Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/581
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Os desafios no processo de alfabetização e letramento na 1ª etapa da educação de jovens e adultos em uma escola da rede municipal, localizada no município de Porto Grande-Amapá |
Autor(es): | SARMENTO, Cidiane da Silva NASCIMENTO, Willia da Silva do |
Primeiro Orientador: | LIMA, Tiago Caminha de |
Resumo: | A pesquisa justifica-se por considerar relevante investigar e refletir sobre os desafios enfrentados no processo de alfabetização e letramento, verificando como ocorre o ensino aprendizagem dos alunos na modalidade EJA. Dessa maneira, é fundamental que na prática pedagógica o docente demonstre atitudes inovadoras que motive os alunos, ajudando na possibilidade de superação das dificuldades, considerando e respeitando a história de vida e as especificidades que trazem para a sala de aula para se buscar a formação plena do cidadão. A pesquisa apresenta-se como objetivo geral: investigar os desafios e as perspectivas dos professores e da gestão vivenciados na Educação de Jovens e Adultos no decorrer do desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento. Como objetivos específicos: a) verificar a formação dos professores que atuam com a EJA, identificando se estão capacitados para trabalhar com esse perfil de alunos no exercício da sua profissão; b) identificar os principais desafios e avanços que os professores da EJA enfrentam para trabalhar a alfabetização e o letramento com os alunos; c) conhecer os recursos utilizados para o desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento na modalidade EJA, nas atividades escolares trabalhadas. Utilizou-se a abordagem quali-quantitativa. A metodologia do estudo está norteada pela pesquisa bibliográfica, através da estrutura de materiais publicados e documentos referentes ao tema escolhido, para constituir e estruturar o referencial teórico, que na investigação de campo - de natureza quali-quantitativo - é indispensável para que ocorra o aprofundamento das situações em relação ao tema que vem sendo investigado. Após o estudo, verificou-se a importância do docente conhecer e estimular seus alunos, suas expectativas de aprender e consolidar novos conhecimentos que ajude no desenvolvimento da escrita e da leitura, saberes estes, que são básicos para a convivência no ambiente escolar e social. Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Aprendizagem. Educação de Jovens e Adultos. |
Abstract: | The research is justified by considering it relevant to investigate and reflect on the challenges faced in the literacy and literacy process, verifying how the teaching and learning of students in the EJA modality occurs. In this way, it is essential that, in pedagogical practice, the teacher demonstrates innovative attitudes that motivate students, helping in the possibility of overcoming difficulties, considering and respecting the life history and the specificities that they bring to the classroom in order to seek full training. of the citizen. The research presents itself as a general objective: to investigate the challenges and perspectives of teachers and management experienced in Youth and Adult Education during the development of the literacy and literacy process. As specific objectives: a) to verify the training of teachers who work with EJA, identifying whether they are qualified to work with this profile of students in the exercise of their profession; b) identify the main challenges and advances that EJA teachers face to work on literacy and literacy with students; c) to know the resources used for the development of the literacy and literacy process in the EJA modality, in the school activities worked. The qualitative-quantitative approach was used. The study methodology is guided by bibliographic research, through the structure of published materials and documents referring to the chosen theme, to constitute and structure the theoretical reference, which in the field investigation - of a qualitative-quantitative nature - is indispensable for the deepening of the situations in relation to the topic being investigated. After the study, it was verified the importance of the teacher knowing and stimulating their students, their expectations of learning and consolidating new knowledge that helps in the development of writing and reading, these knowledge, which are basic for coexistence in the school and social environment. Keywords: Literacy. literacy. Learning. Youth and Adult Education. |
Palavras-chave: | Alfabetização Educação de jovens e adultos Letramento |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS : EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Citação: | SARMENTO, Cidiane da Silva; NASCIMENTO, Willia da Silva do. Os desafios no processo de alfabetização e letramento na 1ª etapa da educação de jovens e adultos em uma escola da rede municipal, localizada no município de Porto Grande- Amapá. 2022. 53f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Instituto Federal do Amapá, Porto Grande, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/581 |
Data do documento: | 18-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCPG - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SARMENTO; NASCIMENTO (2022). Os desafios do processo de alfabetização | 572,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons