Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/606
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso das tecnologias digitais nas aulas remotas em tempos da pandemia da covid-19 numa escola pública da rede municipal do estado do Amapá
Autor(es): CARMO, Ismael Carlos Trindade do
PEREIRA, Maria de Jesus dos Santos
Primeiro Orientador: VIEIRA, Josimar de Aparecido
Resumo: Com as atividades presenciais suspensas, desde o mês de março de 2020, as instituições de ensino de todo o mundo, incluindo aquelas das redes municipais do Estado do Amapá, têm readequado suas rotinas a fim de minimizar os impactos do distanciamento social decorrente da pandemia da Covid-19. Servidores e estudantes adotaram o trabalho remoto como uma realidade e buscam encontrar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Nesse contexto, este estudo teve por finalidade compreender os impactos e as influências das tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem envolvendo professores e estudantes em aulas remotas do primeiro ano do ensino fundamental numa escola pública, considerando a pandemia da Covid-19. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com uma dimensão exploratória e foi desenvolvida seguindo uma abordagem que se assenta predominantemente numa perspectiva qualitativa e dialética, acompanhada por um tratamento quantitativo, seguindo os movimentos e contradições próprios dos espaços educativos. Foi desenvolvida a partir da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo do tipo estudo de caso, onde foram envolvidos professores e gestores de uma instituição de ensino municipal localizada no estado do Amapá, que atuam no primeiro ano do ensino fundamental. Na organização deste relatório consta uma introdução onde é apresentado informações iniciais sobre o trabalho de pesquisa realizado, os procedimentos metodológicos que foram adotados, os resultados e discussões sobre os dados que foram obtidos com a investigação, as propostas didáticas complementares advindas da pesquisa realizada e, por fim, são descritas as considerações finais do trabalho realizado. As repercussões do trabalho indicam que as tecnologias digitais estão nos desafiando a cada dia diante das transformações na qual a sociedade está vivenciando na busca de uma nova forma de se reinventar em todos os meios, sendo que a educação precisa ser desenvolvida nesta nova forma em que a sociedade está se constituindo.
Abstract: With face-to-face activities suspended, since March 2020, educational institutions around the world, including those in the municipal networks of the State of Amapá, have readjusted their routines in order to minimize the impacts of social distancing resulting from the coronavirus pandemic. Covid-19. Servers and students have adopted remote work as a reality and seek to find a balance between professional and personal life. In this context, this study aimed to understand the impacts and influences of digital technologies on the teaching-learning process involving teachers and students in remote classes of the first year of elementary school in a public school, considering the Covid-19 pandemic. This is a descriptive research, with an exploratory dimension and was developed following an approach that is predominantly based on a qualitative and dialectical perspective, accompanied by a quantitative treatment, following the movements and contradictions typical of educational spaces. It was developed from bibliographical research and field research of the case study type, which involved teachers and managers of a municipal teaching institution located in the state of Amapá, who work in the first year of elementary school. In the organization of this report there is an introduction where initial information is presented about the research work carried out, the methodological procedures that were adopted, the results and discussions about the data that were obtained from the investigation, the complementary didactic proposals arising from the research carried out and, finally, the final considerations of the work carried out are described. The repercussions of the work indicate that digital technologies are challenging us every day in the face of the transformations in which society is experiencing in the search for a new way to reinvent itself in all means, and education needs to be developed in this new way in which society is being formed.
Palavras-chave: Educação básica
Aulas remotas - ensino-aprendizagem
Tecnologias digitais
Pandemia da Covid-19
CNPq: CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Pedagogia - EAD
Citação: CARMO, Ismael Carlos Trindade do; PEREIRA, Maria de Jesus dos Santos. O uso de tecnologias digitais nas aulas remotas em tempos da pandemia covid-19 numa escola pública da rede municipal do estado do Amapá. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Instituto Federal do Amapá, Porto Grande, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/606
Data do documento: 19-Abr-2022
Aparece nas coleções:TCCPG - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARMO; PEREIRA(2022) O Uso das tecnologias.pdf438,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons