date: 2022-04-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogia - EADpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectcriança indígenapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleIfap kids: uma proposta para ensinar sustentabilidade para crianças indígenas de Oiapoque.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:TCCOPQ - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS; SANTOS (2022)- proposta para ensinar sustentabilidade.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons