Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/569
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1LIMA, Tiago Caminha de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5737629113889269pt_BR
dc.creatorSILVA, Lo Ruama de Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9581705719099538pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-19T09:11:21Z-
dc.date.available2022-06-20-
dc.date.available2022-05-19T09:11:21Z-
dc.date.issued2022-04-29-
dc.identifier.citationSILVA, Lo Ruama de Sousa. Desafios da educação inclusiva no ensino regular do 6º ao 9º ano em uma escola da rede municipal de ensino no município de Porto Grande, estado do Amapá. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Instituto Federal do Amapá, Porto Grande, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/569-
dc.description.abstractThe present work consists of an assessment of the challenges that municipal schools face regarding inclusive education, analyzing the yearnings and expectations regarding the theme through the teacher's eyes. Inclusive Education is still a great challenge to be faced today, even with the educational changes that have taken place throughout the history of Brazil, especially when it comes not only to include students with special educational needs in regular classrooms, but also , establish effective relationships that can favor equal care for all regardless of diversity, so that they feel, in fact, included in the school and social context. The present research has as its general objective: to analyze whether municipal schools and the teachers who work in them are (or feel) able to serve students with special educational needs and what difficulties they feel in offering inclusive education. As specific objectives: to determine the challenges faced by municipal teaching institutions of regular education regarding inclusive education; assess whether teachers are prepared and have support to carry out their teaching practice in serving these students; assess whether the school community is able to assist these students; assess the family's involvement in inclusive education and determine its role in it. The research presents a qualitative-quantitative methodological approach. Bibliographic and documental research that supported the studies involving the theme were used, in addition to the field research that was carried out in a municipal school in the city of Porto Grande/AP with teachers from the 6th to the 9th year who work with students with disabilities. special needs, pedagogical coordination and the parents or guardians of these students. The research revealed points of view that sometimes crossed and sometimes took different paths, revealed that the adaptation of special students depends largely on the adaptations of material and didactic resources, on the behavior and acceptance of the school community towards these students, making the environment fit to welcome them. It highlighted the anxieties and difficulties that some teachers feel when teaching their classes and being able to insert students with specificities in them, because they feel the lack of guidance that meets the demand for a curricular component. It revealed how the relationship between family and school contributes to the effectiveness of inclusion.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste numa avaliação dos desafios que as escolas municipais enfrentam no que tange a educação inclusiva, analisar os anseios e expectativas em relação ao tema através do olhar do professor. A Educação Inclusiva, ainda é um grande desafio a ser encarado atualmente, mesmo com as mudanças educacionais ocorridas ao longo da história do Brasil, principalmente, quando se trata, não apenas de incluir estudantes com deficiências em salas de aulas regulares, mas também, estabelecer relações eficazes que possam favorecer atendimento igualitário para todos independentemente da diversidade, para que eles se sintam, de fato, incluídos no contexto escolar e social. A presente pesquisa apresenta como objetivo geral: analisar se as escolas municipais e os professores que nelas atuam encontram-se (ou sentem-se) aptos para atender os alunos com deficiências e quais dificuldades eles sentem para oferecer a educação inclusiva. Como objetivos específicos: determinar os desafios enfrentados pelas instituições de ensino municipais do ensino regular no que tange a educação inclusiva; avaliar se os professores estão preparados e possuem suporte para a realizar sua prática docente no atendimento a esses alunos; investigar se a comunidade escolar está apta para assistir esse alunado; inquirir qual o envolvimento da família na educação inclusiva e determinar qual seu papel na mesma. A pesquisa apresenta uma abordagem metodológica quali-quantitativa. Foram utilizadas as pesquisas bibliográfica e documental que fundamentaram os estudos envolvendo a temática, além da pesquisa de campo que foi realizada em uma escola da rede municipal da cidade de Porto Grande/AP com os professores do 6º ao 9º ano que atuam com alunos com deficiências, a coordenação pedagógica e os pais ou responsáveis desses alunos. A pesquisa revelou pontos de vistas que hora se cruzavam e hora tomavam caminhos diferentes, revelou que a adaptação dos alunos especiais depende em grande parte das adaptações dos recursos materiais, didáticos, do comportamento e aceitação da comunidade escolar para com esses alunos, tornando o ambiente apto para acolhê-los. Evidenciou os anseios e dificuldades que alguns professores sentem no momento de ministrar suas aulas e conseguir inserir os alunos com especificidades nelas, por sentirem a falta de orientação que atenda a demanda por componente curricular. Revelou como a relação entre família e escola colabora para a efetividade da inclusão.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lo Ruama Silva (losousa6@gmail.com) on 2022-05-19T09:11:21Z No. of bitstreams: 2 TCC_-_LO_RUAMA_DE_SOUSA_SILVA_-_FINALIZADO_EM_18.05.2022[1].pdf: 584330 bytes, checksum: 2de3565ac86756cff8e2eb70cb43a846 (MD5) termo.pdf: 202141 bytes, checksum: c223f7bf7f53b12e61f224e439f5fd03 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-19T09:11:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_-_LO_RUAMA_DE_SOUSA_SILVA_-_FINALIZADO_EM_18.05.2022[1].pdf: 584330 bytes, checksum: 2de3565ac86756cff8e2eb70cb43a846 (MD5) termo.pdf: 202141 bytes, checksum: c223f7bf7f53b12e61f224e439f5fd03 (MD5) Previous issue date: 2022-04-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogia - EADpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusiva - formação de professorespt_BR
dc.subjectEducação inclusiva - práticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEscola investigativapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDesafios da educação inclusiva no ensino regular do 6º ao 9º ano em uma escola da rede municipal de ensino no município de Porto Grande, estado do Amapápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:TCCPG - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA (2022). Desafios da educação inclusiva570,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons