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dc.contributor.advisor1VIEIRA, Josimar de Aparecido-
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-3156-8590pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesCV: https://lattes.cnpq.br/0521946218695103pt_BR
dc.creatorCARMO, Ismael Carlos Trindade do-
dc.creatorPEREIRA, Maria de Jesus dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2517991753042050pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5530815708423560pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-31T02:37:41Z-
dc.date.available2022-12-19-
dc.date.available2022-05-31T02:37:41Z-
dc.date.issued2022-04-19-
dc.identifier.citationCARMO, Ismael Carlos Trindade do; PEREIRA, Maria de Jesus dos Santos. O uso de tecnologias digitais nas aulas remotas em tempos da pandemia covid-19 numa escola pública da rede municipal do estado do Amapá. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Instituto Federal do Amapá, Porto Grande, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/606-
dc.description.abstractWith face-to-face activities suspended, since March 2020, educational institutions around the world, including those in the municipal networks of the State of Amapá, have readjusted their routines in order to minimize the impacts of social distancing resulting from the coronavirus pandemic. Covid-19. Servers and students have adopted remote work as a reality and seek to find a balance between professional and personal life. In this context, this study aimed to understand the impacts and influences of digital technologies on the teaching-learning process involving teachers and students in remote classes of the first year of elementary school in a public school, considering the Covid-19 pandemic. This is a descriptive research, with an exploratory dimension and was developed following an approach that is predominantly based on a qualitative and dialectical perspective, accompanied by a quantitative treatment, following the movements and contradictions typical of educational spaces. It was developed from bibliographical research and field research of the case study type, which involved teachers and managers of a municipal teaching institution located in the state of Amapá, who work in the first year of elementary school. In the organization of this report there is an introduction where initial information is presented about the research work carried out, the methodological procedures that were adopted, the results and discussions about the data that were obtained from the investigation, the complementary didactic proposals arising from the research carried out and, finally, the final considerations of the work carried out are described. The repercussions of the work indicate that digital technologies are challenging us every day in the face of the transformations in which society is experiencing in the search for a new way to reinvent itself in all means, and education needs to be developed in this new way in which society is being formed.pt_BR
dc.description.resumoCom as atividades presenciais suspensas, desde o mês de março de 2020, as instituições de ensino de todo o mundo, incluindo aquelas das redes municipais do Estado do Amapá, têm readequado suas rotinas a fim de minimizar os impactos do distanciamento social decorrente da pandemia da Covid-19. Servidores e estudantes adotaram o trabalho remoto como uma realidade e buscam encontrar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Nesse contexto, este estudo teve por finalidade compreender os impactos e as influências das tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem envolvendo professores e estudantes em aulas remotas do primeiro ano do ensino fundamental numa escola pública, considerando a pandemia da Covid-19. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com uma dimensão exploratória e foi desenvolvida seguindo uma abordagem que se assenta predominantemente numa perspectiva qualitativa e dialética, acompanhada por um tratamento quantitativo, seguindo os movimentos e contradições próprios dos espaços educativos. Foi desenvolvida a partir da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo do tipo estudo de caso, onde foram envolvidos professores e gestores de uma instituição de ensino municipal localizada no estado do Amapá, que atuam no primeiro ano do ensino fundamental. Na organização deste relatório consta uma introdução onde é apresentado informações iniciais sobre o trabalho de pesquisa realizado, os procedimentos metodológicos que foram adotados, os resultados e discussões sobre os dados que foram obtidos com a investigação, as propostas didáticas complementares advindas da pesquisa realizada e, por fim, são descritas as considerações finais do trabalho realizado. As repercussões do trabalho indicam que as tecnologias digitais estão nos desafiando a cada dia diante das transformações na qual a sociedade está vivenciando na busca de uma nova forma de se reinventar em todos os meios, sendo que a educação precisa ser desenvolvida nesta nova forma em que a sociedade está se constituindo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Pereira (mjsantosp10@gmail.com) on 2022-05-31T02:37:41Z No. of bitstreams: 3 CARMO(2022), PEREIRA(2022)- O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS.pdf: 446087 bytes, checksum: 48829eb132238f9cd7e458b36b199f2a (MD5) TERMO-DECLARAÇÃO DE DEPÓSITO.CARMO(2022), PEREIRA(2022).pdf: 106652 bytes, checksum: b3c4a93951df4139888e58019e4df66a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-31T02:37:41Z (GMT). No. of bitstreams: 3 CARMO(2022), PEREIRA(2022)- O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS.pdf: 446087 bytes, checksum: 48829eb132238f9cd7e458b36b199f2a (MD5) TERMO-DECLARAÇÃO DE DEPÓSITO.CARMO(2022), PEREIRA(2022).pdf: 106652 bytes, checksum: b3c4a93951df4139888e58019e4df66a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-04-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogia - EADpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectAulas remotas - ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectPandemia da Covid-19pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleO uso das tecnologias digitais nas aulas remotas em tempos da pandemia da covid-19 numa escola pública da rede municipal do estado do Amapápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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