Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/607
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1PRESTES, Roseléia Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2641232746265640pt_BR
dc.creatorCOSTA, Denise da Silva-
dc.creatorSOUZA, Edna Moraes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7561733163935869pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-31T11:46:42Z-
dc.date.available2022-05-31-
dc.date.available2022-05-31T11:46:42Z-
dc.date.issued2022-04-13-
dc.identifier.citationCOSTA, Denise da Silva; SOUZA, Edna Moraes de. A importância das atividades lúdicas no 1º e 2º anos dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de campo no estado do Amapá. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Amapá, Oiapoque, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/607-
dc.description.abstractThis work was born from the purpose of curiosity to understand how the playful strategies that teachers use can contribute to the teaching and learning process of students in the 1st and 2nd year of elementary school. And to achieve this objective it was necessary to appropriate the bibliographic readings with different authors such as SOARES (2010), ALMEIDA (2008), COSTA (2005), LUCKESI (2005) and other authors who defend playfulness and show us the appreciation of teaching through playful and leads us to a research with a qualitative approach, being of an exploratory nature. For data collection, a socio-demographic questionnaire was carried out with respectively eleven questions, subjective and objective, having as participants, four educators from the initial years of the 1st and 2nd year of elementary school from two public schools, one located in the urban area. And one in the rural area in the municipality of Oiapoque. After data collection, the content analysis of the questionnaires was performed. With this research, it can be seen that the participating educators, despite some challenges, they use play activities in their pedagogical methods as a tool that contributes to the teaching and learning process effectively.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho nasceu do propósito da curiosidade de compreender como as estratégias lúdicas são utilizadas pelos professores e como contribui no processo de ensino aprendizagem dos alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental. E para alcançar este objetivo foi necessário apropriamos das leituras bibliográficas com autores diversos como SOARES (2010), ALMEIDA (2008), COSTA (2005), LUCKESI (2005) e outros autores que defendem a ludicidade e nos mostram a valorização do ensino através do lúdico e nos remete a uma pesquisa com abordagem qualitativa, sendo de carater exploratório. A coleta de dados foi realizado um questionário sócio demográfico com respectivamente onze questões, subjetivas e objetivas, tendo como participantes, quatros educadoras dos anos iniciais do 1º e 2º ano do ensino fundamental de duas escolas da rede pública, sendo uma localizada na área urbana e uma na zona rural no município de Oiapoque. Após a coleta de dados, foi realizada a análise de conteúdo dos questionários. Com esta pesquisa pode-se constatar que as educadoras participantes apesar de alguns desafios, elas utilizam as atividades lúdicas em seus métodos pedagogicos como uma ferramenta que contribui no processo de ensino e aprendizado de forma eficaz.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Denise Costa (denise.oiapoque1@gmail.com) on 2022-05-20T18:22:38Z No. of bitstreams: 1 TCCIII_DENISE E EDNA VF 13-04 valido.pdf: 334517 bytes, checksum: 8aac2442b4240fbc813df003770d94b6 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: No auto depósito: - salve o PDF, com os sobrenomes em caixa alta separados por ponto e virgula, seguido do ano entre parênteses, seguido das três primeiras palavras do título; - deve anexar o termo de autorização para publicação digital; - citação: é a natureza do trabalho, que se encontra na folha de rosto: Trabalho de conclusão de curso apresentado... No TCC: Observei que seu trabalho não está no padrão do guia de formatação de trabalhos acadêmicos, deve baixar o guia disponível no menu "Documentos úteis" na página do Repositório, e fazer os ajustes necessários. Exs.: palavras-chave, no resumo e no abstract, não são negritadas, e são separadas por ponto e virgula. A folha da Introdução começa na página 10. Sua ficha catalográfica não está de acordo com o padrão, deve acessar ficha catalográfica e o tutorial para emissão de ficha, também disponível na plataforma do repositório. Depois de revisar todo o trabalho pelo guia, faça novamente o auto depósito, essas são as condições para que seu trabalho seja aceito on 2022-05-20T22:36:23Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Denise Costa (denise.oiapoque1@gmail.com) on 2022-05-23T18:02:58Z No. of bitstreams: 2 COSTA (2022); SOUZA (2022)-A IMPORTANCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS..pdf: 373046 bytes, checksum: e42b6212d26b5e6efbd7cd970c24898d (MD5) Termo COSTA; SOUZA (2022).pdf: 28457 bytes, checksum: 0e04d9f773f4863291a760119bb5313e (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Denize! Seu trabalho precisa de correções de Formatação. Você deve baixar o NOVO Guia de formatação e estrutura de trabalhos acadêmicos que está disponível no Repositório em "Documentos úteis". Observe as fontes, tamanho da fonte, sumário, epígrafe (a fonte está diferente da fonte do texto), resumo, abstract, listas, paginação, as seções, citações, referências, etc. Tudo deve ser formatado como no Guia. Ainda tem o template de TCC disponível para ajudar. Outra coisa que você deve baixar é o tutorial de autodepósito, pois o preenchimento dos autores, orientador e a referência do seu trabalho em "citar como", não estão corretos. Não precisa você anexar o termo de autorização, pois quando você faz o autodepósito já está autorizando. Faça essas correções e submeta um novo depósito. on 2022-05-24T14:03:24Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Denise Costa (denise.oiapoque1@gmail.com) on 2022-05-27T18:10:23Z No. of bitstreams: 1 COSTA (2022); SOUZA (2022) A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS..pdf: 336716 bytes, checksum: d3b2b4c0f1582d335b3b70dca27ef261 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Denise!!! Solicito que você faça correções de autodepósito e de formatação do seu trabalho: Quanto ao autodepósito: você deve ler o Tutorial de autodepósito, disponível em "Documentos úteis" na página do Repositório e seguir as orientações do exemplo. Veja: 1 - os sobrenomes dos autores e orientadores são em letras maiúsculas; 2 - o nome do editor (instituição) deve ser redigido em letras minúsculas; 3 - em "Citar como" vovê deve redigir a referência do seu trabalho de acordo com a ABNT. Veja modelo de referência de trabalhos acadêmicos no Guia. Quanto a formatação do seu trabalho, você deve ler o Guia de Formatação de Trabalhos Acadêmicos disponível em "Documentos úteis" na página do Repositório e seguir as orientações. Faço minhas observações abaixo: 1 - corrigir espaçamento em todo o trabalho; 2 - as mesmas palavras-chave da ficha catalográfica, devem ser as mesmas do trabalho; 3 - as siglas não precisam ser destacadas com negrito. Centralizar a seção "Lista de siglas...; 4 - corrigir o sumário, não está no padrão. Veja o modelo que está no Guia; 5 - a paginação não começa com o número 10. Faça a contagem novamente. Lembrando que a capa não entra na contagem; 6 - retirar o traço das seções que estão no corpo do texto. Apenas um espaço separa o indicador numérico do título; 7 - corrigir a formatação das citações recuadas. Veja as orientações no Guia; 8 - corrigir espaçamento das Referências Após essas correções, faça um novo depósito. on 2022-05-30T13:08:11Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Denise Costa (denise.oiapoque1@gmail.com) on 2022-05-31T00:24:56Z No. of bitstreams: 1 COSTA (2022); SOUZA (2022) - A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS .pdf: 336525 bytes, checksum: fe36d4811e36d034f3c1d3a82235aac7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2022-05-31T11:46:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 COSTA (2022); SOUZA (2022) - A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS .pdf: 336525 bytes, checksum: fe36d4811e36d034f3c1d3a82235aac7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-31T11:46:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 COSTA (2022); SOUZA (2022) - A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS .pdf: 336525 bytes, checksum: fe36d4811e36d034f3c1d3a82235aac7 (MD5) Previous issue date: 2022-04-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtividade lúdicapt_BR
dc.subjectLúdico - recurso pedagógicopt_BR
dc.subjectAprendizagem lúdicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA importância das atividades lúdicas no 1º e 2º anos dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:TCCOPQ - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COSTA (2022); SOUZA (2022) - A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS .pdf328,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons