Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/607
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância das atividades lúdicas no 1º e 2º anos dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): COSTA, Denise da Silva
SOUZA, Edna Moraes de
Primeiro Orientador: PRESTES, Roseléia Ferreira
Resumo: Este trabalho nasceu do propósito da curiosidade de compreender como as estratégias lúdicas são utilizadas pelos professores e como contribui no processo de ensino aprendizagem dos alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental. E para alcançar este objetivo foi necessário apropriamos das leituras bibliográficas com autores diversos como SOARES (2010), ALMEIDA (2008), COSTA (2005), LUCKESI (2005) e outros autores que defendem a ludicidade e nos mostram a valorização do ensino através do lúdico e nos remete a uma pesquisa com abordagem qualitativa, sendo de carater exploratório. A coleta de dados foi realizado um questionário sócio demográfico com respectivamente onze questões, subjetivas e objetivas, tendo como participantes, quatros educadoras dos anos iniciais do 1º e 2º ano do ensino fundamental de duas escolas da rede pública, sendo uma localizada na área urbana e uma na zona rural no município de Oiapoque. Após a coleta de dados, foi realizada a análise de conteúdo dos questionários. Com esta pesquisa pode-se constatar que as educadoras participantes apesar de alguns desafios, elas utilizam as atividades lúdicas em seus métodos pedagogicos como uma ferramenta que contribui no processo de ensino e aprendizado de forma eficaz.
Abstract: This work was born from the purpose of curiosity to understand how the playful strategies that teachers use can contribute to the teaching and learning process of students in the 1st and 2nd year of elementary school. And to achieve this objective it was necessary to appropriate the bibliographic readings with different authors such as SOARES (2010), ALMEIDA (2008), COSTA (2005), LUCKESI (2005) and other authors who defend playfulness and show us the appreciation of teaching through playful and leads us to a research with a qualitative approach, being of an exploratory nature. For data collection, a socio-demographic questionnaire was carried out with respectively eleven questions, subjective and objective, having as participants, four educators from the initial years of the 1st and 2nd year of elementary school from two public schools, one located in the urban area. And one in the rural area in the municipality of Oiapoque. After data collection, the content analysis of the questionnaires was performed. With this research, it can be seen that the participating educators, despite some challenges, they use play activities in their pedagogical methods as a tool that contributes to the teaching and learning process effectively.
Palavras-chave: Atividade lúdica
Lúdico - recurso pedagógico
Aprendizagem lúdica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Pedagogia
Citação: COSTA, Denise da Silva; SOUZA, Edna Moraes de. A importância das atividades lúdicas no 1º e 2º anos dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de campo no estado do Amapá. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Amapá, Oiapoque, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/607
Data do documento: 13-Abr-2022
Aparece nas coleções:TCCOPQ - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COSTA (2022); SOUZA (2022) - A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS .pdf328,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons