Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1LEAL, Joana Cíntria Pinto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cmpq.br/8417983633400077pt_BR
dc.creatorMORAIS, Caroline Ferreira-
dc.creatorMIRANDA, Maria de Jesus Nogueira-
dc.date.accessioned2022-06-03T13:20:32Z-
dc.date.available2022-06-02-
dc.date.available2022-06-03T13:20:32Z-
dc.date.issued2022-04-22-
dc.identifier.citationMORAIS; Caroline Ferreira; MIRANDA; Maria de Jesus Nogueira. Analise dos Jogos e Brincadeiras utilizadas na Educação Infantil nas Escolas do Município de Oiapoque.2022.34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) -- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Campus Macapá, Curso de Licenciatura em Pedagogia (EaD) - Polo Oiapoque, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/610-
dc.description.abstractThis research addressed the playful activities developed as a pedagogical instrument in early childhood education of schools in the municipality of Oiapoque-AP, sought to describe the playful activities used in schools and how teachers were trained to teach. It is assumed that it is through play that the child can develop his own freedom and expression, as well as his creativity when handling them. To this end, this work had a theoretical foundation based on the ideas of authors who studied/studied play as a pedagogical resource in this literacy process. A qualitative research was developed, and bibliographical research was adopted in the technical procedures. Thus, it was reached to the understanding that professor, need to insert the act of playing in his pedagogical practice, experiencing the universe of children not only in theory, but in practice, transforming the classroom into an environment of joy and pleasure. Conceptual, play can be understood as a natural language of the child, so it is indispensable in early childhood education that the student can express himself in school through playful activities, but without the burden of the responsibility of learning since this moment is focused on socialization and interaction making play indispensable for the child. Given these perspectives, this work aims to describe how playing can imply in the student teacher relationship in Early Childhood Education in schools in the municipality of Oiapoque. Keywords: Games; Games; Early childhood education.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa abordou as atividades lúdicas desenvolvidas como instrumento pedagógico na educação infantil das escolas do município de Oiapoque-AP, buscou descrever as atividades lúdicas utilizadas nas escolas e como os professores foram capacitados para lecionar. Parte-se do pressuposto que é através da brincadeira que a criança pode desenvolver a sua própria liberdade e expressão, bem como sua criatividade ao manipulá-las. Para tanto, este trabalho contou com uma fundamentação teórica baseada nas ideias de autores que estudaram/estudam o brincar como recurso pedagógico nesse processo alfabetizador. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, sendo que, nos procedimentos técnicos adotou-se a pesquisa bibliográfica. Sendo assim chegou-se ao entendimento que professor, precisa inserir o ato de brincar em sua prática pedagógica, vivenciando o universo infantil não apenas na teoria, mas na prática, transformando a sala de aula em um ambiente de alegria e de prazer. Conceitualmente, o brincar pode ser entendido como uma linguagem natural da criança, por isso, é indispensável na educação infantil que o aluno possa se expressar na escola através de atividades lúdicas, mas sem a carga da responsabilidade de aprender uma vez que este momento está voltado para a socialização e interação tornando a brincadeira imprescindível para a criança. Diante de tais perspectivas é que esse trabalho visa descrever como o brincar pode implicar na relação professor aluno na Educação Infantil das escolas do município de Oiapoque. Palavras-chaves: Jogos; Brincadeiras; Educação infantil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Caroline Morais (carolineferreiramorais54@gmail.com) on 2022-06-02T21:31:33Z No. of bitstreams: 1 MORAIS; MIRANDA (2022) jogos brincadeiras educação.pdf: 552850 bytes, checksum: 411c6a91c69ffd72ad3efbe44aa27e3b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2022-06-03T13:20:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MORAIS; MIRANDA (2022) jogos brincadeiras educação.pdf: 552850 bytes, checksum: 411c6a91c69ffd72ad3efbe44aa27e3b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-03T13:20:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MORAIS; MIRANDA (2022) jogos brincadeiras educação.pdf: 552850 bytes, checksum: 411c6a91c69ffd72ad3efbe44aa27e3b (MD5) Previous issue date: 2022-04-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amapá- Ifap- Campus Oiapoquept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogia - EADpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleAnalise dos jogos e brincadeiras utilizadas na educação infantil nas escolas do munícipio de Oiapoque-APpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCOPQ - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MORAIS; MIRANDA (2022) jogos brincadeiras educação.pdf539,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons