Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/595
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A permanência estudantil como estratégia para combater a evasão universitária nos cursos de graduação
Título(s) alternativo(s): Student permanence as a strategy to combat attrition in undergraduate programs
Autor(es): LOBATO, Cristiane da Costa
TEIXEIRA, Lidia da Silva
Primeiro Orientador: CASTRO, Valdiney Valente Lobato de
Resumo: As ações de permanência estudantil são aquelas que visam garantir o direito social à educação instituído pela política de assistência estudantil, com suporte pedagógico, multidisciplinar, material e financeiro. Dessa maneira, elas são um dos fatores decisivos para a permanência dos acadêmicos na instituição e na conclusão exitosa do curso. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, as ações favorecedoras da permanência de estudantes dos cursos de graduação. Para tanto, foi realizada uma busca das referências nas bases de dados de Periódicos CAPES e Google Acadêmico nos últimos cinco anos (2017 a 2021), utilizando-se as palavras-chave “ensino superior”, “permanência estudantil” e “PNAES”. A busca permitiu a identificação de quarenta e uma produções científicas que se adequaram aos critérios estabelecidos. A partir da análise dos dados foi possível verificar que 49% dos artigos falaram sobre apoio financeiro e material, 29,30% sobre apoio pedagógico, 19,50% sobre apoio digital, 19,50% sobre pesquisa e extensão, 17,10% sobre atenção à saúde (apoio psicossocial), 17,10% sobre apoio simbólico, 12,20% sobre apoio multiprofissional, 7,3% sobre inclusão e acessibilidade, 7,3% sobre ferramentas multiprofissionais e 7,3% de estrutura física. Portanto, foi possível concluir que existem ações favorecedoras da permanência estudantil, contudo as ações de transferência de renda são as que mais destacam-se pelas instituições de ensino superior, encobrindo-se às demais formas de apoio interdisciplinar e ações interventivas que contribuem para minimizar a evasão universitária. Assim, é preciso fomentar também ações voltadas às dificuldades simbólicas e de afiliação, culturais, psicológicas e de apoio pedagógico dos discentes, havendo, desse modo, mais equidade nas ações, as quais precisam ser desenvolvidas de maneira integrada pelas equipes multidisciplinares da Assistência Estudantil e demais setores da instituição.
Abstract: The student permanence actions are those that aim to ensure the social right to education instituted by the student assistance policy, with pedagogical, multidisciplinary, material, and financial support. Thus, they are one of the decisive factors for the permanence of the students in the institution and the successful conclusion of the course. Therefore, the aim of this study was to analyze, through an integrative literature review, the actions favoring the permanence of undergraduate students. For that, a search of references was carried out in the databases of CAPES Periodicals and Google Scholar in the last five years (2017 to 2021), using the keywords “higher education”, “student permanence” and “PNAES”. The search allowed the identification of forty-one scientific productions that fit the established criteria. From the data analysis, it was possible to verify that 49% of the articles talked about financial and material support, 29.30% about pedagogical support, 19.50% about digital support, 19.50% about research and extension, 17.10% on health care (psychosocial support), 17.10% on symbolic support, 12.20% on multiprofesssional support, 7.3% on inclusion and accessibility, 7.3% on multidisciplinary tools and 7.3% on physical structure. Finally, it was possible to conclude that there are actions that favor student permanence, however, income transfer actions are the most prominent by higher education institutions, hiding from the other forms of interdisciplinary support and interventional actions that contribute to minimizing university dropout. Then, it is also necessary to promote actions aimed at the symbolic and affliation, cultural, psychological, and pedagogical difficulties of the students, thus having more equity in the actions, which need to be developed in an integrated manner by the multidisciplinary teams of the Student Assistance and other sectors of the institution.
Palavras-chave: Ensino superior
Permanência estudantil
PNAES
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Pedagogia - EAD
Citação: LOBATO, Cristiane da Costa; TEIXEIRA, Lidia da Silva. A permanência estudantil como estratégia para combater a evasão universitária nos cursos de graduação. 2022. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Macapá, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/595
Data do documento: 16-Abr-2022
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LOBATO (2022); TEIXEIRA (2022). A permanência estudantil....pdf698,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons