Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/581
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1LIMA, Tiago Caminha de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5737629113889269pt_BR
dc.creatorSARMENTO, Cidiane da Silva-
dc.creatorNASCIMENTO, Willia da Silva do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9704788939476418pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2778411946734191pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-20T00:14:56Z-
dc.date.available2022-06-01-
dc.date.available2022-05-20T00:14:56Z-
dc.date.issued2022-04-18-
dc.identifier.citationSARMENTO, Cidiane da Silva; NASCIMENTO, Willia da Silva do. Os desafios no processo de alfabetização e letramento na 1ª etapa da educação de jovens e adultos em uma escola da rede municipal, localizada no município de Porto Grande- Amapá. 2022. 53f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Instituto Federal do Amapá, Porto Grande, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/581-
dc.description.abstractThe research is justified by considering it relevant to investigate and reflect on the challenges faced in the literacy and literacy process, verifying how the teaching and learning of students in the EJA modality occurs. In this way, it is essential that, in pedagogical practice, the teacher demonstrates innovative attitudes that motivate students, helping in the possibility of overcoming difficulties, considering and respecting the life history and the specificities that they bring to the classroom in order to seek full training. of the citizen. The research presents itself as a general objective: to investigate the challenges and perspectives of teachers and management experienced in Youth and Adult Education during the development of the literacy and literacy process. As specific objectives: a) to verify the training of teachers who work with EJA, identifying whether they are qualified to work with this profile of students in the exercise of their profession; b) identify the main challenges and advances that EJA teachers face to work on literacy and literacy with students; c) to know the resources used for the development of the literacy and literacy process in the EJA modality, in the school activities worked. The qualitative-quantitative approach was used. The study methodology is guided by bibliographic research, through the structure of published materials and documents referring to the chosen theme, to constitute and structure the theoretical reference, which in the field investigation - of a qualitative-quantitative nature - is indispensable for the deepening of the situations in relation to the topic being investigated. After the study, it was verified the importance of the teacher knowing and stimulating their students, their expectations of learning and consolidating new knowledge that helps in the development of writing and reading, these knowledge, which are basic for coexistence in the school and social environment. Keywords: Literacy. literacy. Learning. Youth and Adult Education.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa justifica-se por considerar relevante investigar e refletir sobre os desafios enfrentados no processo de alfabetização e letramento, verificando como ocorre o ensino aprendizagem dos alunos na modalidade EJA. Dessa maneira, é fundamental que na prática pedagógica o docente demonstre atitudes inovadoras que motive os alunos, ajudando na possibilidade de superação das dificuldades, considerando e respeitando a história de vida e as especificidades que trazem para a sala de aula para se buscar a formação plena do cidadão. A pesquisa apresenta-se como objetivo geral: investigar os desafios e as perspectivas dos professores e da gestão vivenciados na Educação de Jovens e Adultos no decorrer do desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento. Como objetivos específicos: a) verificar a formação dos professores que atuam com a EJA, identificando se estão capacitados para trabalhar com esse perfil de alunos no exercício da sua profissão; b) identificar os principais desafios e avanços que os professores da EJA enfrentam para trabalhar a alfabetização e o letramento com os alunos; c) conhecer os recursos utilizados para o desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento na modalidade EJA, nas atividades escolares trabalhadas. Utilizou-se a abordagem quali-quantitativa. A metodologia do estudo está norteada pela pesquisa bibliográfica, através da estrutura de materiais publicados e documentos referentes ao tema escolhido, para constituir e estruturar o referencial teórico, que na investigação de campo - de natureza quali-quantitativo - é indispensável para que ocorra o aprofundamento das situações em relação ao tema que vem sendo investigado. Após o estudo, verificou-se a importância do docente conhecer e estimular seus alunos, suas expectativas de aprender e consolidar novos conhecimentos que ajude no desenvolvimento da escrita e da leitura, saberes estes, que são básicos para a convivência no ambiente escolar e social. Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Aprendizagem. Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Willia Nascimento (williasilva@hotmail.com) on 2022-05-20T00:14:56Z No. of bitstreams: 2 TCC - CIDIANE SARMENTO E WILLIA DA SILVA - FINALIZADO (02.05.2022)......pdf: 586554 bytes, checksum: e020123336242e4d4c15901a9e015284 (MD5) TERMO WILLIA 2022 p.pdf: 238237 bytes, checksum: 43bfef1e37a34d142520636c848c6174 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-20T00:14:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC - CIDIANE SARMENTO E WILLIA DA SILVA - FINALIZADO (02.05.2022)......pdf: 586554 bytes, checksum: e020123336242e4d4c15901a9e015284 (MD5) TERMO WILLIA 2022 p.pdf: 238237 bytes, checksum: 43bfef1e37a34d142520636c848c6174 (MD5) Previous issue date: 2022-04-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogia - EADpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS : EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleOs desafios no processo de alfabetização e letramento na 1ª etapa da educação de jovens e adultos em uma escola da rede municipal, localizada no município de Porto Grande-Amapápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCPG - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SARMENTO; NASCIMENTO (2022). Os desafios do processo de alfabetização572,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons