Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/610
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Analise dos jogos e brincadeiras utilizadas na educação infantil nas escolas do munícipio de Oiapoque-AP |
Autor(es): | MORAIS, Caroline Ferreira MIRANDA, Maria de Jesus Nogueira |
Primeiro Orientador: | LEAL, Joana Cíntria Pinto |
Resumo: | Esta pesquisa abordou as atividades lúdicas desenvolvidas como instrumento pedagógico na educação infantil das escolas do município de Oiapoque-AP, buscou descrever as atividades lúdicas utilizadas nas escolas e como os professores foram capacitados para lecionar. Parte-se do pressuposto que é através da brincadeira que a criança pode desenvolver a sua própria liberdade e expressão, bem como sua criatividade ao manipulá-las. Para tanto, este trabalho contou com uma fundamentação teórica baseada nas ideias de autores que estudaram/estudam o brincar como recurso pedagógico nesse processo alfabetizador. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, sendo que, nos procedimentos técnicos adotou-se a pesquisa bibliográfica. Sendo assim chegou-se ao entendimento que professor, precisa inserir o ato de brincar em sua prática pedagógica, vivenciando o universo infantil não apenas na teoria, mas na prática, transformando a sala de aula em um ambiente de alegria e de prazer. Conceitualmente, o brincar pode ser entendido como uma linguagem natural da criança, por isso, é indispensável na educação infantil que o aluno possa se expressar na escola através de atividades lúdicas, mas sem a carga da responsabilidade de aprender uma vez que este momento está voltado para a socialização e interação tornando a brincadeira imprescindível para a criança. Diante de tais perspectivas é que esse trabalho visa descrever como o brincar pode implicar na relação professor aluno na Educação Infantil das escolas do município de Oiapoque. Palavras-chaves: Jogos; Brincadeiras; Educação infantil. |
Abstract: | This research addressed the playful activities developed as a pedagogical instrument in early childhood education of schools in the municipality of Oiapoque-AP, sought to describe the playful activities used in schools and how teachers were trained to teach. It is assumed that it is through play that the child can develop his own freedom and expression, as well as his creativity when handling them. To this end, this work had a theoretical foundation based on the ideas of authors who studied/studied play as a pedagogical resource in this literacy process. A qualitative research was developed, and bibliographical research was adopted in the technical procedures. Thus, it was reached to the understanding that professor, need to insert the act of playing in his pedagogical practice, experiencing the universe of children not only in theory, but in practice, transforming the classroom into an environment of joy and pleasure. Conceptual, play can be understood as a natural language of the child, so it is indispensable in early childhood education that the student can express himself in school through playful activities, but without the burden of the responsibility of learning since this moment is focused on socialization and interaction making play indispensable for the child. Given these perspectives, this work aims to describe how playing can imply in the student teacher relationship in Early Childhood Education in schools in the municipality of Oiapoque. Keywords: Games; Games; Early childhood education. |
Palavras-chave: | Jogos Brincadeiras Educação Infantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amapá- Ifap- Campus Oiapoque |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Citação: | MORAIS; Caroline Ferreira; MIRANDA; Maria de Jesus Nogueira. Analise dos Jogos e Brincadeiras utilizadas na Educação Infantil nas Escolas do Município de Oiapoque.2022.34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) -- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Campus Macapá, Curso de Licenciatura em Pedagogia (EaD) - Polo Oiapoque, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/610 |
Data do documento: | 22-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCOPQ - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MORAIS; MIRANDA (2022) jogos brincadeiras educação.pdf | 539,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons